Repositório Institucional da UFPI

TRAVESSIA COLABORATIVA: os significados e sentidos de docência e sua relação com as necessidades formativas dos professores do IFMA – Campus Caxias

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author OLIVEIRA, Josiane Sousa Costa de
dc.date.accessioned 2017-09-22T15:33:12Z
dc.date.available 2017-09-22T15:33:12Z
dc.date.issued 2017-09-22
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/755
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Ivana Maria Lopes de Melo. Examinador externo: Prof. Dr. Wellington de Oliveira. (PUC SP). Examinador interno: Profa. Dra. Maria Vilani Cosme de Carvalho. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Este estudo investiga os significados e sentidos de docência relacionando-os com as necessidades formativas produzidas por professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), campus Caxias. Especificamente, identifica os significados e sentidos de docência produzidos pelos professores, relacionando-os às necessidades formativas; caracteriza as práticas docentes desenvolvidas, a fim de relacioná-las aos significados e sentidos de docência; analisa a relação das necessidades formativas dos professores com os significados e sentidos de docência produzidos na perspectiva do desenvolvimento de práticas docentes críticas. A pesquisa foi desenvolvida com três professores do referido campus e uma professora da rede municipal de ensino de Teresina. O estudo adota os princípios do Materialismo Histórico Dialético pautado em Marx e Engels (2002). A compreensão de significado e de sentido tem sua base em Vigotski (2009), aliada aos princípios da Pesquisa Colaborativa, embasadas em Liberali (2010) e Ibiapina (2014), entre outros. A produção dos dados foi desenvolvida por meio de entrevistas, de encontros colaborativos e de sessões reflexivas e a análise foi realizada como base nos pressupostos da Análise de Discurso Crítica. No processo de análise, os significados e sentidos de docência são caracterizados por meio das categorias – técnica, tecnológica e crítico-reflexiva – em conformidade com as práticas docentes disciplinadora, polivalente e crítica. Concluiu que a relação investigada apresenta-se de forma diversificada quanto às categorias delineadas neste estudo, ou seja, por um lado, indica a necessidade de desenvolvimento quanto aos significados e sentidos de docência técnica e tecnológica condizentes às necessidades formativas de aperfeiçoamento e de capacitação; por outro lado, apontou situações em que foram evidenciadas aproximações dos significados e sentidos de docência crítico-reflexivo permeados por uma formação contínua de professores em contexto colaborativo. A reflexão crítica propiciou o desenvolvimento dos sentidos produzidos acerca da colaboração, sendo que os partícipes intencionam aliar, à sua prática docente, a colaboração com seus pares e seus alunos no contexto do campus Caxias. Oportunizou aos partícipes, por meio da formação contínua, a compreensão das práticas docentes sob a perspectiva do devir, assim como o reconhecimento da necessidade da constituição de novas formas de linguagem, de planejamento e de avaliação, considerando que a relação investigada não é estática, pois se desenvolve conforme a dinamicidade econômica, política, social e histórica. ABSTRACT: This study investigates teaching meanings and intents relating them to the formative needs produced by teachers of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IFMA), Caxias campus. Specifically, it identifies teaching meanings and intents produced by teachers, relating them to the formative needs; portrays teaching practices developed in order to relate them to teaching meanings and intents; analyzes the existing relations between the teachers‟ formative needs and teaching meanings and intents produced in the perspective of critical teaching practices development. The research was conducted with three professors from said campus and a teacher from Teresina‟s teaching municipal system. The study adopts the principles of Dialectical and Historical Materialism guided by Marx and Engels (2002). The understanding of meaning and intent are based in Vygotsky (2009), together with the principles of Collaborative Research, supported in Liberali (2010) and Ibiapina (2014), among others. Data production was developed through interviews, collaborative meetings and reflective sessions and the analysis was performed based on the assumptions of Critical Discourse Analysis. In the analysis process, teaching meanings and intents are characterized by the categories - technical, technological and critical reflexive - in accordance with the disciplinary, multi-purpose and critical teaching practices. It concluded that the investigated relation presents itself in a diversified manner as to the categories outlined to develop this study, that is, on the one hand, it indicates the need for expansion as to the meanings and the intents of technical and technological teaching befitted to the perfecting and capacitation formative needs; on the other hand, it pointed out situations where it was shown the approach of critical reflective teaching meanings and intents permeated by a continuous formation of teachers in a collaborative context. Critical reflection led to the expansion of intents produced about collaboration, and the participants intend to combine, to their teaching practice, the collaboration with their peers and their students within the context of Caxias campus. It provided an opportunity to the participants through continued formation, the understanding of teaching practices from the perspective of becoming, as well as the acknowledgment of the need to adopt new forms of language, planning and evaluation, considering that the investigated relation is not static, as it develops according to the economic, political, social and historical dynamism. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Significados e sentidos pt_BR
dc.subject Meanings and intents pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.title TRAVESSIA COLABORATIVA: os significados e sentidos de docência e sua relação com as necessidades formativas dos professores do IFMA – Campus Caxias pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account