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RESUMO: As relações entre o cuidar e o educar têm merecido constante atenção na história da Educação Infantil por estabelecerem, nas ações pedagógicas, uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem a diversidade e as singularidades da infância. Nessa perspectiva, as práticas pedagógicas na Educação Infantil são desafiadas no trabalho de cuidar e educar, considerando as diversas formas das crianças aprenderem e se desenvolverem. Tomando como referência essa compreensão, a pesquisa foi desenvolvida com o objetivo geral de investigar a construção de saberes docentes na prática pedagógica da Educação Infantil. Para alcance deste objetivo estabelece como objetivos específicos: Analisar as fontes dos saberes construídos na prática pedagógica de professores da Educação Infantil; Descrever os saberes mobilizados na prática pedagógica da Educação Infantil; Identificar as ações pedagógicas que contribuem para a consolidação dos saberes docentes. As reflexões teórico-metodológicas empreendidas no estudo apoiam-se nas contribuições de Aguiar (2010), Didonet (2001, 2011), Kuhlman Junior (1999, 2001, 2007), Gauthier (1998), Pimenta (2014), Tardif (2014), Clandinin e Connelly (2011), Souza (2006), Bertaux (2010), Clapier-Valladon e Raybaut (1999), dentre outros. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa e tem as narrativas como metodologia. Para a produção dos dados trabalha com o memorial de formação, as rodas de conversa e a entrevista semiestruturada. O estudo desenvolveu-se no Centro Municipal de Educação Infantil Francisco das Chagas Venâncio, em Teresina-PI, e teve como interlocutores seis professoras que trabalham com crianças entre 3 a 5 anos de idade. A partir das narrativas das professoras, foi possível a analisar os dados da pesquisa por meio dos seguintes eixos: 1 - Prática pedagógica e a construção de saberes docentes; 2 - Prática pedagógica e a mobilização de saberes docentes; 3 - A consolidação de saberes docentes na prática pedagógica na educação infantil. O estudo constata, que na prática pedagógica da educação infantil os professores mobilizam saberes teóricos e práticos na ação docente, adequando-os às necessidades dos alunos e dos professores no processo de ensino-aprendizagem, exigindo a construção e mobilização de novos saberes, desenvolvendo habilidades, valores e atitudes pertinentes à prática docente. O estudo revela que os professores mobilizam, além dos saberes da formação profissional, os saberes curriculares, disciplinares, os saberes da experiência, quando adequam os conteúdos e atividades às necessidades dos seus alunos e que o uso de diferentes técnicas de ensino-aprendizagem, para que as crianças se desenvolvam, pressupõe o uso de saberes mobilizados e produzidos pelos professores na ação docente. Os saberes mobilizados e construídos pelos professores se consolidam, principalmente no ato de planejar e executar as atividades com as crianças................ABSTRACT
Relations between caring and education have earned constant attention in the history of early childhood education by establishing, in the pedagogical actions, an integrated view of child development based on concepts that respect diversity and childhood singularities. In this perspective, the pedagogical practices in early childhood education are challenged in the work of caring and education, considering the different ways children learn and develop. With reference to this understanding, the research was developed with the overall objective of investigating the construction of teaching knowledge in pedagogical practice of early childhood education. To reach this objective it establishes as specific objectives: To analyze the sources of knowledge built in the teachers pedagogical practice of early childhood education; To describe the knowledge employed within the pedagogical practice of early childhood education; To identify the pedagogical actions that contribute to the consolidation of teaching knowledge. The theoretical and methodological reflections undertaken in the study are supported by the contributions of Aguiar (2010), Didonet (2001, 2011), Kuhlman Junior (1999, 2001, 2007), Gauthier (1998), Pimenta (2014), Tardif (2014), Clandinin e Connelly (2000, 2011), Souza (2006), Bertaux (2010), Clapier-Valladon e Raybaut (1999), among others. It is a qualitative research and has narratives as a methodology. For the data production, it works with the formation memorial, the conversation circles and semi-structured interview. The study was developed in the Municipal Center for Child Education Francisco das Chagas Venâncio in Teresina-PI, and it had as its interlocutors six female teachers who work with children aged 3 to 5 years old. From the teachers’ narratives, it was possible to analyze the research data through the following areas: 1 - Pedagogical practice and the construction of teaching knowledge; 2 - Pedagogical practice and the deployment of teaching knowledge; 3 - Consolidation of teaching knowledge in pedagogical practice in early childhood education. The study finds that in pedagogical practice of early childhood education teachers mobilize theoretical and practical knowledge in teaching activities, adapting them to students and teachers needs in the teaching and learning process, requiring the construction and mobilization of new knowledge, developing relevant skills, values and actions to the teaching practice. The study reveals that teachers mobilize, in addition to knowledge of professional training, curricular, disciplinary and experience knowledge when suit the contents and activities to their students’ needs and make use of different teaching and learning techniques to children develop, assuming the use of knowledge deployed and produced by teachers in teaching activities. The knowledge mobilized and built by teachers have been consolidated, especially in the act of planning and executing activities with the children.