dc.contributor.author |
SILVA, Mônica Maria Santana e |
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dc.date.accessioned |
2017-07-06T16:43:06Z |
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dc.date.available |
2017-07-06T16:43:06Z |
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dc.date.issued |
2017-07-06 |
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dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/668 |
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dc.description |
Orientadora: Profa. Dra. Francisca Verônica Cavalcante. Examinadora externa: Profa. Dra. Viviane Pedrazzan (UESPI). Examinadora Interna: Profa. Dra. Maria Conceição Soares Meneses Lage. Suplente: Prof. Dr. Raimundo Nonato Ferreira. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
RESUMO: A presente pesquisa teve como objetivo principal entender como se dá a
compreensão das categorias Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial por
visitantes e funcionários do Museu do Piauí ―Casa de Odilon Nunes‖, localizado na
Praça Marechal Deodoro, S/N – Centro, em Teresina. A pesquisa respalda-se na
tentativa de dar maior visibilidade à fruição do museu e a sua importância histórica e
cultural. A análise teve como objetivos específicos o levantamento sobre as
características e peculiaridades do acervo do museu; Entender como é trabalhada a
educação patrimonial no Museu do Piauí ―Casa de Odilon Nunes‖ ; Fazer uma
análise dos conflitos existentes entre o museu e a paisagem do entorno. Como
referencial teórico metodológico foram considerados trabalhos etnográficos sobre o
tema e utilizados el ementos da Educação Patrimonial como os elaborados por
Grunberg (2007). Também foi de grande contribuição a correlação que Funari &
Golçalves (2008) e Silveira & Bezerra (2007) fazem entre Educação Patrimonial e
Arqueologia Pública. As concepções de Mauss (2003) sobre as trocas simbólicas e
fatos sociais totais também foram ponderadas. Durante a pesquisa houve um
diálogo com Gonçalves (1996, 2005), Abreu (2004, 2007) e Fernandes (2010) para a
discussão sobre Patrimônio Cultural. Autores como Abreu (1996) e Gonçalves
(2005) direcionam as abordagens sobre Antropologia dos Objetos e Museus. Silveira
(2009) foi de extrema importância na análise sobre a paisagem. O método
etnográfico e a observação participante servirão como suporte para a realização da
pesquisa. Foram realizadas, ainda, anotações no caderno de campo, entrevistas e
documentação fotográfica. A pesquisa espera ter contribuído para o alargamento do
discurso sobre Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial para a sociedade
piauiense, notadamente no Museu do Piauí Casa de Odilon Nunes. |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Museu |
pt_BR |
dc.subject |
Educação patrimonial |
pt_BR |
dc.subject |
Patrimônio cultural |
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dc.subject |
Museu - Piauí |
pt_BR |
dc.subject |
Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes |
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dc.title |
MUSEU DO PIAUÍ “CASA DE ODILON NUNES” EM TERESINA – PIAUÍ: um estudo antropológico sobre Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial |
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dc.type |
Preprint |
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