Abstract:
RESUMO: A globalização das informações leva a uma demanda social crescente na capacidade dos
indivíduos em interpretar e analisar dados estatísticos apresentados em gráficos e tabe-las. Os conteúdos do bloco tratamento da informação permitem ao aluno desenvolver
habilidades de elaboração de hipóteses, capacidade de sintetizar informações, leitura e
interpretação de dados numéricos. Dessa forma, a adoção de técnicas pedagógicas que
promovam mudanças na forma de desenvolver o tema em sala de aula ganha importância.
Assim, este estudo propõe trabalhar uma abordagem do tratamento da informação no
ensino da Matemática, identificar aspectos conceituais da estatística e abordar práticas
de ensino-aprendizagem para o tratamento da informação, no âmbito da sala de aula, com
o objetivo de avaliar a aplicação de oficinas como ferramenta didática capaz de favorecer
a construção do conhecimento. Foi aplicado na turma do 6
o
ano da Escola Municipal
Ananias Murad e 7
o
ano da Escola Municipal Senador Archer, localizadas em Codó-MA,
três pré-testes, duas oficinas e três pós-testes sobre os conteúdos do bloco tratamento da
informação. Foi feito um relatório do desempenho dos alunos nas oficinas e compararam-se os resultados dos testes através de tabelas e gráficos para determinar se houve evolução
no desempenho dos alunos ao longo da metodologia aplicada. Também foi feito o teste de
hipótese de Student, para observações pareadas, a fim de determinar com mais precisão
se houve evolução no desempenho dos alunos entre os testes. ABSTRACT: The globalization of information leads to a growing social demand on the ability of in-dividuals to interpret and analyze statistical data presented in graphs and tables. The
contents of data processing block allow the student to develop scenario building skills,
ability to synthesize information, reading and interpretation of numerical data. Thus, the
adoption of pedagogical techniques that promote changes in the way of developing the
topic in the classroom becomes important. This study proposes an information processing
approach in teaching mathematics, identify conceptual aspects of statistics and to address
teaching and learning practices for handling information within the classroom, in order
to assess the implementation of workshops as a teaching tool able to promote the cons-truction of knowledge. Was applied to the class of the 6th year of the Municipal School
Ananias Murad and 7th year of the School Senator Archer, located in Codo-MA, three
pre-tests, two workshops and three post-tests on the contents of the treatment block infor-mation. It was made a report of the performance of students in workshops and compared
the test results through charts and graphs to determine whether there was an increase in
student performance throughout the methodology applied. It was also made the Student
hypothesis test for paired observations in order to more accurately determine if there was
an increase in student performance between tests.