Abstract:
RESUMO: A discussão sobre a temática “Políticas Públicas de Juventude” teve forte influência dos
organismos internacionais, sobretudo, em princípios da década de 80, quando foi instituído o
Ano Internacional da Juventude, em 1985, pela ONU, reverberando como marco regulatório
na agenda nacional brasileira o ano de 2004, em que o Governo Federal instituiu um grupo
interministerial, na câmara de políticas sociais, para formulação de uma política nacional
destinada à juventude, sendo esta compreendida na legislação vigente como a população na
faixa etária entre 15 e 29 anos. Partindo-se do pressuposto de que as políticas públicas tratarão
de decisões de intervenção na realidade social, quer seja para efetuar investimento ou para
fazer simples intervenção administrativa ou burocrática, a presente dissertação teve como
objetivo analisar o processo de institucionalização da política pública de juventude a partir da
criação da Secretaria Municipal de Juventude (SEMJUV), na cidade de Teresina-PI, buscando
compreender as motivações da gênese da SEMJUV. Analisou-se o período das gestões de
2007 a 2012 da Secretaria, empreendendo uma base de análise pautada na formação da
agenda e no papel assumido pelo ente subnacional com viés na institucionalização da política.
No aporte metodológico, optou-se pelo estudo de caso que se beneficiou da análise de
conteúdo e da análise de discurso, sendo, este, conduzido por meio de entrevistas em
profundidade com os gestores do referido período e aquele, através da investigação
documental extraída dos relatórios anuais de gestão e legislações específicas referentes à
matéria, justificando tal estudo aprofundado, no panorama local, motivado pela incipiência de
tal discussão em âmbito nacional. Tendo sido analisada a política pública pelo referencial
teórico do neoinstitucionalismo e do modelo de análise de políticas públicas do Bo Rothstein
(1998), em que pôde ser inferida uma compreensão em torno do desenho, da organização e da
legitimidade da política de juventude. Dentre as conclusões, extraiu-se que a gênese da
SEMJUV teve uma colisão de interesses, sobretudo, de ordem político-partidária e, que,
embora tendo transitado por distintas gestões, no curto tempo analisado, assumiu legitimidade
ao que se refere à arena da formulação e implementação, e, ao status de ator institucional
estratégico para articulação intersetorial no que tange às políticas públicas de juventude no
município de Teresina, Estado do Piauí..................ABSTRACT: The discussion on the theme "Youth Public Policy" had a strong influence of international
organizations, especially from the 80's, when it was established the International Youth Year
in 1985 by the UN; reverberating as regulatory framework in the Brazilian national agenda,
the year 2004, where the Federal Government established an inter-ministerial group, the
chamber of social policies, to formulate a national policy aimed at youth. Youth this, included
in the current legislation as the population aged between 15 and 29 years. Starting from the
assumption that public policies address will be intervention decisions in social reality whether
to make investment or purely administrative or bureaucratic intervention, this thesis was to
analyze the process of institutionalization of public policy youth from the creation of the
Municipal Youth (SEMJUV) in the city of Teresina, PI, trying to understand the motivations
of the genesis of SEMJUV. We analyzed the period from 2007 to 2012 efforts of the
Secretariat, undertaking an analysis based guided in shaping the agenda and the role played by
sub-national entity from the political institutionalization of bias. On the methodological
approach, we opted for the case study that benefited from the content analysis and discourse
analysis, and this, from in-depth interviews with managers of that period and to that
conducted through desk research from that of annual management reports and specific laws
concerning the matter, justifying such depth study on the local landscape, motivated by the
paucity of such a discussion at the national level. Having analyzed the public policy from the
theoretical framework of neo-institutionalism and policy analysis model Bo Rothstein (1998),
in which it might be inferred an understanding over the design, organization and youth policy
legitimacy. The conclusion extracted the genesis of SEMJUV had a collision of interests
above all party-political order, which, while having passed through different administrations,
in the short time analysis, assumed legitimacy to respect the arena formulation and
implementation, and strategic institutional actor status for intersectoral coordination in
relation to youth public policy in the city of Teresina, Piauí State.