Abstract:
RESUMO: Esse trabalho tem o objetivo de produzir um material didático lúdico potencialmente
significativo que facilite o estudo e forneça aos alunos uma nova fonte de
conhecimento, e desse modo possa contribuir para o aprendizado dos mesmos. Esse
material consiste em um jogo de perguntas e respostas relacionadas com o conteúdo de
eletromagnetismo, esse jogo será confeccionado em formato de aplicativo para
smartphones e tablets que utilizem o sistema operacional Android. As questões
utilizadas no aplicativo foram selecionadas em níveis de complexidade, de modo a gerar
um aprendizado significativo nos alunos - metodologia de ensino advinda da Teoria da
Aprendizagem significativa de David Paul Ausubel. No período de abril a junho de
2016 foi realizada a pesquisa com os professores e alunos da rede Pública (Escolas
Estaduais e Federais) e da Rede Privada do estado do Piauí, momento em que o jogo
”Universo da Física- Eletromagnetismo`` foi instalado nos celulares dos professores e
foi entregue o questionário que abordam apreensão dos conteúdos, a eficiência do jogo
no aprendizados dos alunos e a praticidade e viabilidade desse produto educacional. O
questionário destinado aos discentes foi respondido no mês de Maio, após a realização
da partida. Para finalizar essa investigação foi realizado um tratamento estatístico com
os dados coletados e a partir desses dados notou-se que a maioria dos professores
consideraram o jogo de fácil manipulação e que pode contribuir de maneira significativa
para um aprendizado efetivo dos alunos. Os alunos, em sua maioria, consideraram o
jogo divertido e de fácil instalação. ABSTRACT: This work aims to produce a potentially significant playful courseware to facilitate the
study and provide students with a new source of knowledge, and thus can contribute to
the learning of them. This material consists of a set of questions and answers related to
the content of electromagnetism, this game will be made in application format for
smartphones and tablets that use the Android operating system. The questions used in
the application were selected in levels of complexity, in order to generate a significant
learning in students - teaching methodology arising from the significant Learning
Theory of David Paul Ausubel. From April to June 2016 was carried out the research
with teachers and students of the Public Network (State and Federal Schools) and the
State of Piauí Private Network, at which time the game "Universe of physically
Eletromagnetismo`` was installed in cell teachers and was given the questionnaire
dealing seizure of the contents, the efficiency of the game in the learning of the students
and the practicality and feasibility of this educational product. The questionnaire for
students was completed in May, after the completion of the match. Finally this research
was carried out statistical analysis with the data collected and from these data it was
noted that most teachers considered the game easy to handle and can contribute
significantly to an effective student learning. Students, mostly considered fun and easy
to install game.