Abstract:
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo analisar a participação do cineasta mineiro Humberto Mauro
(1897-1983) na configuração do debate sobre a brasilidade no período do Estado Novo (1937-
1945). Tomamos como referência para esta análise uma série de palestras radiofônicas
proferidas pelo cineasta na rádio do Ministério da Educação e Saúde, semanalmente, entre os
anos 1943 e 1944. Operacionando os conceitos de práticas discursivas (FOUCAULT, 2008) e
de lugar social (CERTEAU, 2007), investigaremos a narrativa de Humberto Mauro enquanto
funcionário do Instituto Nacional de Cinema Educativo – INCE. O INCE foi uma instituição
criada durante o regime autoritário do Estado Novo, período em que diversos meios de
comunicações foram utilizados pelo governo como veículo propagador de projetos
nacionalizantes. Assim, buscaremos analisar a produção discursiva do cineasta, seu lugar
social de fala e sua articulação com o contexto ideológico em que estava inserido. Através
desta pesquisa, objetiva-se também identificar e compreender diferentes concepções e
projetos de identidade da época, contribuindo para um melhor entendimento histórico do
período que abrange desde o início do Estado Novo até o final da década de 1940....................ABSTRACT: This work aims to analyze the participation of the filmmaker Humberto Mauro (1897-1983) in
the debate on Brazilianness in the New State period (1937-1945). For this, we will analyze a
series of radio lectures made by filmmaker in the radio of the Ministry of Education and
Health, weekly, between the years 1943 and 1944. Employing the concepts of discursive
practices (FOUCAULT, 2008) and social place (CERTEAU, 2007), we will seek to
investigate the narrative of the filmmaker as official of the National Institute of Educational
Cinema - INCE. The INCE was an institution created during Estado Novo's authoritarian
regime (1937-1945), period in which various communications media were used by the
government as spreader vehicle of projects nationalizing. We seek to analyze the discursive
production of the filmmaker, his social place and its articulation with the ideological horizon
that was inserted. Through this research, the objective is also to identify and understand
different concepts and identity projects, contributing to a better understanding of the historical
period spanning from the beginning of the Estado Novo until the late 1940s.