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RESUMO: O presente estudo é de natureza histórico-social, cujo objeto constitui-se da
trajetória histórica do Projeto Larga Escala no Estado do Piauí no período de 1982 a
1996. Tem como objetivos contextualizar as circunstânciasque antecederam a
criação do Projeto Larga Escala; descrever a história do Projeto Larga Escala no
Piauí no período de 1982 a 1996; discutir a criaçãodo Centro Formador de
Recursos Humanos no Piauí como escola de desenvolvimento da proposta
pedagógica do Projeto Larga Escala; analisar a proposta pedagógica do Projeto
Larga Escala para formação de recursos humanos de nível médio em enfermagem
no Piauí. Para dar sustentação teórica, foram utilizados os conceitos de história e
memória na perspectiva de Le Goff (2003) e Delgado (2010), como também nos
conceitos e métodos da história oral sob o ponto devista de Merhy e Holanda (2010)
e Meihy e Ribeiro (2011). A obtenção de dados foi baseada no método de pesquisa
da história oral e os dados foram provenientes de fontes primárias e secundárias. A
coleta dos dados foi realizada no período de janeiro a março de 2015 e teve como
fontes primárias os depoimentos orais de sete colaboradoras enfermeiras que
participaram do Projeto Larga Escala, na condição de professores e alunos, nos
cursos de formação pedagógica e formação profissional e que aceitaram participar
da pesquisa. As fontes secundárias foram constituídas por livros e artigos referentes
à temática, pertinentes ao contexto histórico, político e social da época. Os
resultados apontam que o Projeto Larga Escala foi desenvolvido no Estado do Piauí
sob influência de determinantes políticos, sociais,econômicos e históricos que
possibilitaram reflexões acerca dessa experiência na área de formação de recursos
humanos em enfermagem. Esta experiência resultou emum legado histórico de
integração, ensino e trabalho com perspectivas inclusivas e cidadãs com utilização
de métodos ativos nesse tipo de ensino, que serve de exemplo para a atual
discussão de formação de recursos humanos, principalmente em enfermagem, mas
também em outras áreas. Conclui-se que os avanços eretrocessos foram
características no processo de ensino de Enfermagemno Piauí, pois a implantação
do ensino formal ocorreu tardiamente tendo que enfrentar desafios que impediam
seu progresso e muitas vezes ocasionando o seu declínio. Tornou possível a
identificação e a contribuição de Enfermeiras Piauienses pioneiras na evolução
deste processo de ensino e aprendizagem da profissão, assim como a análise
histórica da instalação, estruturação e aperfeiçoamento do ensino médio e superior
de Enfermagem no Estado do Piauí. ABSTRACT: This historical and social nature study has as object the historical development of
“LargaEscala”Project in Piauí State – Brazil carried out between 1982 and 1996. It
aims to contextualize the circumstances leading up to the creation of
“LargaEscala”Project; to describe the “LargaEscala” Project history in Piauíin the
period between 1982 and 1996; to discuss the Human Resources Training Center
creation in Piauías educational school development proposal of “LargaEscala”
Project; to analyze the “LargaEscala” Project pedagogical proposal for training mid-level human resources in nursing in Piauí. The history and memory concepts have
been usedin the perspective of Le Goff (2003) and Delgado (2010), as well as the
concepts and methods of oral history from the pointof view of Merhy and Holland
(2010) and Meihy and Ribeiro (2011), to provide theoretical support. Data collection
was based on oral history research method and it came from primary and secondary
sources.Data collection was performed from January to March 2015 and it had as
primary sources oral testimonies from seven cooperating nurses who participated
in“LargaEscala”Project,on teachers or students condition in teacher training courses
and professional training who agreed to participatein the research.Secondary
sources were constituted by books and articles concerning to the topic and
appropriate to political, social and historical context.The results indicate that
“LargaEscala” Project was developed under the influence of political, social,
economic and historical determinants of Piauí Statethat allowed considerations
about this human resources training in nursing experience.This experience became a
historical legacy of integration, education and work with inclusive and citizen
perspectives with the use of active methods in thiskind of education, which
represents an example to the current discussion on human resource training, not
only in nursing, but also in other areas.It is concluded that advances and backwards
were characteristics in the nursing teaching process in Piauí, because the formal
education implementation occurred later having to face challenges that hindered their
progress and often causing their decline. It has made possible the identification and
contribution ofPiauí’s pioneer nurses on the evolution of teaching and learning
profession process, as well as historical analysis of installation, structuring and
improvement of nursing high school and university in Piauí State. |
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