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RESUMO
Esta pesquisa tem como tema o conteúdo de migrações nas aulas de Geografia. Considera-se que este conteúdo possui importância singular haja vista tratar-se de algo muito próximo da realidade vivenciada por alunos do Ensino Médio. No cotidiano desses jovens brasileiros, principalmente os de escolas públicas, oriundos das camadas populares, há certa urgência na definição da situação profissional. Desse modo, a migração surge como alternativa para ampliar as possibilidades de emprego e melhoria educacional. Este processo é complexo por envolver questões identitárias, econômicas, subjetivas e sociais, partilhadas no cotidiano dos alunos, o que leva à construção de representação social. Assinale-se que o ensino de Geografia, como parte integrante da grade curricular, tem um papel relevante para a compreensão desse contexto social. Diante disso, o professor é uma peça fundamental no processo de ensino aprendizagem, cuja prática pedagógica deve ser realizada, no intuito de construir um conhecimento significativo, contextualizado com o espaço de vivência dos discentes. O objetivo geral da presente pesquisa foi analisar a representação social do processo migratório partilhada pelos alunos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino em Campo Maior-PI. De forma mais específica, verificar a presença do conteúdo de migração no currículo de Geografia da Educação Básica, em âmbito nacional e estadual; identificar, na prática docente dos professores de Geografia do município de Campo Maior, a presença e as formas de abordagem do conteúdo de migração e conhecer o conteúdo e a estrutura da representação social de processo migratório entre os alunos do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada no município de Campo Maior-PI, por este apresentar um fluxo de migração significativo em relação a outros municípios piauienses. Como suporte teórico, este trabalho foi embasado na Teoria das Representações Sociais inaugurada por Serge Moscovici, com ênfase na Teoria complementar do Núcleo Central desenvolvida por Jean Claude-Abric. Metodologicamente, por ser uma abordagem qualitativa, foram utilizados os seguintes procedimentos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, questionários, entrevistas e o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP). Os dados do questionário e da TALP receberam tratamento estatístico, sendo que para a TALP se utilizou o auxílio do software EVOC, elaborado por Vergés em 1987. Os dados mais subjetivos foram analisados por meio da técnica de análise categorial de conteúdo, seguindo o critério semântico, proposta por Bardin (1979). Evidenciou-se que a representação social de processo migratório compartilhada por estes alunos é consolidada como um aspecto positivo. Os alunos atribuem a esse processo as soluções para questões de infraestrutura relacionadas ao município de Campo Maior. Esta representação social é pautada nas experiências vivenciadas por eles, concretizadas nas características econômicas do município e aspectos sociais e culturais da população. Estes elementos são reforçados pela prática docente dos professores de Geografia, contribuindo para uma idealização do processo de migração e construindo, portanto, uma representação social pautada no senso comum.....................ABSTRACT:
This research has as its theme the content migration in geography lessons, it is considered that this content has unique importance once it is something very close to the reality experienced by middle school students. In the daily lives of these young Brazilians, especially in public schools, from the popular classes, there is some urgency in the definition of the professional situation. In this way, the migration emerges as an alternative to enlarge the possibilities of employment and educational improvement. This process is complex because they involve issues identity, economic, social and subjective, shared in the daily lives of students, which leads to the construction of social representation. The teaching of Geography, as an integral part of the curriculum has an important role in the understanding of this social context. Instead, the teacher is a vital piece in the teaching-learning process, whose pedagogical practice must be carried out in order to build a significant amount of knowledge, contextualized with the space of experience of the learners. The general aim of this research was to analyze the social representation of the migratory process shared by Middle School students from state schools in Campo Maior-PI. More specifically check for content migration in the curriculum of Geography of Basic Education, at the national level and state; identify the teaching practice of teachers of Geography the municipality of Campo Maior, presence and ways to approach the content migration and to know the content and the structure of the social representation of migration process between the high school students. The research was conducted in the city of Campo Maior-PI, because it presents a flow of migration significant in relation to other municipalities Piauí. As theoretical support this work was based on the Theory of Social Representations inaugurated by Serge Moscovici, with emphasis on complementary Theory of Core developed by Jean Claude-Abric. Methodologically by be a qualitative approach, the following procedures were used for data collection: bibliographic research, documentary research, questionnaires, interviews, and the Test of Free Association of Words (TFAW). The data from the questionnaire and the TFAW received statistical treatment, being that for the TFAW if you used the help of EVOC software, developed by Vergés in 1987. The data more subjective were analyzed by means of the technique of categorical analysis of content, following the semantic criterion, proposed by Bardin (1979). It was evident that the social representation of migration process shared by these students is consolidated as a positive aspect to which are assigned solutions to issues of infrastructure related to the municipality of Campo Maior. This social representation is based on the experiences they experienced them, implemented the economic characteristics of the municipality and social and cultural aspects of the population. These components are reinforced by teaching practice, contributing to an idealization of the migration process, building a social representation based on common sense. |
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