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RESUMO:
A presente pesquisa analisa as manifestações sociais no espaço virtual e nas ruas, contra o aumento da passagem do transporte público de Teresina – PI, nos anos de 2011 e 2012, que contribuíram na implantação de integração ônibus-ônibus no sistema de transporte da cidade. As manifestações tiveram início tímido com a presença de pessoas ligadas a entidades estudantis, sindicais e populares, mas foi ganhando volume em decorrência da ação violenta da força militar em repreender os manifestantes e a facilidade de interação que as redes sociais virtuais facebook e twitter proporcionaram aos lideres na divulgação e convocação de pessoas às ruas e na ação de denúncia de repressão as manifestações. A teoria que fundamenta a pesquisa relaciona-se aos movimentos sociais e ação coletiva (CHAZEL, 1996; GOHN, 1997-2008-2014; MELUCCI, 2001 SCHERER-WARREN, 1987-2014), globalização (BAUMAN, 1999; HELD, 2001; MCGREW, 2001; IANNI, 1994-1998), redes, ciberespaço, ciberativismo (CASTELLS, 1999-2004-2013; BATALHA, 2011; KAUFMAN, 2012; LÉVY, 1993-1996-1999; MALINI, 2013;), transporte e mobilidade urbana (MELLO, 1981; NUNES, 2013; LEITÃO, 2013; VASCONCELLOS, 2001-2011); que possibilita melhor compreensão sobre as manifestações como fenômenos sociais coletivos. A pesquisa tem base metodológica qualitativa, utiliza a análise documental, entrevista e imagens. Mas também se apoia em dados quantitativos que facilita maior apreensão do objeto estudado. Os resultados alcançados indicam que as manifestações contra o aumento do transporte em Teresina não tiveram como base apenas a questão econômica (reajuste da tarifa), elas pautaram um sistema de transporte público de melhor qualidade e acessibilidade aos teresinenses; não trouxeram resultados tão significativos na mobilidade urbana e; as redes sociais contribuíram na organização das manifestações, mas foram estruturadas sob bases ideológicas dos movimentos estudantis, sindical e entidades populares....................ABSTRACT: This present research analyzes the social manifestations in the virtual spaces and in the streets, against the increase of bus fares in the public transport in Teresina – PI, in the years of 2011 and 2012, that contributed to implantation of bus transfer in the transport system of the city. The manifestations had a quiet start with the presence of people related to student organizations, union trade and populars, but it gained volume due to the violent acts of the military power in rebuking the demonstrators and the facility of interaction that social media facebook and twitter had caused to the leaders in disclosure and convocation of people to the streets and in the reporting act of repression of the manifestations. The theory that grounds the research is related to the social movements and collective action (CHAZEL, 1996; GOHN, 1997-2008-2014; MELUCCI, 2001 SCHERER-WARREN, 1987-2014), globalization (BAUMAN, 1999; HELD, 2001; MCGREW, 2001; IANNI, 1994-1998), net, cyberspace, cyberactivism (CASTELLS, 1999-2004-2013; BATALHA, 2011; KAUFMAN, 2012; LÉVY, 1993-1996-1999; MALINI, 2013;), transport and urban mobility (MELLO, 1981; NUNES, 2013; LEITÃO, 2013; VASCONCELLOS, 2001-2011); that enables better comprehension about the manifestations as social collective phenomena. The research is based on a qualitative methodology, uses the documental analysis, interview and images. But it is also based on quantitative data that facilitate larger apprehension of the studied object. The results achieved indicate that the manifestations against the fare increase of transport in Teresina were not based only on economic issue (readjustment of fares), they related a system of public transport of better quality and accessibility to the teresinenses, they didn’t bring such significant results in the urban mobility and, the social media contributed in the organization of manifestations, but they were structured on ideological basis of student movements, trade union and popular organizations. |
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