Abstract:
RESUMO: O presente trabalho dissertativo trata de uma investigação sobre os dilemas vivenciados no
processo de formação inicial na constituição do ser professor para a atuação na Educação
Básica, no contexto do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal Piauí
(UFPI). A pesquisa está vinculada à linha Ensino, Formação de Professores e Práticas
Pedagógicas, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) e ao Núcleo
Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da
Educação (NIPPC), instâncias da UFPI. A problemática em questão surge das experiências da
pesquisadora, como estudante e professora, do referido curso quando observou e vivenciou
situações dilemáticas no processo de formação do professor de Arte que careciam estudos
sistematizados acerca do professor a ser formado. Considerando o exposto, parte-se da
questão-problema: como os dilemas vivenciados na formação inicial em Artes Visuais
interferem na constituição do ser professor? O objetivo geral do estudo foi analisar o
processo de formação no curso de licenciatura em Artes Visuais da UFPI, os seus dilemas e as
implicações na constituição do ser professor. E como objetivos específicos: descrever os
dilemas presentes no processo de formação do licenciado em Artes Visuais da UFPI; refletir
acerca das práticas educativas vivenciadas na formação do professor no Curso de Licenciatura
em Artes Visuais da UFPI; compreender o processo de formação inicial em Artes Visuais da
UFPI e suas implicações na formação do licenciado para a Educação Básica. No plano
teórico, o Ensino das Artes Visuais é fundamentado em Barbosa (1985, 1998, 2002, 2010,
2015), Coêlho (2003, 2008, 2013), Frange (2001, 2002), Hernández (2000, 2007) dentre
outros; os aspectos da Formação inicial e seus dilemas estão ancorados em Imbernón (2011),
Garcia (1992, 1999), Nóvoa (1992, 2002), Pimenta (2002, 2012), Zabalza (1994, 2004) dentre
outros. O estudo de cunho qualitativo baseia-se em Gatti e André (2013), González Rey
(2010) e Flick (2009), tendo como principal instrumento de coleta de dados a entrevista
narrativa, segundo Flick (2009) e Schültze (2013) realizada no Curso de Licenciatura em
Artes Visuais da UFPI. Os participantes selecionados foram seis professores (as) formadores
(as) do referido Curso. A organização dos dados empíricos em categorias e a técnica de
Análise do Conteúdo realizam-se com base em Bardin (2011). Com esta pesquisa, obteve-se
maior compreensão do processo formativo no âmbito da Licenciatura em Artes Visuais da
UFPI, a partir do olhar do professor formador. De acordo com a análise realizada a partir dos
dados empíricos do estudo identificou-se dilemas de natureza identitária, formativa, práticoexperiencial
e conceitual, relativos à constituição do ser professor. Estes dilemas foram
apontados pelos interlocutores, sobressaindo-se os que revelaram a ambivalência formativa do
Curso, bem como os apontamentos sobre ações de superação desses dilemas, tais como,
reforma curricular, adesão a programas de políticas públicas de formação inicial e continuada,
abertura de espaços reflexivos, dentre outros, viáveis à melhoria da formação e da
constituição do ser professor para a Educação Básica............ABSTRACT: This dissertational work is an investigation of the dilemmas in the initial formation process
and the constitution of the teacher for the Basic Education in the context of the Licenciatura
em Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí (UFPI). The research is linked to the line
of research Education, Teacher Forming and Pedagogical Practices of the Program of
Postgraduate Education (PPGED) and the Interdisciplinary Center for Research in Curriculum
Practices and Training Education Professionals (NIPPC), instances of UFPI. The issue in
question arises from the experience of the researcher, as a student and as a teacher of that
course when he observed dilemmas in Art teacher forming process that lacked systematic
studies on the teacher to be formed. Considering the above, arises of the matter-problem: how
experienced dilemmas in initial Visual Arts forming implicate on the constitution of the
teacher? The overall objective of the study was to analyze the training process in the course of
degree in Visual Arts UFPI, their dilemmas and implications for the constitution of the
teacher. And the following objectives: describe the dilemmas present in licensed formation
process in Visual Arts of UFPI; reflecting on the educational practices experienced in teacher
education in Licenciatura em Artes Visuais da UFPI; understand the initial forming process in
the Visual Arts UFPI and its implications in the formation of licensed for Basic Education.
Theoretically, the Visual Arts education is based on Barbosa (1998, 2002, 2010, 2015),
Coêlho (2003, 2008, 2013), Frange (2001; 2002), Hernández (2000, 2007); aspects of initial
formation and their dilemmas are anchored in Imbernón (2011), Garcia (1992, 1999), Nóvoa
(1992, 2002), Pimenta (2002, 2012), Zabalza (1994, 2004) among others. The qualitative
study is based on Gatti and André (2013), Flick (2009), González Rey (2010) and its main
tool for data collection narrative interview, according to Flick (2009) and Schultze (2013)
carried out the Licenciatura em Artes Visuais da UFPI. The selected participants were six
teachers formers at this Course. The organization of empirical data into categories and the
content analysis technique are based on Bardin (2011). With this research, we obtained
greater understanding of the training process within the Licenciatura em Artes Visuais da
UFPI, from the look of the teacher former. It was identified identity dilemmas, formative,
practical, experiential and conceptual concerning the constitution of the teacher, being
appointed by the subjects, especially the ambivalence in Course as well as overcoming actions
of these such as curriculum reform, adherence to initial training programs, continuing
education, among others that aim to improve the formation and constitution of the teacher for
Basic Education.