Abstract:
RESUMO: Sabendo da importância da escritora portuguesa Teolinda Gersão no panorama lusófono, no
âmbito do romance português contemporâneo, o propósito desta pesquisa é examinar de que
forma os personagens apreendem subjetivamente a paisagem portuguesa na obra A cidade de
Ulisses, publicada em 2011. Por se tratar de um romance que foi publicado após a Revolução
dos Cravos, ocorrida em Portugal no ano de 1974, buscamos privilegiar o posicionamento
crítico da autora, associando experiência e perspectiva imagética ao cenário cultural
português. Considerando reflexões teóricas pertinentes à Geografia Humanista Cultural, serão
trazidos à luz os conceitos de paisagem, espaço e lugar, privilegiando o enfoque cultural e
existencial que permeia a relação arquitetada entre sujeito e o seu entorno, quando da análise
espacial da cidade de Lisboa e da intimidade da casa. Desse modo, é possível perceber que o
labor poético de Teolinda Gersão, observando as suas peculiaridades literárias, vincula a
preocupação estética a um senso de consciência nacional, à medida que ela traz à tona, por
meio de seus escritos, um país em constante transformação e a compreensão das relações
sociais que são tecidas nesse contexto espacial. ABSTRACT: Having knowledge of the Teolinda Gersão‟s importance in the lusophone panorama, in the
scope of contemporary portuguese novel, the purpose of this research is to examine how the
characters perceive subjectively the p ortuguese landscape on the literary work titled A cidade
de Ulisses, published in 2011. Since this novel was published after the Carn ation Revolution
that took place in Portugal in 1974, we seek to focus on the critical position of the author,
associating experience and imagery perspective with the portuguese cultural scene.
Considering relevant theoretical reflections to Cultural Humanist Geography, the space, place
and landscape concepts will be brought in the light favoring the cultural and existential
approach that permeates the relationship architected between subject and his surrounding with
regard to the spatial analysis of Lisbon and intimacy of the house. Thereby, it is possible to
perceive that the Teolinda Gersão‟s poetic work, watching its literary peculiarities, links the
aesthetic concern to a national consciousness sense, as she brings out, through her writings, a
country in constant change and understanding of social relations that are structured in this
spatial context.