Abstract:
RESUMO:
No contexto das aprendizagens docentes, observa-se a valorização dos diversos espaços
formativos, sejam os de natureza formal ou informal. Reconhece-se que o processo de
formação docente deve ser contínuo, e deve contribuir para revitalizar o desenvolvimento
da prática pedagógica, evidenciando que as aprendizagens podem ser decorrentes de
diversas fontes, sejam elas internas ou externas. Nesse sentido, este trabalho objetiva
investigar as aprendizagens docentes produzidas pelos professores de Didática, do curso de
pedagogia da UESPI na sua trajetória profissional. Apresenta-se como questão central do
estudo: Que aprendizagens docentes os professores de Didática do curso de pedagogia da
UESPI têm produzido na sua trajetória profissional? Para subsidiar este estudo constituíramse
ainda algumas questões norteadoras: Quem é o professor que trabalha com a disciplina de
didática no curso de pedagogia da UESPI? Que concepção de Didática orienta a prática
pedagógica do professor de Didática da UESPI? Como se caracteriza a prática pedagógica
do professor de Didática da UESPI? Como ocorre o processo de construção das
aprendizagens docentes do professor de Didática no desenvolvimento de sua prática
pedagógica? O que os professores de Didática têm aprendido em sua trajetória profissional,
sobre o aprender/ensinar? Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo narrativa.
Participaram como interlocutores desta pesquisa 04 (quatro) professores de Didática que
ministram aula no curso de pedagogia da UESPI. Com relação aos instrumentos utilizados
para a produção dos dados destacamos o uso do questionário com o objetivo de traçar o
perfil profissional dos interlocutores, a entrevista semi-estruturada com o propósito de
aprofundar o nível de informações através do contato direto com os pesquisados, além de
oportunizar a produção de narrativas orais e o uso do memorial como um instrumento que
propiciou o registro ordenado de ideias que levaram os interlocutores a rememorarem seus
estudos e suas aprendizagens. Para a realização da atividade de interpretação e análise dos
dados, utilizamos o procedimento de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (1977);
Franco (2007) e Poirier; Clapepier-Valladon; Raybaut (1999). Vários autores contribuíram
significativamente na estruturação teórica deste trabalho, dos quais destacamos: Nóvoa
(1997); Tardif (2002); Marin (2003); Bolívar (2002); Imbernón (2002, 2009); Alarcão
(2000); Cordeiro (2009); Veiga (2005, 2008); Fávero e Tonieto (2010); André e Oliveira
(2009); Candau (2008, 2009); Pimenta (2000, 2007); Mizukami (2004, 2005, 2006); García
(1997, 1999); Cunha (1998, 2006); Souza (2006, 2008); Benjamin (1994); Nóvoa e Finger
(1998); Larrosa (1995), dentre outros que subsidiaram a construção do referencial teórico
que nos permitiu compreender o nosso objeto de estudo. Os dados produzidos foram
organizados a partir de eixos e indicadores de análises. Como resultado da pesquisa os dados
revelaram que, no tocante ao processo das aprendizagens docentes, os professores
reconheceram a prática pedagógica como potencializadora de aprendizagens, reconheceram
ser fundamental considerar a instituição escolar como um lócus de formação. Os relatos dos
professores, ao longo do processo investigativo, deixaram transparecer seus entendimentos
sobre a importância de valorizar as relações com seus pares no sentido de contribuir com o
processo de construção das aprendizagens docentes...................ABSTRACT: In the context of teacher learning, there is the value of different educational spaces, the nature
of formal or informal. Recognizing that the process of teacher training must be continuous,
and even help to revitalize the development of pedagogical practice, therefore shows that
learning can be derived from various sources to be they internal or external. Thus, this study
aims to investigate the learning produced by teachers teaching teachers, the pedagogy course
in the UESPI career. Featuring a central issue in the study: What teachers learning the
professors of pedagogy UESPI have produced in your career? To support this study consisted
still some questions: Who is the teacher who works with the discipline of teaching pedagogy
course in the UESPI? Conception of teaching that guides the practice of teacher education in
didactics UESPI? What about when the practice of teacher education in didactics UESPI? As
the construction process of learning the teacher of teachers teaching in the development of
their pedagogical practice? What teachers have learned from teaching in his career on the
learning / teaching? This is a qualitative survey of the type narrative. Participated as partners
in this research 04 (four) teachers who teach didactic lesson in the pedagogy course of UESPI.
With respect to the instruments used in compiling the data highlight the use of the
questionnaire in order to trace the professional profile of the speakers, the semi-structured in
order to deepen the level of information through direct contact with the respondents, and
chance the production of oral narratives and use the memorial as an instrument that facilitated
the orderly record of ideas that led the speakers recounted their studies and their learning. To
perform the activity of interpretation and analysis used the analysis procedure from the
perspective of content of Bardin (1977), Franco (2007) and Poirier; Clapepier-Valladon;
Raybaut (1999). Several authors have contributed significantly in the structuring of this
theoretical work, and highlight: Nóvoa (1997); Tardif (2002), Marin (2003), Bolívar (2002);
Imbernon (2002.2009); Alarcão (2000), Lamb (2009); Veiga (2005,2008); Favero; Tonieto
(2010), Andrew, Oliver (2009); Candau (2008, 2009), pepper (2000, 2007), Mizukami (2004,
2005, 2006), Garcia (1997, 1999) ; Cunha (1998, 2006), Souza (2006, 2008), Benjamin
(1994); Nóvoa; Finger (1998); Larrosa (1995) and others that supported the construction of
the theoretical framework that allowed us to understand the object of our study. The data
produced were organized from axes and indicators for analysis. As a result of the research
data revealed that for the process of learning teaching teachers recognized the educational
practice as an aggravator of learning, acknowledged that it was essential to consider the
institution of school as a locus of training. Reports from teachers throughout the investigative
process betrayed their understanding about the importance of enhancing relations with their
peers in helping with the construction process of learning teachers.