Abstract:
RESUMO: Este estudo investiga os significados e sentidos de docência relacionando-os com as
necessidades formativas produzidas por professores do Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia do Maranhão (IFMA), campus Caxias. Especificamente, identifica os
significados e sentidos de docência produzidos pelos professores, relacionando-os às
necessidades formativas; caracteriza as práticas docentes desenvolvidas, a fim de relacioná-las
aos significados e sentidos de docência; analisa a relação das necessidades formativas dos
professores com os significados e sentidos de docência produzidos na perspectiva do
desenvolvimento de práticas docentes críticas. A pesquisa foi desenvolvida com três
professores do referido campus e uma professora da rede municipal de ensino de Teresina. O
estudo adota os princípios do Materialismo Histórico Dialético pautado em Marx e Engels
(2002). A compreensão de significado e de sentido tem sua base em Vigotski (2009), aliada
aos princípios da Pesquisa Colaborativa, embasadas em Liberali (2010) e Ibiapina (2014),
entre outros. A produção dos dados foi desenvolvida por meio de entrevistas, de encontros
colaborativos e de sessões reflexivas e a análise foi realizada como base nos pressupostos da
Análise de Discurso Crítica. No processo de análise, os significados e sentidos de docência
são caracterizados por meio das categorias – técnica, tecnológica e crítico-reflexiva – em
conformidade com as práticas docentes disciplinadora, polivalente e crítica. Concluiu que a
relação investigada apresenta-se de forma diversificada quanto às categorias delineadas neste
estudo, ou seja, por um lado, indica a necessidade de desenvolvimento quanto aos
significados e sentidos de docência técnica e tecnológica condizentes às necessidades
formativas de aperfeiçoamento e de capacitação; por outro lado, apontou situações em que
foram evidenciadas aproximações dos significados e sentidos de docência crítico-reflexivo
permeados por uma formação contínua de professores em contexto colaborativo. A reflexão
crítica propiciou o desenvolvimento dos sentidos produzidos acerca da colaboração, sendo
que os partícipes intencionam aliar, à sua prática docente, a colaboração com seus pares e seus
alunos no contexto do campus Caxias. Oportunizou aos partícipes, por meio da formação
contínua, a compreensão das práticas docentes sob a perspectiva do devir, assim como o
reconhecimento da necessidade da constituição de novas formas de linguagem, de
planejamento e de avaliação, considerando que a relação investigada não é estática, pois se
desenvolve conforme a dinamicidade econômica, política, social e histórica. ABSTRACT: This study investigates teaching meanings and intents relating them to the formative needs
produced by teachers of the Federal Institute of Education, Science and Technology of
Maranhão (IFMA), Caxias campus. Specifically, it identifies teaching meanings and intents
produced by teachers, relating them to the formative needs; portrays teaching practices
developed in order to relate them to teaching meanings and intents; analyzes the existing
relations between the teachers‟ formative needs and teaching meanings and intents produced
in the perspective of critical teaching practices development. The research was conducted
with three professors from said campus and a teacher from Teresina‟s teaching municipal
system. The study adopts the principles of Dialectical and Historical Materialism guided by
Marx and Engels (2002). The understanding of meaning and intent are based in Vygotsky
(2009), together with the principles of Collaborative Research, supported in Liberali (2010)
and Ibiapina (2014), among others. Data production was developed through interviews,
collaborative meetings and reflective sessions and the analysis was performed based on the
assumptions of Critical Discourse Analysis. In the analysis process, teaching meanings and
intents are characterized by the categories - technical, technological and critical reflexive - in
accordance with the disciplinary, multi-purpose and critical teaching practices. It concluded
that the investigated relation presents itself in a diversified manner as to the categories
outlined to develop this study, that is, on the one hand, it indicates the need for expansion as
to the meanings and the intents of technical and technological teaching befitted to the
perfecting and capacitation formative needs; on the other hand, it pointed out situations where
it was shown the approach of critical reflective teaching meanings and intents permeated by a
continuous formation of teachers in a collaborative context. Critical reflection led to the
expansion of intents produced about collaboration, and the participants intend to combine, to
their teaching practice, the collaboration with their peers and their students within the context
of Caxias campus. It provided an opportunity to the participants through continued formation,
the understanding of teaching practices from the perspective of becoming, as well as the
acknowledgment of the need to adopt new forms of language, planning and evaluation,
considering that the investigated relation is not static, as it develops according to the
economic, political, social and historical dynamism.