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RESUMO: Desde a antiguidade, o trançado de fibras persiste ultrapassando as barreiras do
tempo, e pode ser observado nos lugares, saberes, fazeres e usos das populações
indígenas, também tradicionais urbanas e rurais, perpetuado através das memórias, e
quando possível, dos elementos culturais específicos que impregnam os grupos aos
quais pertencem. A partir de tais considerações a presente pesquisa tem por objetivo
identificar como se processa a cadeia operatória do jacá, do quibano e da peneira,
produzidos por artesãos da cidade de Altos/PI através de parâmetros como a tecnologia,
a técnica de execução, matéria-prima, forma, função entre outros aspectos. A
problemática consiste em entender quais escolhas tecnológicas influenciam na
elaboração destes tipos de trançados, buscando identificar as singularidades e
regularidades presentes nas tradicionais e atuais. As pesquisas de campo realizaram-se
mais efetivamente a partir de novembro de 2014, reiniciando em janeiro de 2015 até a
segunda quinzena de outubro de 2015, semanalmente ou quinzenalmente, na cidade de
Altos e por três vezes no mercado central, que proporcionou a observação dos modos de
saber, fazer e usos dos trançados presentes no cotidiano desses grupos. O embasamento
teórico- metodológico está relacionado à discussão sobre patrimônio, etnoarqueologia e
conceitos, características e análises sobre o trançado de fibras, sob a perspectiva lançada
por Ribeiro (1985) e Silva (2000) além de outros aspectos antropológicos, culturais,
arqueológicos que possam enriquecer estas discussões. Sobre o Patrimônio, o objetivo é
ressaltar a importância do trançado de fibras como indicador cultural de grupos
humanos tanto em sepultamentos indígenas quanto em trançados produzidos por grupos
tradicionais urbanos e rurais como os artesãos de Altos/PI e que deve ser valorizado por
ainda estar presente no cotidiano de diversas sociedades. A etnoarqueologia surge
como uma “ponte” que permite analogias etnográficas como suporte para a
interpretação de dados provenientes de contextos arqueológicos através dos estudos dos
padrões, das relações sociais, da utilização do espaço de forma hierarquizada, entre
outros. Neste caso, os dados arqueológicos estão presentes na revisão bibliográfica
realizada para identificar trançados de fibras presentes em sítios arqueológicos do
Nordeste do Brasil, sendo que estes são identificados desde a pré-história em
sepultamentos, seja através da cultura material, seja através de dados etnográficos,
presentes em relatos de cronistas. A justificativa principal é que o trabalho pretende dar
a devida valoração e valorização ao trançado de fibras do Estado do Piauí. ABSTRACT: Since ancient times, the twisted fibers persists surpassing the barriers of time,
and can be observed in places, knowledge, doings and practices of indigenous peoples,
also urban and rural traditional, perpetuated through the memories, and when possible,
the specific cultural elements that permeate the groups they belong to. From these
considerations this research aims to identify how it handles the operational chain of
Jaca, the quibano and sieve produced by artisans of the city of Altos /PI by parameters
such as technology, performance technique, raw material, form, function and so on. The
issue is to understand which technological choices influence the development of these
types of twisted, trying to identify the singularities and regularities present in traditional
and current. Field trials were carried out more effectively from November 2014,
resuming in January 2015 until the second half of October 2015, weekly or fortnightly
in the town of Altos and three times in the central market, which provided notice ways
of knowing, doing and uses of twisted present in the daily life of these groups. The
theoretical- methodological foundation is related to the discussion of equity,
ethnoarchaeology and concepts, features and analysis on the twisted fibers from the
perspective launched by Ribeiro (1985) and Silva (2000), in addition to other
anthropological, cultural, archaeological aspects that could enrich these discussions.
About Heritage, the goal is to highlight the importance of braided fibers as a cultural
indicator of human groups in both indigenous burials as twisted-produced by urban and
rural traditional groups such as artisans Altos / IP and that should be valued by still
being present the daily life of many societies. The ethnoarchaeology emerges as a
"bridge" that allows ethnographic analogies as support for the interpretation of data
from archaeological contexts through the study of patterns of social relations, the use of
hierarchical form of space, among others. In this case, the archaeological data is present
in the literature review to identify fiber braided found in archaeological sites in
northeastern Brazil, and these are identified from pre-history in burials, either through
material culture, either through ethnographic data present in chroniclers reports. The
main reason is that the work aims to give proper valuation and appreciation to the State
of Piauí braided fibers. |
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