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TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: estudo do Curso de Licenciatura em Geografia do Campus Clóvis Moura (UESPI), em Teresina−Piauí

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dc.contributor.author CAVALCANTE, Francisco Eufrázio Feitosa
dc.date.accessioned 2017-09-04T12:14:12Z
dc.date.available 2017-09-04T12:14:12Z
dc.date.issued 2017-09-04
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/701
dc.description Orientador: Prof. Dr. Raimundo Lenilde de Araújo. Examinadora: Profa. Dra. Bartira Araújo da Silva Viana. Examinador externo: Profa. Dra. Manuela Nunes Leal(UESPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O estudo aborda o impulso que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) provocam no processo de ensino-aprendizagem. A introdução das TIC no ensino superior de Geografia traz, em si, uma revolução nos paradigmas educacionais à medida que apresenta oportunidades para integrar e enriquecer o conteúdo das aulas no ambiente universitário. Assim, é importante q ue o professor reflita sobre o real objetivo de sua prática nesse novo contexto, afinal o como ensinar é tão importante como o que ensinar. O Ensino de Geografia do século XXI passa por modificações, sobretudo, sob o viés das novas formas de ensinar e aprender Geografia. Estas afirmativas são embasadas por alguns dos autores que discutem o Ensino de Geografia com destaque para Cavalcanti (2012), Callai (2013), Tardif (2012), Zabala (1998) e os que analisam a inclusão das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino-aprendizagem de Geografia, entre eles, Castells (2003), Takahashi (2000), Valente (2005), Tornaghi, Prado e Almeida (2010), Moran, Masetto e Behrens (2000). Este trabalho apresentou como objetivo geral refletir sobre o significado e a importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Geografia no Campus Clóvis Moura (UESPI), em Teresina–Piauí, tendo em vista identificar as situações reais e idealizadas, as limitações e possibilidades do uso das TIC no ensino-aprendizagem de Geografia. Quanto aos objetivos específicos, a investigação buscou compreender a relação do professor de Geografia do Campus Clóvis Moura com as Tecnologias da Informação e Comunicação; analisar a percepção dos alunos do curso de Geografia do referido Campus sobre a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto educacional; e, por fim, identificar os avanços e/ou as limitações do uso destas tecnologias no campo de estudo delimitado. O levantamento de informações realizou-se por meio da pesquisa de campo, com a aplicação de questionários (tanto para os alunos 29 alunos como para os 5 professores pesquisados), além do acompanhamento das aulas de Geografia e de registro das atividades docentes e discentes que ocorriam em cada aula, participação das atividades de extensão do Curso de Geografia e também de pesquisa documental (sendo necessário recorrer a sites oficiais do Governo do Estado do Piauí como também ao Diário Oficial do Estado impresso). A tabulação dos dados possibilitou a interpretação dos dados por meio do uso do Software Microsoft Word e Excel 2003, 2007 e 2010. A pesquisa identificou que os alunos e professores do curso de Geografia do Campus Clóvis Moura consideram importante a inserção das TIC nos ambientes de formação docente. Os atores da pesquisa salientaram, ainda, que essa inclusão é de fundamental importância porque promove transformações na relação entre os alunos, o professor e o conhecimento, garantindo maior interação entre eles. Os sujeitos da pesquisa também apontaram que, com as TIC, há abertura para outras possibilidades de estudo, comunicação e produção de novos conhecimentos, o que influi na ampliação do espaço de estudo. Porém, quando se propõe fazer uma pesquisa onde se destaca a introdução das TIC no ensino e na aprendizagem de Geografia as dificuldades começam a surgir logo que se sugere em colocar essa pesquisa em prática, ou por se tratar de um tema inovador ou pela dificuldade de encontrar subsídios necessários para sua realização adequada. Os resultados desta pesquisa mostraram que a prática docente atual deve apoiar o processo de ensino-aprendizagem em novas bases, proporcionando que o aluno possa adquirir atitudes, competências e aptidões para avançar na sua vida acadêmica e, posteriormente, na sua vida profissional e que o ensino de Geografia necessita estar de acordo com as reais necessidades do educando contemporâneo. Concluiu-se que as relações entre professor e aluno e, consequentemente, com a Universidade melhoram significativamente nesse contexto da inserção das TIC no ensino e na aprendizagem de Geografia . Pôde-se perceber que o espaço e o tempo de agora são outros: o espaço para a aprendizagem alargou-se consideravelmente, indo do palpável e do limitado ao virtual e ilimitado; e o tempo extrapola o tempo passado na Universidade (em sala de aula) porque a aula e/ou a aprendizagem podem ocorrer a qualquer momento, a qualquer instante. ABSTRACT: The study addresses the impact that Information and Communication Technologies lead the teaching-learning process. The introduction of ICT in Geography of higher education brings with it a revolution in educational paradigms as it presents opportunities to integrate and enrich the content of the classes in the university environment. It is therefore important that the teacher think about the real purpose of their practice in this new context, after all how to teach is as important as what we teach. The Geography Education XXI Century passes changes, especially under the bias of the new forms of teaching and learning geography. These claims are backed up by some of the authors who discuss the Geography Teaching especially Cavalcanti (2012), Callai (2013), Tardif (2012), Zabala (1998) and analyzing the inclusion of ICT in teaching and learning Geography among them, Castells (2003), Takahashi (2000), Valente (2005), Tornaghi; Prado and Almeida (2010), Moran; Masetto and Behrens (2000), among others. This work presented as a general objective to reflect on the meaning and importance of the use of Information and Communication Technologies in Geography Teaching in Campus Clovis Moura (UESPI) in Teresina, Piauí, in order to identify the real and idealized situations, limitations and possibilities of the use of ICT in teaching and learning geography. As for the specific objectives, the research sought to understand the relationship Teacher Campus Geography Clovis Moura with the Information and Communication Technologies; analyze the students' perception of said Campus Geography course on the integration of Information and Communication Technologies in the educational context; and, finally, to identify improvements and / or limitations in the use of these technologies in a delimited field of study. The survey information was held by field research, with the use of questionnaires (for both students 29 students and for 5 teachers surveyed), and monitoring of Geography classes and registration of the activities teachers and students that occurred in each class, participation of outreach activities of Geography Course and also documentary research (being necessary to resort to the official websites of the Government of the State of Piauí as well as the Official Gazette of the printed state). The survey information was carried out through field research, using questionnaires and interviews. The tabulation of the data allowed the interpretation of the data through the use of Microsoft Word software and Excel 2003, 2007 and 2010. The study found t hat students and teachers of Geography Campus Course Clovis Moura consider important the inclusion of ICT in environments teacher training. The survey actors also stressed that such inclusion is of fundamental importance because it promotes changes in the relationship between students, teachers and knowledge, ensuring greater interaction between them. Still, when it proposes a research which includes the introduction of ICT in teaching and Geography learning difficulties begin soon arise that is suggested to put this research into practice, or because it is an innovative theme or difficulty to find subsidies necessary for its proper conduct. The results of this research showed that the current teaching practice should support the process of teaching and learning on a new basis, providing that the student can acquire attitudes, skills and abilities to advance in their academic life and later in their professional life and that Geography teaching needs to be according to the actual needs of the modern student. It was concluded that the relationship between teacher and student, and consequently with the University significantly improve in this context of the integration of ICT in teaching and learning Geography. It was concluded that the relationship between teacher and student and consequently with the university, it can be said that space and time are now other: the space for learning widens considerably, ranging from tangible and limited to virtual unlimited; and time becomes much more than the time spent at university (in the classroom), because the class or learning can occur at any time, at any time. pt_BR
dc.description.sponsorship Fundação de Amparo a Pesquisa do Piauí (FAPEPI) pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geografia - Ensino pt_BR
dc.subject Tecnologia da Informação e Comunicação pt_BR
dc.subject Geography - Teaching pt_BR
dc.subject Technology of Information and Communication pt_BR
dc.title TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: estudo do Curso de Licenciatura em Geografia do Campus Clóvis Moura (UESPI), em Teresina−Piauí pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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