Abstract:
RESUMO:
O presente trabalho dissertativo visa saber como se configura o mercado da fé na Igreja
Mundial do Poder de Deus (IMPD) no Brasil pós 1998. Trata-se de uma pesquisa
etnometodológica participante com entrevistas não-diretivas realizada com fiéis (modusoperandi-vivendi) nos encontros públicos no Grande Templo dos Milagres da IMPD, Sede
Estadual em Teresina (PI). A opção pela temática deu-se em função da sua evidência
empresarial no campo das igrejas da terceira onda pentecostal, denominadas de novo
pentecostalismo pós anos 1970 do último século no Brasil. No demais, buscar-se-á saber
como se configura a metáfora “pequenas igrejas & grandes negócios”, num contexto de
igrejas de comando único onde novos empreendimentos religiosos, em “nome de Jesus”,
dinamizam uma economia divina carregada de crenças populares e promessas de prosperidade
“aqui e agora”. Baseou-se em autores clássicos que se dedicaram à temática no que concerne
à lógica de mercado, bem como das novas tendências no campo religioso como Berger
(1985), Durkheim (1989), Wach (1990), Campos (1997), Mariano (1999), Mendonça &
Velasques Filho (2002), Léonard (2002), Reily (2003), Stark (2008), Otto (2007), Weber
(2012), Bourdieu (2010), etc. Partiu-se do protestantismo histórico ao recente
(neo)pentecostalismo migratório norte-americano pós início século XX. Para efeitos de
classificação do pentecostalismo no Brasil, adotou-se as semelhanças tipológicas de Freston
(1993) e Mariano (1999), ou seja, o pentecostalismo clássico (1910-1911), pentecostalismo de
transição (1950-1960) e o (neo)pentecostalismo, “hibrido”, autóctone, centralizado no profeta
fundador da IMPD pós 1998. Analisou-se a organização da igreja, experiências e suas formas
de expressões coletivas a partir da abordagem tipológica de Wach (1990). O mercado da fé,
desde a secularização dos espaços sagrados ao marketing e as dimensões econômicas do
“toma lá dá cá” segundo a sociologia de Bourdieu (2011).................ABSTRACT: This dissertational work aims to find out how to set up the configuration of the market of faith
in the World Church of God Power (WCGP) in Brazil after 1998. This is a participant
ethnomethodological research with non-directive interviews carried out with faithful (modusoperandi-
vivendi) in public meetings in the Great Temple of Milacres of WCGP, State
Headquarters in Teresina (PI). The choice of the theme was given in function of their business
evidence in the field of churches of the third pentecostal wave, called New Pentecostalism
after seventies of the last century in Brazil. Moreover, it will be sought to know how to set up
the metaphor "small churches & large businesses" in the context of churches of single
command where new religious enterprises, in the "name of Jesus", streamline a loaded divine
economy of popular beliefs and promises of prosperity "here and now". It was based on
classical authors applied to the issue concerning the market logic and new trends in the
religious field, as Berger (1985), Durkheim (1989), Wach (1990), Campos (1997), Mariano
(1999), Mendonça Velasques & Son (2002), Leonard (2002), Reily (2003), Stark (2008), Otto
(2007), Weber (2012), Bourdieu (2010), etc. It started from the historical Protestantism to the
recent (neo) north-american migratory pentecostalism after the beginning of the twentieth
century. For pentecostalism classification purposes in Brazil, it was adopted the typological
similarities of Freston (1993) and Mariano (1999), that is, classic pentecostalism (1910-1911),
transition pentecostalism (1950-1960) and the (neo) pentecostalism, "hybrid" native, centered
on the prophet founder of WCGP after 1998. Subsequently, the WCGP since the origin and
organization to the experiences and forms of collective expressions from the typological
approach of Wach (1990). The faith market since the secularization of the sacred places to the
marketing to the economic dimensions of "give and take", according to Bourdieu's sociology
(2011).