Abstract:
RESUMO: Este trabalho analisa a trajetória de Miguel de Sousa Borges Leal Castelo Branco, um homem
de letras que atuou em áreas e profissões diversas, foi jornalista, escritor, educador,
comerciante e funcionário público, tendo ocupado vários cargos burocráticos no Piauí
Imperial. Sua trajetória é expressiva, à medida que reflete a atuação de homens de letras no
período em estudo, demonstra o que seria um caminho possível a esses letrados, dentre muitas
outras possibilidades. Consideramos homens de letras indivíduos que possuíam um nível de
conhecimento diferenciado, possuindo um desenvolvimento cultural e intelectual rico e
amadurecido, forjado através da educação e que, usando essas características que lhes eram
próprias, transitavam por espaços e profissões que envolviam leitura e escrita, atuavam nas
áreas burocrática, política, jornalística, educacional e mesmo historiográfica, buscando moldar
a realidade a sua volta, de forma a embutir na sociedade práticas, sociabilidades e
representações baseadas no que a modernidade emergente considerava como civilizado.
Miguel Borges era membro do Partido Liberal, naquela época, já havia a relação próxima
entre Política e Imprensa, foi deputado e vereador, ocupou ainda o cargo de redator do jornal
– A Imprensa – órgão do partido, alem de ter atuado em outros jornais do período. No ramo
da história, destacou-se ao ser o primeiro piauiense a publicar uma obra de cunho
historiográfico, o Apontamentos biográficos de alguns piauienses ilustres e de outras pessoas
notáveis que ocuparam cargos de importância na província do Piauí, alem de ter publicado
os primeiros volumes do Almanaque Piauiense, sendo um dos pioneiros na historiografia do
Piauí, a pesquisa analisa e dá visibilidade a essa produção, percebendo-a como pertencente ao
programa de construção de uma história nacional conduzida pelo Instituto Histórico e
Geográfico Brasileiro (IHGB). Na área educacional, Miguel Borges instalou em Teresina um
importante estabelecimento de ensino, o Colégio de Nossa Senhora das Dores, educandário
que obteve um número expressivo de alunos, tendo se destacado na preparação para os cursos
superiores do Império. A educação é vista aqui sob o viés da formação do Estado Nacional, e
assim obtemos a base para analisar a educação praticada no Brasil Imperial. Utilizamos as
arguições de pensadores tais quais Giovanni Levi, Jacques Le Goff, Pierre Bourdieu entre
outros, que auxiliaram na construção do trabalho, à medida que serviram de base para a
produção do conhecimento histórico. Através da trajetória de Miguel Borges nas áreas do
jornalismo, historiografia e educação, traçamos um panorama de como estas atividades se
desenvolveram e eram vivenciadas no Brasil e especialmente no Piauí, nas décadas de 60, 70
e 80 do século XIX. ABSTRACT: This paper analyzes Miguel de Sousa Borges Leal Castelo Branco‟s life course, a manof
letters, who worked in various areas and professions, he was a journalist, a writer, an
educator, a businessman and a public servant, having held many bureaucratic positions in
Piauí Imperial. His career is significant, as it reflects the work of men of letters in the period
under study and demonstrates what would be a possible way of living to these scholars,
among many other possibilities. We consider men of letters those individuals who had a
different level of knowledge with their cultural and intellectual development rich and
mature,which was acquired through education. By using some features of their own, they
transited by spaces and professions involving reading and writing, actingin bureaucratic,
political, journalistic, educational and even historiographic areas, seeking to shape reality
around them in order to embed in society some practices, sociability and representations
based on what the emerging modernity consideredas civilized. Miguel Borges was a Liberal
Party member - at that time, there was already a close relationship between Politics and the
Press-, he was a deputy,a city councilman, and also occupied the position of editor in the
newspaper“A Imprensa”, party body, besides having worked in other newspapers from that
time. In the field of History, he stood out for being the first one in Piauí to publish a work of
historiographical nature:“Apontamentos biográficos de alguns piauienses ilustres e de outra
spessoasnotáveis que ocuparam cargos de importância na província do Piauí”, besides
having published the first volumes of the “Almanaque Piauiense”, one of the pioneers in
Piauí‟s historiography, the research analyzes and gives visibility to this production, perceiving
it as belonging to a national history construction program conducted by the Brazilian
Historical and Geographical Institute (IHGB). In the educational field, Miguel Borges set in
Teresina an important educational establishment, the “Colégio Nossa Senhora das Dores”, a
primary school that obtained a significant number of students having excelled in preparation
for the higher education of the Empire. Education is seen here in the aspect of formation of
the National State, so we get the basis for analyzing the education practiced in Brazil
Imperial. We used the complaints of thinkers such that Giovanni Levi, Jacques Le Goff,
Pierre Bourdieu and others who helped to build the work, as they were the basis for the
historical knowledge production. Through the trajectory of Miguel Borges in the areas of
journalism, history and education, we made a panorama of how these activities were
developed and experienced in Brazil, especially in Piauí, in the 60s, 70s and 80s of the
nineteenth century.