| dc.description.abstract | 
RESUMO: O ensino da Medicina atual prepara o futuro médico para lidar com uma Medicina morta, 
sem alma, de maneira prática e emocionalmente infértil. O médico, em seu exer cício, é 
diariamente acometido por estimulações que o incitam a esconder ou não expressar 
seus sentimentos em relação ao sofrimento ou à morte de um paciente. Cada vez mais, 
valoriza-se o diagnóstico e a cura,  relegando-se a  segundo plano o cuidado com o ser 
humano com prognóstico desfavorável, seja com ausência de planejamento paliativo ou 
pelo excesso de investimentos intensivos que dificultam o percurso natural do fim da 
vida. Este modo indiferente  de agir diante da morte denota uma relação com a 
insuficiência do aporte teórico adotado para subsidiar a formação médica em  situações 
de finitude da vida. Para melhor compreender este cenário, o presente trabalho analisa o 
ensino sobre a morte nos cursos de Medicina do Estado do Piauí.  E, especificamente, 
averigua  a existência de conteúdos relativos ao tema  nos  seus  projetos pedagógicos,  e 
propõe uma análise critico-reflexiva dos achados,  através  de um estudo  descritivo e 
exploratório com abordagem qualitativa, do tipo análise documental. O estudo foi 
realizado em cinco IES do Estado do Piauí que ofertam o curso de Medicina,  tendo sido 
aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Piauí ,  com o 
número de protocolo: 50747815.5.0000.5214.  Os resultados  apontaram  deficiência 
considerável de conteúdos e de disciplinas que fomentem, minimamente, a educação 
para a morte na graduação. A pesquisa verificou a necessidade de criação de projetos 
no ensino da Medicina que contemplem a temática morte como foco de discussões e de 
reflexões, para que seja possível o compartilhamento das angústias, dos desconfortos e 
dos sentimentos de dor, como forma de tornar mais humano o ofício do futuro médico, 
com repercussões positivas no trato de pacientes e familiares. A educação para a morte 
não arreda a angústia inerente do morrer, mas proporciona um ambiente psicológico 
seguro e equilibrado para que o médico possa promover uma melhor autorregulação de 
suas emoções e dignificar a partida de quem está se despedindo da vida. ABSTRACT: The teaching of modern medicine seems to be training future doctors to deal with a 
dead medicine, soulless, practical and emotionally barren way. The doctor in his daily 
exercise is affected by stimuli that urge to hide or learn not to  express their feelings 
about the death of a patient. Increasingly appreciates the diagnosis and the cure and 
relegates to the background the care of the human being with an unfavorable prognosis, 
either with the absence of a palliative planning for this patient or over-intensive 
investments that hinder the natural course of the end of life. This cold way of acting in 
the face of death denotes a relationship with the failure of the theoretical framework that 
has been adopted to support medical education in finitude contexts. To better 
understand this scenario, we sought in this study to analyze teaching about death in the 
state of Piaui on medical courses, with the assessment of the existence of material 
related death in the pedagogical projects of all existi ng medical schools in that state.  It´s
a descriptive and exploratory study with a qualitative approach, the document analysis 
type , carried out in five of Piaui state HEIs that offer medical school , from terminologies 
analysis that addressed the theme of  death in his pedagogical projects of the courses. 
The study was approved by the Committee of Ethics and Research of the Federal 
University of Piaui with the protocol number: 50747815.5.0000.5214. The  displayed 
results showed a considerable deficiency of c ontents and disciplines that minimally 
foment education for death in this graduation. In this sense, there was the need to 
create projects in medical education that addressed the theme death as a focus of 
discussion and reflection, so that the share of anguish possible, the discomforts and 
feelings of pain, in order to make more human the job of the future doctor, with positive 
effects in the treatment of patients, families and the multidisciplinary team. Education for 
death does not take away the inherent  anguish of dying, but provides a safe and 
balanced psychological environment so that the doctor can dignify the match who is at 
the end of life, and may promote better self -regulation of emotions. | 
pt_BR |