Abstract:
RESUMO: Este estudo trata dos problemas relacionados à aprendizagem da Língua Inglesa em uma
perspectiva psicossocial. O objetivo foi investigar o porquê do pouco interesse e da
pouca motivação em aprender a Língua Inglesa por parte dos alunos do Ensino
Fundamental da rede pública de Teresina-Piauí, por meio de uma análise comparativa
entre as redes pública e particular de ensino. Cogitou-se que determinados indicadores
sociais, como por exemplo, o nível socioeconômico e a disponibilidade de capital
cultural existente entre os alunos são fatores correlacionais que interferem no interesse e
na importância atribuída à aprendizagem do idioma. Para tanto, partiu-se do discurso de
alunos de 7ª série (rede pública e particular) para captar suas representações sociais
acerca da aprendizagem da Língua Inglesa, bem como suas expectativas, seus interesses
e os sentidos que atribuem àquele idioma em suas vidas. Adotou-se, como metodologia
de pesquisa, a abordagem quanti-qualitativa e a técnica de análise de conteúdo para os
procedimentos analíticos (BARDIN, 1977). A pesquisa envolveu 232 alunos e a coleta
de dados foi feita mediante a aplicação de questionário e entrevistas individuais. O
construto das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978) constituiu-se a base teórica
da investigação. Os resultados mostram que o cotidiano vivenciado pelos respondentes
e a disponibilidade de capital econômico e cultural contribuem para que suas
representações sociais acerca da Língua Inglesa, possuam conteúdos diferenciados. Tal
constatação permitiu compreender que os sujeitos das escolas pública e particular
demonstram interesse e atribuem importância específica à aprendizagem da Língua
Inglesa, decorrentes da relação estabelecida com o idioma no cotidiano de suas vidas e
que essas relações geram, conseqüentemente, interesses diferenciados em sala de aula.
Os sentidos e a importância que os sujeitos pesquisados atribuem à Língua Inglesa, em
suas vidas, orientam suas atitudes em sala de aula, o que, conseqüentemente, contribui
para interferir, de modo positivo ou negativo, na sua aprendizagem. Assim, em
decorrência de os sujeitos da rede pública pouco necessitarem utilizar a Língua Inglesa
no cotidiano de suas vidas, isto contribui para comprometer o interesse pelo idioma
Inglês, refletindo, portanto, na sua aprendizagem.
ABSTRACT: This study treats of the problems related to the learning of the English Language,
approached in a psychosocial perspective. The objective was to investigate the reason of
the little interest and of the little motivation in learning the English Language on the
part of the students from Teresina’s Primary Schools of the public system, through a
comparative analysis among the public and private schools teaching. It was cogitated
that certain social indicators, as for instance, the social and economic level and the
cultural capital availability existent among the subjects are correlated factors that
interfere in the interest and in the importance attributed to the learning of the idiom. For
so much, I began by the students of 7th series speech (public and private schools) to
capture their social representations elaborated concerning the learning of the English
Language, as well as, their expectations, interests and the senses that attribute the
language in their lives. It was adopted, as research methodology, the quanti-qualitative
approach and technique of content analysis for the analytical procedures (BARDIN,
1977). This research involved 232 students and the collection of data was made through
an application questionnaire and individual interviews. The construction of the Social
Representations (MOSCOVICI, 1978) was constituted by the theoretical base of this
investigation. These results show that the routine lived by the students and economic
and cultural capital availability contribute so that their elaborated social representations,
concerning the English Language, possess differentiated contents. Such verification
allowed to understand that the students of the public and private schools demonstrate
interest and they attribute specific importance to the learning of the English Language,
current of the established relationship with the language in the student’s lives routine
and that those relationships generate, therefore, differentiated interests in class room.
The senses and the importance that the researched subjects attribute to the English
Language in their lives, guide their attitudes in class room, which, consequently,
contribute to interfere in a positive or negative way in their learning. So, due to the
public schools students not so often need the using of the English Language in their
daily routine, this contributes to reduce the interest for the English Language,
contemplating, therefore, in their learning.