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IMAGENS E NARRATIVAS DE SERTÃO EM CIPRIANO: Uma etnografia fílmica

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dc.contributor.author BARBOSA, Marcus Vinícius Martins
dc.date.accessioned 2017-09-04T11:56:52Z
dc.date.available 2017-09-04T11:56:52Z
dc.date.issued 2017-09-04
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/700
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria Dione Carvalho de Morais. Examinador: Prof. Dr. Francisco de Oliveira Barros Júnior. Examinador: Prof. Dr. Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento. Suplente: Profa. Dra. Maria Lídia Medeiros de Noronha Pessoa. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Este trabalho percorre algumas trilhas e veredas de sertão, busca dialogar com seus enredos, signos e símbolos no sentido de desvendar marcadores identitários a partir de mitos de origem, com o auxílio da narrativa cinematográfica. Partindo do pressuposto de que nascemos como “pátria piauiense”, pensada a partir da colonização portuguesa, dos caminhos do gado, desbravados pela aventura bandeirante, e de que temos elementos suficientes para pensar nossas identidades à luz da categoria sertão, etnografo imagens e sentidos de sertão no filme Cipriano, de Douglas Machado, produzido no Piauí e lançado em 2001. Tomar este filme como objeto de análise apresenta-se como possibilidade de apreender imagens e narrativas de sertão construídas com a contribuição de pessoas que atuam como formadoras de opinião – a exemplo de diretores e roteiristas de cinema, os quais, por seu turno, sintetizam, interpretam, representam o imaginário de sertão. Nesta direção, a ideia é buscar compreender como mitos de origem são manuseados e manifestam-se no discurso fílmico. O objetivo da pesquisa é identificar, em Cipriano, signos e símbolos ativos no imaginário de sertão que interpelam subjetividades e produzem sentidos para a “nação piauiense”. ABSTRACT: This work traverses some trails and paths of sertão, seeks to dialogue with its entanglements, signs and symbols in the sense of unveiling identity markers from myths of origin, with the aid of cinematographic narrative. Starting from the assumption that we were born as a "piauiense homeland", thought from the portuguese colonization, the cattle paths, pioneered by the bandeirante adventure, and that we have enough elements to think our identities in the light of sertão category, I do a ethnography of images and senses of sertão in Douglas Machado's film Cipriano, produced in Piauí and launched in 2001. To take this film as an object of analysis presents itself as the possibility of apprehending images and narratives of sertão constructed with the contribution of people who act as opinion makers – the example of directors and screenwriters, who, in turn, synthesize, interpret, represent the imaginary of sertão. In this direction, the idea is to seek to understand how myths of origin are ma nipulated and are manifested in the filmic discourse. The aim of the research is to identify, in Cipriano, signs and symbols active in the imaginary of the sertão that interpellate subjectivities and produce meanings for the "piauiense nation". pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cinema – Piauí pt_BR
dc.subject Memória e identidade pt_BR
dc.subject Sertão – Representação fílmica pt_BR
dc.subject Douglas Machado – Crítica e interpretação pt_BR
dc.title IMAGENS E NARRATIVAS DE SERTÃO EM CIPRIANO: Uma etnografia fílmica pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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