Abstract:
RESUMO:
O lulismo é um fenômeno político verificado a partir das eleições de 2006, que emerge dos programas sociais, da hegemonia político-partidária, de um realinhamento eleitoral, amparado pela construção da imagem de Lula, e pela sua plataforma política. O objetivo geral de nosso trabalho é mostrar a influência do fenômeno sobre as eleições de 2006, no Estado do Piauí. O trabalho abordará este fenômeno social se utilizando da literatura em questão para explicá-lo tentando entender o que ele significa e a sua importância como variável primordial para a vitória em pleitos eleitorais. Analisamos o processo de formação do partido dos trabalhadores, utilizando-se, amplamente, de farta documentação para corroborar sua trajetória. A partir desse estudo inicial podemos entender as múltiplas transformações ao qual o partido vem sofrendo durante esse período, sobretudo, o que diz respeito ao seu viés ideológico e ao seu programa político. O capitulo dois analisa a eleição de 2002, a vitória de Lula e Wellington Dias, os determinantes do voto no Brasil, a identificação partidária e a influência ideológica nos pleitos. O capitulo três faz uma análise teórica do lulismo, o seu significado, a sua manifestação no eleitorado, para podermos perceber a sua influência nas eleições. Levamos em consideração também os indicadores econômicos, o Programa Bolsa Família e o seu percentual de cobertura no Piauí.........................ABSTRACT: This research aims to study a political, singular phenomenon, which has been becoming noticeable in recent years in Brazilian society. This phenomenon is called ―Lulismo‖. This work will address this social phenomenon using the literature in question to explain it trying to understand what it means and its importance as a key variable for victory in elections. Chapter one analyzes the process of formation of the ―Partido dos Trabalhadores‖, using widely, from extensive documentation to support his career. From this initial study we can understand the multiple transformations to which the political party has suffered during this period, especially what concerns the ideological bias and its political program. The chapter two analyzes the 2002’s election, the victory of Lula and Wellington Dias, the determinants of voting in Brazil, party identification and ideological influence in the elections. Chapter three is a theoretical analysis of ―Lulismo‖, its meaning, its manifestation in the electorate, in order to realize its influence in the 2006 elections in our state. We take into account also the economic indicators, the ―BolsaFamília‖ Program and its percentage of coverage in Piauí.