Abstract:
RESUMO: O objetivo do presente estudo é investigar os eventos e práticas de letramento a partir dos quais se efetiva a Educação de Jovens e Adultos, em uma turma de 8° ano de uma escola pública municipal de Teresina, Piauí. Para isso, utilizamos como procedimentos metodológicos, a pesquisa qualitativa com abordagem etnográfica, o que implica o contato direto do pesquisador com o campo pesquisado, tomando o objeto de pesquisa, as práticas de leitura e escrita dos alunos da EJA, como processo e não como produto final. Assim, este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de campo. Os dados utilizados para análise foram contextos reais de sala de aula do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Teresina, registrados a partir de questionários respondidos pelo professor da turma e pelos alunos, observação participante, diário de campo, gravações em áudio e entrevistas. Utilizamos como fundamentação teórica os postulados da teoria do letramento de Street (2014) seguidos por Kleiman (1995), Soares (2010), Bortoni-Ricardo (2004/2008), Mollica e Leal (2009), Kato (1986), Lopes (2006), dentre outros. A partir dos dados coletados foi possível traçar o perfil dos sujeitos colaboradores da pesquisa, assim como desvelar como ocorrem os eventos e as práticas de letramento na referida turma da Educação de Jovens e Adultos. Dessa forma, constatamos que as concepções de leitura e de escrita sob a ótica dos alunos e do professor da turma ainda não priorizam de maneira plena os usos sociais da escrita, o que contribui para uma participação pouco ativa nas práticas de letramento.................ABSTRACT: The aim of this study is to investigate the events and literacy practices from which is effective to Youth and Adult Education, in na class of 8 th grade in a municipal public school in Teresina, Piauí. For this, we use as methodological procedures, qualitative research with ethnographic approach, which implies direct contact of the researcher with the researched field, taking the object of research as a process and not as a final product. This study was done by a field survey. The data collected for this study contexts actual classroom of the 8th grade of elementary school to a public school in Teresina, from questionnaires answered by the class teacher and the students, participant observation, field notes, audio recordings and interviews. We used as theoretical foundation Street (2014), Kleiman (1995), Soares (2010), Bortoni-Ricardo (2004-2008), Gadotti (2011), Mollica and Leal (2009), Kato (1986), Antunes (2003) Lopes (2006), among others. From the collected data it was possible to trace the profile of subjects research collaborators, as well as reveal how the events occur and literacy practices in that class of Youth and Adult Education. Thus, we find that the conceptions of reading and writing from the perspective of students and a class teacher, does not give priority to the fullest the writing social uses, which contributes to a little active participation in literacy practices.