Abstract:
RESUMO: Esta pesquisa se volta ao tema do artesanato ceramista e aos direitos culturais frente ao
Programa Lagoas do Norte (PLN), uma política pública de ampla intervenção urbanística na
zona norte de Teresina-PI. Focaliza a natureza dos diálogos entre essa política e os artesãos,
as artesãs do Poti Velho, pela ótica dos direitos culturais. O programa traz, no seu discurso,
objetivos relacionados à (re)vitalização ambiental, à (re)valorização, e à (re)urbanização da
zona norte da cidade onde se localiza o Poti Velho, apresentando-se como solução para os
problemas estruturais daquela região, atingindo diretamente 13 bairros. Neste cenário em
(re)construção, o Poti Velho, é um bairro com trajetória histórica na relação com a própria
origem da cidade, e importante participação no processo de sua urbanização, pela produção
oleira que ali se desenvolveu nos anos 1960. No bairro, o artesanato tem importância
econômica, social e cultural; entretanto, essa prática sofre intensas modificações, com as
intervenções que lá se processam. Daí se questionar como o PLN dialoga com direitos
culturais nesta comunidade ceramista, e se, quais mecanismos de participação popular são
garantidos. Os resultados, na perspectiva de artesãs e artesãos, revelam tensões, sobretudo, no
que tange à sua autodeterminação, assim como incertezas e indefinições quanto ao acesso à
matéria-prima, o barro, com interdição anunciada da sua extração. Do ponto de vista local,
esta situação ameaça a própria continuidade desse artesanato como marcador identitário do
Poti Velho. ABSTRACT: This research turns the craft theme potters and cultural rights across the North Lakes Program
(PLN), a public policy of large urban intervention in the north of Teresina-PI. Focuses on the
nature of the dialogue between this policy and craftsmen / craftswomen Poti Velho, from the
perspective of cultural rights. The program brings in his speech, objectives related to (re)
environmental vitalization, the (re) valuation, and (re) urbanization of the north of the city
where is the Poti Velho, presenting itself as a solution to the structural problems that region,
directly affected 13 districts. In this scenario (re) construction, Poti Velho, is a neighborhood
with historical trajectory in relation to the very origin of the city and important participation in
the process of urbanization, the pottery production that there has developed in the 1960s In
the neighborhood, the craft has economic, social and cultural importance, however, this
practice suffers intense changes with interventions that are processed there. Hence,
questioning how the PLN dialogue with cultural rights in this ceramist community, and what
public participation mechanisms are guaranteed. The results, from the perspective of artisans
and craftsmen, reveal tensions, especially with regard to self-determination, as well as
uncertainties and unknowns with regard to access to raw materials, the clay, with its ban
announced extraction. From the local point of view, this situation threatens the very
continuity of the craft as identity marker Poti Velho.