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O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NOS PRIMEIROS ANOS DO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA

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dc.contributor.author TEIXEIRA, Cleonélio Soares
dc.date.accessioned 2017-09-04T15:45:49Z
dc.date.available 2017-09-04T15:45:49Z
dc.date.issued 2017-09-04
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/708
dc.description Orientador: prof. Dr. Armstrong Miranda Evangelista. Examinador: Prof. Dr. Carlos Sait Pereira de Andrade. Examinador: Prof. Dr. Raimundo Lenilde de Araújo. Examinadora: Profa. Dra. Antonia Dalva Franca Carvalho. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A vivência como professor do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Piauí e como professor da Educação Básica na rede pública municipal de Teresina suscitou reflexões acerca do processo de formação inicial como aspecto primordial para a constituiçã o da identidade profissional dos professores de Geografia que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental.O nosso objeto de estudo é o desenvolvimento profissional de professores iniciantes, tendo como problema investigar como ocorre esse desenvolvimento profissional. Em decorrência, o objetivo geral da pesquisa é analisar o processo do desenvolvimento profissional de professores durante os primeiros anos de exercício da profissão. E, como objetivos específicos: a) caracterizar as principais contribuições da literatura educacional sobre o processo de formação docente; b) evidenciar a questão da formação e da socialização docente no ca mpo da geografia; c) descrever os aspectos legais e institucionais na formação do professor de geografia no Brasil; d) caracterizar os saberes e práticas desenvolvidas pelos professores de geografia nas escolas investigadas. Para atender a estes objetivos, a pesquisa foi desenvolvida por meio de estudos teóricos e de pesquisa empírica. No que concerne aos estudos teóricos, fundamenta-se em autores como Nóvoa (1995), Tardif (2002), Cavalcanti (1991), Callai (2013), Castrogiovani (2000), Evangelista (2007). Já a pesquisa empírica foi desenvolvida mediante a abordagem qualitativa, valendo-se da técnica da entrevista e da observação,conforrme Alves-Mazzoti (1999),Cunha (1999), Bardin (2004), Minayo (2007), dentre outros. Os dados coletados em entrevistas foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo, de acordo com a proposta elaborada por Bardin (2004) e comentada por Franco (2008). Foram feitas quatro entrevistas com professores da educação básica que atuam em rede pública de ensino dos estados do Piauí e Maranhão, todos os sujeitos da pesquisa são formados em Geografia pela UESPI. Assim evidenciou-se que para os professores o início da docência se constitui em período de muitas incertezas que se fazem sentir na prática pedagógica. Denotaram uma oscilação entre entusiasmo e desencanto. Nesse perspectiva, reconheceram que os problemas encontrados os fizeram cogitar em desistir da profissão, destacando -se, dentre os quais, a pouca relação com os pares mais experientes, a gestão da sala de aula, a precarização das condições de trabalho (baixos salários, sobrecarga de trabalho, tratamento desigual na escola) e o problema da violência e da indisciplina. Externaram o desapontamento ao constatar que as mudanças almejadas não se concretizariam como o esperado devido à complexidade da realidade escolar, lhes dando uma sensação de despreparo. Mas reconheceram a importância da trajetória acadêmica e profissional vivenciada, do investimento pessoal na carreira , e de que as escolhas feitas não autorizam atualmente atos de desistência profissional. Ademais, dignificam-se da participação em cursos de formação continuada e de pós-graduação, revelando assim confiança em relação ao futuro profissional. ABSTRACT: The experience as a teacher of the State University of Piaui Geography course and teacher of Basic Education at Public Teresina raised reflections on the initial training process as a key aspect for the formation of professional identity of Geography teach ers who work in the years end of Fundamental.O Teaching our object of study is the professional development of beginning teachers, with the problem is to investigate how this professional development. As a result, the overall objective of the research is t o analyze the process of professional development of teachers during the first year of the profession. And as specific objectives: a) to characterize the main contributions of educational literature on the teacher training process; b) highlight the issue of training and teaching socialization in the field of geography; c) describe the legal and institutional aspects of the geography teacher training in Brazil; d) describe the knowledge and practices developed by geography teachers in the schools investigated. To meet these objectives, the research was developed through theoretical and empirical research. With regard to theoretical studies, it is based on authors like Nóvoa (1995), Tardif (2002), Cavalcanti (1991), Callai (2013), Castrogiovani (2000), Evangel ista (2007). Already empirical research was developed through a qualitative approach, drawing on the interview technique and observation, conforrme Alves -Mazzoti (1999), Cunha (1999), Bardin (2004), Minayo (2007), among others. The data collected in interviews were analyzed using content analysis technique, according to the proposal made by Bardin (2004) and commented by Franco (2008). Were made four interviews with basic education teachers who work in public schools in the states of Piauí and Maranhão, all the subjects are trained in Geography from UESPI. Thus it became clear that for teachers the beginning of teaching constitutes period of many uncertainties that are felt in pedagogical practice. Denoted an oscillation between enthusiasm and disillusion. In this perspective, they recognized that the problems encountered made them think about quitting the profession, highlighting, among which, the little relation to the more experienced peers, classroom management, precarious working conditions (low wages, work overload, unequal treatment in school) and the problem of violence and indiscipline. They voiced disappointment to see that the desired changes would work out not as expected due to the complexity of the school environment, giving them a sense of unpreparedness. But they recognized the importance of academic career and experienced professional, personal career investment, and that the choices made not currently authorize acts of professional withdrawal. Moreover, dignify from participation in continuing education courses and graduate, revealing confidence in the professional future. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject Geografia - Formação inicial pt_BR
dc.subject Identidade profissional pt_BR
dc.subject Geografia - Ensino - Professor iniciante pt_BR
dc.subject Identidade profissional pt_BR
dc.subject School geography pt_BR
dc.subject Geography - Initial formation pt_BR
dc.subject Professional identity pt_BR
dc.title O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NOS PRIMEIROS ANOS DO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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