dc.description.abstract |
RESUMO: Este trabalho tem interesse no ensino conceitual de Vetores com uso do Geogebra para
alunos do primeiro ano do ensino m edio, pois trata-se de um assunto que apresenta uma
simbologia carregada para os alunos deste n vel de ensino. Por um lado temos as pesquisas
que estudam as di culdades apresentadas para aprendizagem deste conte udo, dos entraves
para assimilar os conceitos desse objeto matem atico e principalmente para fazer convers~oes
das representa c~oes desse objeto. Por outro lado, pesquisas recentes orientam para a
utiliza c~ao deste conte udo na disciplina de Matem atica, e n~ao somente na disciplina de
F sica como ocorre atualmente. Dessa forma, elaboramos uma Sequ^encia de Ensino para
ser aplicada aos alunos do primeiro ano do Ensino M edio. Nos orientamos na an alise
preliminar e na an alise a priori, etapas iniciais da Engenharia Did atica como metodologia
de Pesquisa. Como referencial te orico utilizamos a Teoria das Representa c~oes Semi oticas
e a Sequ^encia Fedathi como metodologia de Ensino.................ABSTRACT: This work has the interest in the conceptual teaching of Vectors using Geogebra for High
School students, because it is a subject that presents a loaded symbology for students of
this education level .On the one hand we have the researches that study the di culties
presented to learn this content, the obstacles to assimilate the concepts of this mathematical
object and mainly to make conversions of the representations of this object. On
the other hand, recent research has guided to the use of this content in Mathematics, not
only in Physics as it currently occurs. In this way, we elaborated a Teaching Sequence
to be applied to High School students. We focus on the preliminary analysis and a priori
analysis, initial stages of Didactic Engineering as Research methodology. As a theoretical
reference, we use the Semiotic Representation Theory and the Fedathi Sequence as
teaching methodology. |
pt_BR |