Abstract:
RESUMO:
O presente trabalho tem como objetivo identificar o posicionamento político dos jornais piauienses Gazeta, Monitor Comercial, O Piauí e Vanguarda a partir das estratégias e táticas utilizadas no momento de censura estabelecido pelo Estado Novo e dos conceitos de verdade e poder. A pesquisa foi segmentada em quatro capítulos. No primeiro capítulo, fizemos um panorama de como foi implantado o Estado Novo buscando compreender as mudanças políticas, econômicas e culturais do período, no Brasil, e, sobretudo, no Piauí, além das influências totalitárias que cercaram o regime. Ainda abordamos como a comunicação, campo em que está inserido este estudo, foi desenvolvida neste período. Em seguida, voltamo-nos ao estudo do jornalismo do início do século XX, com foco no momento em que se deu a ditadura Vargas, um dos períodos em que a imprensa brasileira foi submetida à censura. Para complementar o entendimento sobre o jornalismo durante o estado autoritário de 1937 também foram destacados personagens que colaboraram com a atividade jornalística nesta conjuntura. Posteriormente, por meio do contexto histórico e sua relação com a esfera jornalística, discutimos a respeito da consolidação da verdade e do poder durante o Estado Novo, tendo em vista a credibilidade que a atividade jornalística possuía nesta conjuntura, bem como sua posição de poder. Por fim, consideramos como parâmetros teóricos para esta pesquisa qualitativa, os conceitos de estratégias e táticas apontados por Certeau (2008) e o entendimento de verdade e poder. Com base neste estudo, concluímos que os periódicos Gazeta, no período de 1937 a 1944, Monitor Comercial e Vanguarda apresentaram posicionamento político favorável ao Estado Novo. Já os jornais O Piauí e o Gazeta, no ano de 1945, adotaram posicionamento político contrário à ditadura Vargas...................ABSTRACT:
This study aims to identify the political positioning of Piaui newspapers Gazeta, Monitor Comercial, O Piauí and Vanguarda from the strategies and tactics used at the time of censorship established by the New State and the concepts of truth and power. The survey was divided into four chapters. In the first chapter, we made an overview of how the New State was deployed seeking to understand the political, economic and cultural of period, in Brazil and, especially, in Piauí, totalitarian influences that surrounded the regime and also approach as the communication field in which it is entered this study was developed in this period. Then we turn to the study of journalism in the early twentieth century journalism, with a focus at the time of his dictatorship Vargas, one of the periods when the Brazilian press was subject to censorship. In addition to the understanding of journalism during the authoritarian state in 1937 they were also highlighted characters who collaborated with journalistic activity at this juncture. Later, through this foundation of the historical context and its relation to the journalistic sphere discussed regarding the consolidation of truth and power during the New State in view of the credibility that journalism had at this juncture, as well as his position of power. Finally, we consider theoretical parameters for this qualitative research the concepts of strategy and tactics appointed by Certeau (2008) and the real understanding and power. Based on this study, we conclude that the periodic Gazeta, in the 1937 to 1944, Monitor Comercial and Vanguard had a favorable political position to the Estado Novo. Already the newspapers O Piauí and the Gazeta in 1945 adopted a political position contrary to ditadura Vargas.