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O LUGAR DA MORTE NO ENSINO DA MEDICINA

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dc.contributor.author ARAÚJO, Záira Arthemisa Mesquita
dc.date.accessioned 2017-09-04T14:59:47Z
dc.date.available 2017-09-04T14:59:47Z
dc.date.issued 2017-09-04
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/706
dc.description Orientador: Prof. Dr. José Ivo dos Santos Pedrosa. Examinadora externa: Profa. Dra. Andrea Cronemberger Rufino(UESPI). Examinador interno: Prof. Dra. Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O ensino da Medicina atual prepara o futuro médico para lidar com uma Medicina morta, sem alma, de maneira prática e emocionalmente infértil. O médico, em seu exer cício, é diariamente acometido por estimulações que o incitam a esconder ou não expressar seus sentimentos em relação ao sofrimento ou à morte de um paciente. Cada vez mais, valoriza-se o diagnóstico e a cura, relegando-se a segundo plano o cuidado com o ser humano com prognóstico desfavorável, seja com ausência de planejamento paliativo ou pelo excesso de investimentos intensivos que dificultam o percurso natural do fim da vida. Este modo indiferente de agir diante da morte denota uma relação com a insuficiência do aporte teórico adotado para subsidiar a formação médica em situações de finitude da vida. Para melhor compreender este cenário, o presente trabalho analisa o ensino sobre a morte nos cursos de Medicina do Estado do Piauí. E, especificamente, averigua a existência de conteúdos relativos ao tema nos seus projetos pedagógicos, e propõe uma análise critico-reflexiva dos achados, através de um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa, do tipo análise documental. O estudo foi realizado em cinco IES do Estado do Piauí que ofertam o curso de Medicina, tendo sido aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Piauí , com o número de protocolo: 50747815.5.0000.5214. Os resultados apontaram deficiência considerável de conteúdos e de disciplinas que fomentem, minimamente, a educação para a morte na graduação. A pesquisa verificou a necessidade de criação de projetos no ensino da Medicina que contemplem a temática morte como foco de discussões e de reflexões, para que seja possível o compartilhamento das angústias, dos desconfortos e dos sentimentos de dor, como forma de tornar mais humano o ofício do futuro médico, com repercussões positivas no trato de pacientes e familiares. A educação para a morte não arreda a angústia inerente do morrer, mas proporciona um ambiente psicológico seguro e equilibrado para que o médico possa promover uma melhor autorregulação de suas emoções e dignificar a partida de quem está se despedindo da vida. ABSTRACT: The teaching of modern medicine seems to be training future doctors to deal with a dead medicine, soulless, practical and emotionally barren way. The doctor in his daily exercise is affected by stimuli that urge to hide or learn not to express their feelings about the death of a patient. Increasingly appreciates the diagnosis and the cure and relegates to the background the care of the human being with an unfavorable prognosis, either with the absence of a palliative planning for this patient or over-intensive investments that hinder the natural course of the end of life. This cold way of acting in the face of death denotes a relationship with the failure of the theoretical framework that has been adopted to support medical education in finitude contexts. To better understand this scenario, we sought in this study to analyze teaching about death in the state of Piaui on medical courses, with the assessment of the existence of material related death in the pedagogical projects of all existi ng medical schools in that state. It´s a descriptive and exploratory study with a qualitative approach, the document analysis type , carried out in five of Piaui state HEIs that offer medical school , from terminologies analysis that addressed the theme of death in his pedagogical projects of the courses. The study was approved by the Committee of Ethics and Research of the Federal University of Piaui with the protocol number: 50747815.5.0000.5214. The displayed results showed a considerable deficiency of c ontents and disciplines that minimally foment education for death in this graduation. In this sense, there was the need to create projects in medical education that addressed the theme death as a focus of discussion and reflection, so that the share of anguish possible, the discomforts and feelings of pain, in order to make more human the job of the future doctor, with positive effects in the treatment of patients, families and the multidisciplinary team. Education for death does not take away the inherent anguish of dying, but provides a safe and balanced psychological environment so that the doctor can dignify the match who is at the end of life, and may promote better self -regulation of emotions. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Medicina - Ensino pt_BR
dc.subject Morte - Ensino pt_BR
dc.subject Medicine - Teaching pt_BR
dc.subject Death - Teaching pt_BR
dc.title O LUGAR DA MORTE NO ENSINO DA MEDICINA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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    Nesta Coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Saúde do Centro de Ciências da Saúde.

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