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MEMÓRIA E IDENTIDADE AFRO-AMERICANA EM NARRATIVE OF THE LIFE OF FREDERICK DOUGLASS, AN AMERICAN SLAVE, WRITTEN BY HIMSELF

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dc.contributor.author MENDES JUNIOR, Nilson Macêdo
dc.date.accessioned 2017-06-28T11:55:21Z
dc.date.available 2017-06-28T11:55:21Z
dc.date.issued 2017-06-28
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/641
dc.description Orientador: Prof. Dr. Sebastião Alves Teixeira Lopes. Examinador interno: Prof. Dr. Alcione Corrêa. Examinador externo: Prof. Dr. Francisco José Sampaio Melo (IFPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A memória e a identidade afro-americana do escritor Frederick Douglass é o objeto de estudo desta pesquisa. O texto utilizado como corpus da pesquisa é a autobiografia The Narrative of the Life of Frederick Douglass, An American Slave, Written by Himself (1845). A metodologia escolhida foi a pesquisa bibliográfica descritiva e qualitativa na área dos estudos culturais negros. As referencias principais foram lidas e depois os conceitos de identidade, memória e literatura foram aprofundados em leituras auxiliares para embasar as hipóteses levantadas pelo trabalho. Foram colhidas informações nos teóricos: Alfredo Bosi (1992), Édouard Glissant (2005), Elio Souza (2006; 2010; 2013), Franz Fanon (1967), Henri Bergson (1999), Homi Bhabha (2013), Jacques Le Goff (2003), Maurice Halbwachs (1990), Pierre Nora (1993), Stuart Hall (2013), Raymond Williams (1992), Roland Walter (2009), entre outros. Como resultados da pesquisa ressalta-se que a oralidade presente nas estórias contadas pelos griôs sofreram adaptações nas Américas, que é se baseando nessas narrativas orais que a memória coletiva da comunidade afro-americana é elaborada, que as memórias da infância escravizada de Douglass depois são colocadas na sua autobiografia e se tornam a expressão de uma coletividade, e por último, que identidade, memória e nacionalismo se intercomunicam para construir uma identidade étnica. ABSTRACT: The Afro-American identity of the writer Frederick Douglass is the aim of this research. The chosen corpus to develop it is his first autobiography called Narrative of the Life of Frederick Douglass, An American Slave, Written by Himself (1845). The chosen methodology was the descriptive and qualitative bibliographical research on the African-American Cultural Studies field. The main references were read, and after this, concepts like identity, memory and literature were deepen in necessary auxiliary reading to find enough theory approaches to support the hypothesis raised in this work. Information was collected in: Alfredo Bosi (1992), Édouard Glissant (2005), Elio Souza (2006; 2010; 2013), Franz Fanon (1967), Henri Bergson (1999), Homi Bhabha (2013), Jacques Le Goff (2003), Maurice Halbwachs (1990), Pierre Nora (1993), Stuart Hall (2013), Raymond Williams (1992), Roland Walter (2009), theories, among other thinkers. As research results highlight that orality present in the stories told by the griots were adapted in the Americas, which is based on these oral narratives that collective memory of the african-American community is prepared, the enslaved childhood memories of Douglass are then placed in his autobiography and become the expression of a collective, and finally, that identity, memory and nationalism intercommunicate to build an ethnic identity. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Frederick Douglass pt_BR
dc.subject Identidade Afro-americana pt_BR
dc.subject Narrativas escravas pt_BR
dc.subject Literatura negra pt_BR
dc.subject Afro-American identity pt_BR
dc.subject Slave narratives pt_BR
dc.subject Black literature pt_BR
dc.subject Literatura americana - Século XIX pt_BR
dc.title MEMÓRIA E IDENTIDADE AFRO-AMERICANA EM NARRATIVE OF THE LIFE OF FREDERICK DOUGLASS, AN AMERICAN SLAVE, WRITTEN BY HIMSELF pt_BR


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