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A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: um olhar psicossocial

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dc.contributor.author LUSTOSA, Fernanda Lourdes de Carvalho Gomes
dc.date.accessioned 2015-02-20T12:48:48Z
dc.date.available 2015-02-20T12:48:48Z
dc.date.issued 2015-02-20
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/68
dc.description Orientador: Prof°. Dr°. Luís Carlos Sales. 1° Examinador: Prof°. Dr°. Moisés Domingos Sobrinho. 2° Examinador: Profª. Drª. Marlene Araújo de Carvalho. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Este estudo trata dos problemas relacionados à aprendizagem da Língua Inglesa em uma perspectiva psicossocial. O objetivo foi investigar o porquê do pouco interesse e da pouca motivação em aprender a Língua Inglesa por parte dos alunos do Ensino Fundamental da rede pública de Teresina-Piauí, por meio de uma análise comparativa entre as redes pública e particular de ensino. Cogitou-se que determinados indicadores sociais, como por exemplo, o nível socioeconômico e a disponibilidade de capital cultural existente entre os alunos são fatores correlacionais que interferem no interesse e na importância atribuída à aprendizagem do idioma. Para tanto, partiu-se do discurso de alunos de 7ª série (rede pública e particular) para captar suas representações sociais acerca da aprendizagem da Língua Inglesa, bem como suas expectativas, seus interesses e os sentidos que atribuem àquele idioma em suas vidas. Adotou-se, como metodologia de pesquisa, a abordagem quanti-qualitativa e a técnica de análise de conteúdo para os procedimentos analíticos (BARDIN, 1977). A pesquisa envolveu 232 alunos e a coleta de dados foi feita mediante a aplicação de questionário e entrevistas individuais. O construto das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978) constituiu-se a base teórica da investigação. Os resultados mostram que o cotidiano vivenciado pelos respondentes e a disponibilidade de capital econômico e cultural contribuem para que suas representações sociais acerca da Língua Inglesa, possuam conteúdos diferenciados. Tal constatação permitiu compreender que os sujeitos das escolas pública e particular demonstram interesse e atribuem importância específica à aprendizagem da Língua Inglesa, decorrentes da relação estabelecida com o idioma no cotidiano de suas vidas e que essas relações geram, conseqüentemente, interesses diferenciados em sala de aula. Os sentidos e a importância que os sujeitos pesquisados atribuem à Língua Inglesa, em suas vidas, orientam suas atitudes em sala de aula, o que, conseqüentemente, contribui para interferir, de modo positivo ou negativo, na sua aprendizagem. Assim, em decorrência de os sujeitos da rede pública pouco necessitarem utilizar a Língua Inglesa no cotidiano de suas vidas, isto contribui para comprometer o interesse pelo idioma Inglês, refletindo, portanto, na sua aprendizagem. ABSTRACT: This study treats of the problems related to the learning of the English Language, approached in a psychosocial perspective. The objective was to investigate the reason of the little interest and of the little motivation in learning the English Language on the part of the students from Teresina’s Primary Schools of the public system, through a comparative analysis among the public and private schools teaching. It was cogitated that certain social indicators, as for instance, the social and economic level and the cultural capital availability existent among the subjects are correlated factors that interfere in the interest and in the importance attributed to the learning of the idiom. For so much, I began by the students of 7th series speech (public and private schools) to capture their social representations elaborated concerning the learning of the English Language, as well as, their expectations, interests and the senses that attribute the language in their lives. It was adopted, as research methodology, the quanti-qualitative approach and technique of content analysis for the analytical procedures (BARDIN, 1977). This research involved 232 students and the collection of data was made through an application questionnaire and individual interviews. The construction of the Social Representations (MOSCOVICI, 1978) was constituted by the theoretical base of this investigation. These results show that the routine lived by the students and economic and cultural capital availability contribute so that their elaborated social representations, concerning the English Language, possess differentiated contents. Such verification allowed to understand that the students of the public and private schools demonstrate interest and they attribute specific importance to the learning of the English Language, current of the established relationship with the language in the student’s lives routine and that those relationships generate, therefore, differentiated interests in class room. The senses and the importance that the researched subjects attribute to the English Language in their lives, guide their attitudes in class room, which, consequently, contribute to interfere in a positive or negative way in their learning. So, due to the public schools students not so often need the using of the English Language in their daily routine, this contributes to reduce the interest for the English Language, contemplating, therefore, in their learning. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Língua inglesa - ensino pt_BR
dc.subject Língua inglesa – aspectos psicossociais pt_BR
dc.subject Representações sociais pt_BR
dc.subject Aprendizagem da língua inglesa pt_BR
dc.subject Social representations pt_BR
dc.subject Learning of the english language pt_BR
dc.subject English - teaching pt_BR
dc.subject English - psychosocial aspects pt_BR
dc.title A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: um olhar psicossocial pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

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