Repositório Institucional da UFPI

UNIVERSO DA FÍSICA - ELETROMAGNETISMO: uma proposta lúdica para um aprendizado significativo em física no ensino médio

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author QUARTO, Renato Cesar de Carvalho
dc.date.accessioned 2017-06-09T13:09:40Z
dc.date.available 2017-06-09T13:09:40Z
dc.date.issued 2017-06-09
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/608
dc.description Orientador: Prof. Dr. Renato Germano Reis Nunes. Examinadora interna: Profa. Dra. Claudia Adriana de Sousa Melo. Orientador externo: Prof. Dr. Antonio de Macedo Filho. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Esse trabalho tem o objetivo de produzir um material didático lúdico potencialmente significativo que facilite o estudo e forneça aos alunos uma nova fonte de conhecimento, e desse modo possa contribuir para o aprendizado dos mesmos. Esse material consiste em um jogo de perguntas e respostas relacionadas com o conteúdo de eletromagnetismo, esse jogo será confeccionado em formato de aplicativo para smartphones e tablets que utilizem o sistema operacional Android. As questões utilizadas no aplicativo foram selecionadas em níveis de complexidade, de modo a gerar um aprendizado significativo nos alunos - metodologia de ensino advinda da Teoria da Aprendizagem significativa de David Paul Ausubel. No período de abril a junho de 2016 foi realizada a pesquisa com os professores e alunos da rede Pública (Escolas Estaduais e Federais) e da Rede Privada do estado do Piauí, momento em que o jogo ”Universo da Física- Eletromagnetismo`` foi instalado nos celulares dos professores e foi entregue o questionário que abordam apreensão dos conteúdos, a eficiência do jogo no aprendizados dos alunos e a praticidade e viabilidade desse produto educacional. O questionário destinado aos discentes foi respondido no mês de Maio, após a realização da partida. Para finalizar essa investigação foi realizado um tratamento estatístico com os dados coletados e a partir desses dados notou-se que a maioria dos professores consideraram o jogo de fácil manipulação e que pode contribuir de maneira significativa para um aprendizado efetivo dos alunos. Os alunos, em sua maioria, consideraram o jogo divertido e de fácil instalação. ABSTRACT: This work aims to produce a potentially significant playful courseware to facilitate the study and provide students with a new source of knowledge, and thus can contribute to the learning of them. This material consists of a set of questions and answers related to the content of electromagnetism, this game will be made in application format for smartphones and tablets that use the Android operating system. The questions used in the application were selected in levels of complexity, in order to generate a significant learning in students - teaching methodology arising from the significant Learning Theory of David Paul Ausubel. From April to June 2016 was carried out the research with teachers and students of the Public Network (State and Federal Schools) and the State of Piauí Private Network, at which time the game "Universe of physically Eletromagnetismo`` was installed in cell teachers and was given the questionnaire dealing seizure of the contents, the efficiency of the game in the learning of the students and the practicality and feasibility of this educational product. The questionnaire for students was completed in May, after the completion of the match. Finally this research was carried out statistical analysis with the data collected and from these data it was noted that most teachers considered the game easy to handle and can contribute significantly to an effective student learning. Students, mostly considered fun and easy to install game. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Física – Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino – Jogos didáticos pt_BR
dc.subject Jogo digital educacional pt_BR
dc.subject Digital educational game pt_BR
dc.title UNIVERSO DA FÍSICA - ELETROMAGNETISMO: uma proposta lúdica para um aprendizado significativo em física no ensino médio pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account