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RESUMO: Atividades experimentais têm sido referidas em pesquisas da área de educação em ciências como importante recurso metodológico no tratamento de conceitos teóricos e no desenvolvimento de habilidades relevantes à formação dos alunos, especialmente se permitem aos discentes relacionarem conhecimentos teóricos e metodológicos. Nesse sentido, a Aprendizagem Baseada em Problemas-Problem Based Learning (PBL) tem sido proposta na literatura como um meio para o desenvolvimento de tais habilidades, pois criam oportunidades para os educandos conhecerem e praticarem a investigação científica e apreenderem conceitos científicos. Tais características são de particular interesse para o desenvolvimento do presente trabalho, uma vez que situações dessa natureza podem favorecer a ocorrência de argumentação em aula, por propiciarem espaços para a interação comunicativa e o confronto de diferentes saberes e perspectivas dos sujeitos envolvidos, possibilitando reflexão crítica. Assim, temos como objetivos desenvolver, aplicar e analisar atividades experimentais planejadas em conformidade com a PBL, com o intuito de promover a argumentação em ambientes de ensino de química no nível superior. Para tanto, utilizamos o diagrama heurístico proposto por Chamizo para a organização e registro das atividades experimentais, uma vez que podem auxiliar no desenvolvimento da compreensão conceitual e metodológica das atividades realizadas. Para avaliar a qualidade dos diagramas produzidos pelos estudantes, buscamos subsídios em tabela de pontuação proposta pelo mesmo autor. Na identificação e análise da estrutura dos argumentos produzidos utilizamos o modelo proposto por Toulmin e os níveis propostos por Erduran, Simon e Osborne para qualificar os argumentos. Os resultados evidenciaram as contribuições do diagrama, pois permitiu verificar aspectos concernentes à construção do conhecimento pelos alunos, bem como as dificuldades enfrentadas em sua elaboração, o que influenciou diretamente no desenvolvimento da argumentação. Na análise dos argumentos produzidos foram identificados dados fornecidos e empíricos, fundamentados com conhecimentos teóricos, sugerindo a interação entre os aspectos teóricos e metodológicos envolvidos nas atividades. As conclusões obtidas a partir da análise das percepções dos alunos indicaram que houve uma boa receptividade dos estudantes com relação à proposta de ensino. Os resultados nos permitem concluir que a proposta de atividades experimentais pautadas na PBL, aliadas ao uso do diagrama heurístico, revelou-se proveitosa para o ensino de química por meio da experimentação, bem como se mostrou potencialmente favorável à produção de argumentos pelos estudantes................ABSTRACT: Experimental activities have been reported at research in science education as an important methodological resource in the approach of theoretical concepts and the development of relevant skills to the formation of the students, especially if it allows the students relate theoretical and methodological knowledge. In this sense, the Problem Based Learning (PBL) has been proposed in the literature as a means to the development of such skills, since it creates opportunities for the students to know and practice the scientific investigation and learn scientific concepts. These features are of particular interest for the development of this work, since such situations may favor the occurrence of argumentation in class, providing spaces for communicative interaction and confrontation of different knowledge and perspectives of those involved, enabling critical reflection. Thus, we aim to develop, implement and analyze experimental activities planned in accordance with the PBL, in order to promote argumentation in chemistry teaching environments at higher education. Therefore, we use the heuristic diagram proposed by Chamizo for the organization and recording of experimental activities, as it can assist in the development of conceptual and methodological understanding of the performed activities. To assess the quality of the diagrams produced by the students, we sought subsidies in point tables proposed by the same author. In the identification and analysis of the structure of the produced arguments we used the model proposed by Toulmin and the levels proposed by Erduran, Simon and Osborne to qualify the arguments. The results showed the contributions of the diagram, as it allowed verification of aspects concerning the construction of knowledge by the students, as well as the difficulties faced in it‟s elaboration, which directly influenced in the development of argumentation. In the analysis of the arguments produced were identified provided and empirical data, based on theoretical knowledge, suggesting the interaction between the theoretical and methodological aspects involved in the activities. The conclusions derived from the analysis of the perceptions of the students indicated that there was a good response from the students regarding the teaching proposal. The results allow us to conclude that the proposed experimental activities guided by the PBL, combined with the use of the heuristic diagram, proved itself fruitful for chemistry teaching through experimentation, as it showed itself potentially favorable to the production of arguments by the students. |
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