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LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS: dilemas vivenciados no processo de formação inicial e a constituição do ser professor.

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dc.contributor.author PEDROSA, Carla Teresa da Costa
dc.date.accessioned 2017-07-31T13:33:23Z
dc.date.available 2017-07-31T13:33:23Z
dc.date.issued 2017-07-31
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/688
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Josania Lima Portela Carvalhêdo. Membro Interno: Profª. Drª. Josânia Lima Portela Carvalhêdo. Membro Externo: Prof. Dr. Jefferson Fernandes Alves (UFRN). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O presente trabalho dissertativo trata de uma investigação sobre os dilemas vivenciados no processo de formação inicial na constituição do ser professor para a atuação na Educação Básica, no contexto do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal Piauí (UFPI). A pesquisa está vinculada à linha Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC), instâncias da UFPI. A problemática em questão surge das experiências da pesquisadora, como estudante e professora, do referido curso quando observou e vivenciou situações dilemáticas no processo de formação do professor de Arte que careciam estudos sistematizados acerca do professor a ser formado. Considerando o exposto, parte-se da questão-problema: como os dilemas vivenciados na formação inicial em Artes Visuais interferem na constituição do ser professor? O objetivo geral do estudo foi analisar o processo de formação no curso de licenciatura em Artes Visuais da UFPI, os seus dilemas e as implicações na constituição do ser professor. E como objetivos específicos: descrever os dilemas presentes no processo de formação do licenciado em Artes Visuais da UFPI; refletir acerca das práticas educativas vivenciadas na formação do professor no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPI; compreender o processo de formação inicial em Artes Visuais da UFPI e suas implicações na formação do licenciado para a Educação Básica. No plano teórico, o Ensino das Artes Visuais é fundamentado em Barbosa (1985, 1998, 2002, 2010, 2015), Coêlho (2003, 2008, 2013), Frange (2001, 2002), Hernández (2000, 2007) dentre outros; os aspectos da Formação inicial e seus dilemas estão ancorados em Imbernón (2011), Garcia (1992, 1999), Nóvoa (1992, 2002), Pimenta (2002, 2012), Zabalza (1994, 2004) dentre outros. O estudo de cunho qualitativo baseia-se em Gatti e André (2013), González Rey (2010) e Flick (2009), tendo como principal instrumento de coleta de dados a entrevista narrativa, segundo Flick (2009) e Schültze (2013) realizada no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPI. Os participantes selecionados foram seis professores (as) formadores (as) do referido Curso. A organização dos dados empíricos em categorias e a técnica de Análise do Conteúdo realizam-se com base em Bardin (2011). Com esta pesquisa, obteve-se maior compreensão do processo formativo no âmbito da Licenciatura em Artes Visuais da UFPI, a partir do olhar do professor formador. De acordo com a análise realizada a partir dos dados empíricos do estudo identificou-se dilemas de natureza identitária, formativa, práticoexperiencial e conceitual, relativos à constituição do ser professor. Estes dilemas foram apontados pelos interlocutores, sobressaindo-se os que revelaram a ambivalência formativa do Curso, bem como os apontamentos sobre ações de superação desses dilemas, tais como, reforma curricular, adesão a programas de políticas públicas de formação inicial e continuada, abertura de espaços reflexivos, dentre outros, viáveis à melhoria da formação e da constituição do ser professor para a Educação Básica............ABSTRACT: This dissertational work is an investigation of the dilemmas in the initial formation process and the constitution of the teacher for the Basic Education in the context of the Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí (UFPI). The research is linked to the line of research Education, Teacher Forming and Pedagogical Practices of the Program of Postgraduate Education (PPGED) and the Interdisciplinary Center for Research in Curriculum Practices and Training Education Professionals (NIPPC), instances of UFPI. The issue in question arises from the experience of the researcher, as a student and as a teacher of that course when he observed dilemmas in Art teacher forming process that lacked systematic studies on the teacher to be formed. Considering the above, arises of the matter-problem: how experienced dilemmas in initial Visual Arts forming implicate on the constitution of the teacher? The overall objective of the study was to analyze the training process in the course of degree in Visual Arts UFPI, their dilemmas and implications for the constitution of the teacher. And the following objectives: describe the dilemmas present in licensed formation process in Visual Arts of UFPI; reflecting on the educational practices experienced in teacher education in Licenciatura em Artes Visuais da UFPI; understand the initial forming process in the Visual Arts UFPI and its implications in the formation of licensed for Basic Education. Theoretically, the Visual Arts education is based on Barbosa (1998, 2002, 2010, 2015), Coêlho (2003, 2008, 2013), Frange (2001; 2002), Hernández (2000, 2007); aspects of initial formation and their dilemmas are anchored in Imbernón (2011), Garcia (1992, 1999), Nóvoa (1992, 2002), Pimenta (2002, 2012), Zabalza (1994, 2004) among others. The qualitative study is based on Gatti and André (2013), Flick (2009), González Rey (2010) and its main tool for data collection narrative interview, according to Flick (2009) and Schultze (2013) carried out the Licenciatura em Artes Visuais da UFPI. The selected participants were six teachers formers at this Course. The organization of empirical data into categories and the content analysis technique are based on Bardin (2011). With this research, we obtained greater understanding of the training process within the Licenciatura em Artes Visuais da UFPI, from the look of the teacher former. It was identified identity dilemmas, formative, practical, experiential and conceptual concerning the constitution of the teacher, being appointed by the subjects, especially the ambivalence in Course as well as overcoming actions of these such as curriculum reform, adherence to initial training programs, continuing education, among others that aim to improve the formation and constitution of the teacher for Basic Education. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Dilemas da formação pt_BR
dc.subject Licenciatura em Artes Visuais pt_BR
dc.subject Formação do professor pt_BR
dc.subject Educação Básica pt_BR
dc.subject Dilemmas pt_BR
dc.subject Visual Arts teacher education pt_BR
dc.subject Teacher formation pt_BR
dc.subject Basic education pt_BR
dc.title LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS: dilemas vivenciados no processo de formação inicial e a constituição do ser professor. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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