Repositório Institucional da UFPI

HISTÓRIA E MEMÓRIA DO PROJETO LARGA ESCALA NO ESTADO DO PIAUÍ

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author ROCHA, Girzia Sammya Tajra
dc.date.accessioned 2017-06-29T14:10:55Z
dc.date.available 2017-06-29T14:10:55Z
dc.date.issued 2017-06-29
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/649
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes. Examinadora externa: Profa. Dra. Pós-Dr. Ana Angélica Ribeiro de Meneses e Rocha(UFBA). Examinadora interna: Profa. Dra. Telma Maria Evangelista de Araújo. Suplente: Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes Figueiredo. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O presente estudo é de natureza histórico-social, cujo objeto constitui-se da trajetória histórica do Projeto Larga Escala no Estado do Piauí no período de 1982 a 1996. Tem como objetivos contextualizar as circunstânciasque antecederam a criação do Projeto Larga Escala; descrever a história do Projeto Larga Escala no Piauí no período de 1982 a 1996; discutir a criaçãodo Centro Formador de Recursos Humanos no Piauí como escola de desenvolvimento da proposta pedagógica do Projeto Larga Escala; analisar a proposta pedagógica do Projeto Larga Escala para formação de recursos humanos de nível médio em enfermagem no Piauí. Para dar sustentação teórica, foram utilizados os conceitos de história e memória na perspectiva de Le Goff (2003) e Delgado (2010), como também nos conceitos e métodos da história oral sob o ponto devista de Merhy e Holanda (2010) e Meihy e Ribeiro (2011). A obtenção de dados foi baseada no método de pesquisa da história oral e os dados foram provenientes de fontes primárias e secundárias. A coleta dos dados foi realizada no período de janeiro a março de 2015 e teve como fontes primárias os depoimentos orais de sete colaboradoras enfermeiras que participaram do Projeto Larga Escala, na condição de professores e alunos, nos cursos de formação pedagógica e formação profissional e que aceitaram participar da pesquisa. As fontes secundárias foram constituídas por livros e artigos referentes à temática, pertinentes ao contexto histórico, político e social da época. Os resultados apontam que o Projeto Larga Escala foi desenvolvido no Estado do Piauí sob influência de determinantes políticos, sociais,econômicos e históricos que possibilitaram reflexões acerca dessa experiência na área de formação de recursos humanos em enfermagem. Esta experiência resultou emum legado histórico de integração, ensino e trabalho com perspectivas inclusivas e cidadãs com utilização de métodos ativos nesse tipo de ensino, que serve de exemplo para a atual discussão de formação de recursos humanos, principalmente em enfermagem, mas também em outras áreas. Conclui-se que os avanços eretrocessos foram características no processo de ensino de Enfermagemno Piauí, pois a implantação do ensino formal ocorreu tardiamente tendo que enfrentar desafios que impediam seu progresso e muitas vezes ocasionando o seu declínio. Tornou possível a identificação e a contribuição de Enfermeiras Piauienses pioneiras na evolução deste processo de ensino e aprendizagem da profissão, assim como a análise histórica da instalação, estruturação e aperfeiçoamento do ensino médio e superior de Enfermagem no Estado do Piauí. ABSTRACT: This historical and social nature study has as object the historical development of “LargaEscala”Project in Piauí State – Brazil carried out between 1982 and 1996. It aims to contextualize the circumstances leading up to the creation of “LargaEscala”Project; to describe the “LargaEscala” Project history in Piauíin the period between 1982 and 1996; to discuss the Human Resources Training Center creation in Piauías educational school development proposal of “LargaEscala” Project; to analyze the “LargaEscala” Project pedagogical proposal for training mid-level human resources in nursing in Piauí. The history and memory concepts have been usedin the perspective of Le Goff (2003) and Delgado (2010), as well as the concepts and methods of oral history from the pointof view of Merhy and Holland (2010) and Meihy and Ribeiro (2011), to provide theoretical support. Data collection was based on oral history research method and it came from primary and secondary sources.Data collection was performed from January to March 2015 and it had as primary sources oral testimonies from seven cooperating nurses who participated in“LargaEscala”Project,on teachers or students condition in teacher training courses and professional training who agreed to participatein the research.Secondary sources were constituted by books and articles concerning to the topic and appropriate to political, social and historical context.The results indicate that “LargaEscala” Project was developed under the influence of political, social, economic and historical determinants of Piauí Statethat allowed considerations about this human resources training in nursing experience.This experience became a historical legacy of integration, education and work with inclusive and citizen perspectives with the use of active methods in thiskind of education, which represents an example to the current discussion on human resource training, not only in nursing, but also in other areas.It is concluded that advances and backwards were characteristics in the nursing teaching process in Piauí, because the formal education implementation occurred later having to face challenges that hindered their progress and often causing their decline. It has made possible the identification and contribution ofPiauí’s pioneer nurses on the evolution of teaching and learning profession process, as well as historical analysis of installation, structuring and improvement of nursing high school and university in Piauí State. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História da enfermagem pt_BR
dc.subject Enfermagem - Educação profissionalizante pt_BR
dc.subject Educação em enfermagem pt_BR
dc.subject Nursing history pt_BR
dc.subject Nursing - College education pt_BR
dc.subject Nursing education pt_BR
dc.title HISTÓRIA E MEMÓRIA DO PROJETO LARGA ESCALA NO ESTADO DO PIAUÍ pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Enfermagem
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account