Repositório Institucional da UFPI

A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMILIA: reflexões acerca de uma experiência no estado do piauí

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author LIMA, Leonardo Sales
dc.date.accessioned 2015-02-20T13:10:27Z
dc.date.available 2015-02-20T13:10:27Z
dc.date.issued 2015-02-20
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/69
dc.description Orientador: Prof°. Dr°. José Ivo dos Santos Pedrosa. 1° Examinador: Prof°. Dr°. Ricardo Burg Ceccim. 2° Examinador: Profª. Drª. Maria Divina Ferreira Lima. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O objetivo geral deste estudo foi analisar o processo de implementação da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Estadual do Piauí (RMSF/UESPI). Para isso, fizemos uma análise dos discursos sobre a compreensão das matrizes pedagógicas que compõe o projeto da RMSF/UESPI, caracterizamos a dinâmica do processo de organização da RMSF/UESPI e buscamos identificar os pontos de dissenso e consenso sobre os princípios metodológicos do Projeto entre os participantes da RMSF/UESPI. Utilizou-se uma metodologia qualitativa descritiva fenomenológica. Foi utilizada a entrevista individual não estruturada aberta para coleta de dados e para a interpretação dos dados discursivos foi adotada a proposta da hermenêutica-dialética. Para construir a matriz de análise privilegiamos 02 (dois) momentos que pudessem ser apreendidos e descritos na dimensão conceitual e na dimensão dos espaços pedagógicos criados para integrar essas matrizes a realidade vivenciada no território e como estes se constituíram na prática. Identificou-se diversas concepções diferenciadas sobre os conceitos pedagógicos, apesar de compreender que a Educação Permanente em Saúde, a Educação Popular e a Promoção da Saúde contribuem para a formação de sujeitos críticos e autônomos dando significados à sua aprendizagem. Sobre os espaços pedagógicos, os mesmos tiveram dificuldades pelas falhas na pactuação com os gestores municipais apesar de terem contribuídos para o trabalho interdisciplinar e o crescimento pessoal e profissional do residente. Concluiu-se que para além das discussões pedagógicas e de organização do processo de trabalho, propiciar as condições estruturantes (recursos financeiros e humanos) para consolidar esta modalidade de formação é fundamental, notadamente em contextos onde o seu caráter instituinte está na contramão das perspectivas conservadoras dominantes na produção da saúde. ABSTRACT: The aim of this study was to analyze the process of implementing the Multidisciplinary Residency in Family Health at the State University of Piauí (RMSF/UESPI). For this, we analyzed the discourses on the understanding of the pedagogical bases that compounds the project of RMSF/UESPI; we characterized the dynamics of the organization of RMSF/UESPI and sought to identify the points of disagreement and consensus on the methodological principles of the project among participants of RMSF / UESPI. We used a descriptive phenomenological qualitative methodology. The interview for data collection was individual, unstructured and open and for interpretation of discourse data we adopted the proposal of dialectical hermeneutics. In order to build the analysis array we privileged 02 (two) moments that could be seized and described in the conceptual dimension and dimension of teaching spaces designed to integrate these arrays into the reality lived in the territory and how they are constituted in practice. The data analysis identified several different ideas about the educational concepts, although it is understandable that the Permanent Health Education, Popular Education and Health Promotion contribute to the formation of critical and autonomous subjects, giving meaning to their learning. About the pedagogical spaces, they had difficulties due to flaws in the pact with the city managers despite having contributed to interdisciplinary work and personal and professional growth of the resident. We conclude that, in addition to educational discussions and of organization of the work process, providing the structural conditions (financial and human resources) to consolidate this type of education is essential, especially in contexts where its instituting character is against the dominant conservative perspectives in the production of health. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Residência multiprofissional pt_BR
dc.subject Saúde da família pt_BR
dc.subject Formação em saúde pt_BR
dc.subject Educação permanente em saúde pt_BR
dc.subject Multidisciplinary residency pt_BR
dc.subject Family health pt_BR
dc.subject Health education pt_BR
dc.subject Permanent health education pt_BR
dc.title A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMILIA: reflexões acerca de uma experiência no estado do piauí pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Ciências e Saúde
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Saúde do Centro de Ciências da Saúde.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account