Abstract:
RESUMO:
Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender a relação entre as práticas das professoras e a construção de saberes docentes nas escolas municipais de Teresina-PI, considerando o currículo como espaço de participação. Partindo do seguinte questionamento: qual a relação do currículo enquanto espaço de participação e a prática dos professores na construção dos saberes docente nas escolas municipais de Teresina? Partimos do pressuposto de que nas escolas a participação dos professores na construção e operacionalização do currículo é imprescindível para efetivação deste instrumento no processo de ensino e aprendizagem no espaço escolar. Para tanto, focalizamos neste trabalho, os estudos no campo do currículo, dos saberes docentes e da formação de professores, fundamentados por Silva (2007), Lopes e Macedo (2011), Tardif, (2002), Giesta (2001), Pacheco (1999), entre outros. A metodologia está fundamentada pela Etnometodologia e Etnografia com base em Coulon (1995), Garfinkel (2006), Geertz (2013), Malinowski (1978), e outros. A construção deste estudo parte do cotidiano de duas professoras, em duas escolas municipais de Teresina-PI, com suas práticas nas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental. Os instrumentos de coleta de dados foram construídos pela entrevista narrativa Benjamin (2012); a observação participante - Angrosino (2009); e o diário de campo - Zabalza(1994). Apresentamos os resultados das análises a descrição etnográfica do campo empírico, as narrativas e práticas desveladas das professoras em sala de aula na perspectiva da formação de professores, saberes e prática docente implicados no currículo e deste como espaço de participação na escola considerando a finalidade de compreender através das práticas das professoras em sala de aula sua participação na construção no currículo e saberes docente tornando a escola um espaço em que todos devem participar da construção do currículo. A análise dos dados nos revelou que a participação das professoras no currículo da escola é prejudicada pela operacionalização do Programa IAB nas turmas do 1º ano do ensino fundamental, pois as professoras ao seguirem o planejamento do programa abrem mão da autonomia que ambas possuem de construir um currículo dentro da realidade da escola. Os dados expressaram, ainda, que os saberes docentes são construídos por meio das experiências vivenciadas em sala de aula...................ABSTRACT: This research has as general objective to understand the relation between the practices of the teachers and the construction of teaching knowledge in the municipal schools of Teresina-PI, considering the curriculum as a space of participation. Starting from the following question: what is the relation of the curriculum as a space of participation and the practice of teachers in the construction of the teaching knowledge in the municipal schools of Teresina? In order to understand the curriculum as a space for participation in school, we assume that in schools the participation of teachers in the construction and operationalization of the curriculum is essential for the effectiveness of this instrument in the teaching and learning process in the school space. Therefore, we focus on this work the studies in the field of curriculum, teacher knowledge and teacher training grounded by Silva (2007); Lopes and Macedo (2011) Tardif (2002); Giesta (2001); Pacheco (1999); among others. The methodology is based on Ethnomethodology and Ethnography Coulon (1995); Garfinkel (2006); Geertz (2013); Malinowski (1978); and others. The construction of this study is part of the daily life of two teachers in two municipal schools in Teresina-PI with their practices in the 1st grade classes of Elementary School. The instruments of data analysis were constructed by narrative interview Benjamin (2012); The participant observation - Angrosino (2009); And the field diary - Zabalza (1994). We present the results of the analysis of the ethnographic description of the empirical field, the narratives and practices revealed by the teachers in the classroom in the perspective of teacher training, knowledge and teaching practice implied in the curriculum and of this as participation space in the school considering the purpose of understanding Through the practices of teachers in the classroom their participation in the construction in the curriculum and teacher knowledge making the school a space where everyone should participate in the construction of the curriculum. The analysis of the data revealed that the participation of the teachers in the curriculum of the school is hampered by the operationalization of the IAB Program in the classes of the first year of elementary education, because the teachers, following the planning of the program, give up the autonomy that both have to construct a Curriculum within the reality of the school. The data also expressed that the teaching knowledge is built through the experiences lived in the classroom.