Abstract:
RESUMO: A temática cidade é abordada no Ensino de Geografia, está entrelaçada desde as séries iniciais
do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, sendo discutida de diferentes formas e
intensidades. Este trabalho tem por objetivo analisar as representações sociais de cidade pelos
alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais da zona rural de
Teresina-PI, e intenciona contribuir para uma melhor prática docente no cotidiano da sala de
aula sob a mediação do ensino de Geografia. Em particular, buscamos conhecer os aportes
teóricos que fundamentam a discussão da temática cidade, servindo-se das abordagens
realizadas no ensino de Geografia; caracterizar os aspectos conceituais da Teoria das
Representações Sociais desenvolvida pelo psicólogo social Serge Moscovici, em 1961 e como
complemento aplicar a teoria do Núcleo Central (NC) elaborada por Jean-Claude Abric e suas
singularidades; investigar a temática cidade nos livros didáticos e verificar como é realizada a
sua abordagem na prática docente; e identificar o conteúdo e a estrutura da representação
social de cidade construída pelos alunos do ensino fundamental no cotidiano. Baseando-se nas
definições iniciais, os procedimentos metodológicos adotados foram constituídos por
levantamento bibliográfico e de campo. As turmas que representaram a amostra para o
desenvolvimento dessa análise pertencem às Escolas Municipais: Conselheiro Saraiva (Rural
Norte), Hermelinda de Castro (Rural Leste), Areolino Leôncio da Silva (Rural Sudeste) João
Paulo I (Rural Sul) e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Rural Sul). Quanto à coleta de
dados em campo, utilizamos os seguintes instrumentos com os sujeitos da pesquisa: aplicação
de questionário, do Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), que foi aplicado junto aos
alunos, e uma entrevista semiestruturada aplicada junto aos professores. De posse dos dados
coletados em campo, fizemos as devidas análises, contamos com a ajuda da técnica de análise
de conteúdo, e a utilização do software EVOC para realizar o tratamento dos resultados de
maneira a serem significativos e válidos. Os livros didáticos de Geografia analisados
mostraram que a urbanização – tema que permite a abordagem da cidade – é neles
mencionado, porém, frequentemente sob um enfoque conceitual apenas e não apontado para o
lócus de vivência dos alunos. Os resultados desta pesquisa revelaram uma representação
social que veio corroborar com a hipótese central deste trabalho, na qual se imagina que a
representação social de cidade reproduzida no discurso dos alunos do Ensino Fundamental
pesquisados, esteja relacionado ao senso comum, ancoradas em concepções fragmentadas e
conteudistas, inibindo por vezes a capacidade de participação criativa acerca da produção do
conhecimento pelos sujeitos sociais. ABSTRACT: The theme city is covered in Geography Teaching, it is intertwined from the early grades of
elementary school through high school, being discussed in different ways and intensities. This
work aims to analyze city's social representations expressed in the speech of students in the
9th grade of elementary school in public schools from rural area of Teresina (Piaui state,
Brazil), and intends to contribute to a better teaching practice in the classroom everyday under
the mediation of geography education. In particular, we seek to know the theoretical
framework underlying the discussion of the thematic city, relying on approaches made in the
teaching of geography; characterize the conceptual aspects of the Social Representation
Theory developed by social psychologist Serge Moscovici in 1961 and in addition apply the
Central Nucleus Theory (CNT) developed by Jean-Claude Abric and its singularities;
investigate the thematic city in textbooks and understand how it is performed its approach in
teaching practice; and identify the contents and structure of city social representation built by
the elementary school students in daily life. Based on the initial settings, the methodological
procedures consisted of bibliographical and field research. The classes representing the
sample for the development of this analysis belong to the Municipal Schools: Coselheiro
Saraiva (Rural North), Hermelinda de Castro (Rural East), Areolino Leoncio da Silva (Rural
East) João Paulo I (Rural South) and Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Rural South). The
data collection in the field, we use the following instruments with the subjects: questionnaire,
from the Word Association Test (WAT) that was applied to the students, and a semi -structured interview applied with teachers. Having the data collected in the field, we made the
necessary analysis, we rely on the help of content analysis technique, and the use of EVOC
software to perform the processing of the results in order to be meaningful and valid.
Textbooks of Geography analyzed showed that urbanization - a theme that allows the
approach of the city - is mentioned in them, however, often in only a conceptual approach and
not pointed at the locus of experience of students. The results of this survey revealed a social
representation that corroborated with the central hypothesis of this work, in which he
imagines that the knowledge of the cit y social representation reproduced in the speech of
elementary school students in the city of Teresina, PI, is related to common sense, anchored in
fragmented and content oriented conceptions, sometimes inhibiting the ability of creative
participation on the production of knowledge by social subjects.