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RESUMO: Este trabalho percorre algumas trilhas e veredas de sertão, busca dialogar com seus enredos,
signos e símbolos no sentido de desvendar marcadores identitários a partir de mitos de
origem, com o auxílio da narrativa cinematográfica. Partindo do pressuposto de que nascemos
como “pátria piauiense”, pensada a partir da colonização portuguesa, dos caminhos do gado,
desbravados pela aventura bandeirante, e de que temos elementos suficientes para pensar
nossas identidades à luz da categoria sertão, etnografo imagens e sentidos de sertão no filme
Cipriano, de Douglas Machado, produzido no Piauí e lançado em 2001. Tomar este filme
como objeto de análise apresenta-se como possibilidade de apreender imagens e narrativas de
sertão construídas com a contribuição de pessoas que atuam como formadoras de opinião – a
exemplo de diretores e roteiristas de cinema, os quais, por seu turno, sintetizam, interpretam,
representam o imaginário de sertão. Nesta direção, a ideia é buscar compreender como mitos
de origem são manuseados e manifestam-se no discurso fílmico. O objetivo da pesquisa é
identificar, em Cipriano, signos e símbolos ativos no imaginário de sertão que interpelam
subjetividades e produzem sentidos para a “nação piauiense”. ABSTRACT: This work traverses some trails and paths of sertão, seeks to dialogue with its entanglements,
signs and symbols in the sense of unveiling identity markers from myths of origin, with the
aid of cinematographic narrative. Starting from the assumption that we were born as a
"piauiense homeland", thought from the portuguese colonization, the cattle paths, pioneered
by the bandeirante adventure, and that we have enough elements to think our identities in the
light of sertão category, I do a ethnography of images and senses of sertão in Douglas
Machado's film Cipriano, produced in Piauí and launched in 2001. To take this film as an
object of analysis presents itself as the possibility of apprehending images and narratives of
sertão constructed with the contribution of people who act as opinion makers – the example
of directors and screenwriters, who, in turn, synthesize, interpret, represent the imaginary of
sertão. In this direction, the idea is to seek to understand how myths of origin are ma nipulated
and are manifested in the filmic discourse. The aim of the research is to identify, in Cipriano,
signs and symbols active in the imaginary of the sertão that interpellate subjectivities and
produce meanings for the "piauiense nation". |
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