Repositório Institucional da UFPI

ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO DE VETORES POR MEIO DA SEQUÊNCIA FEDATHI E EXPLORAÇÃO DE SUAS REPRESENTAÇÕES COM USO DO GEOGEBRA

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author LUCAS, César Marcos do Nascimento
dc.date.accessioned 2017-06-08T14:23:40Z
dc.date.available 2017-06-08T14:23:40Z
dc.date.issued 2017-06-08
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/604
dc.description Orientador: Prof. Msc. Marcelo de Oliveira Rego. Membro Interno: Prof. Dr. Paulo Sérgio Marques dos Santos. Membro Externo: Prof. Dr. Weslay Vieira de Araújo (IFPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Este trabalho tem interesse no ensino conceitual de Vetores com uso do Geogebra para alunos do primeiro ano do ensino m edio, pois trata-se de um assunto que apresenta uma simbologia carregada para os alunos deste n vel de ensino. Por um lado temos as pesquisas que estudam as di culdades apresentadas para aprendizagem deste conte udo, dos entraves para assimilar os conceitos desse objeto matem atico e principalmente para fazer convers~oes das representa c~oes desse objeto. Por outro lado, pesquisas recentes orientam para a utiliza c~ao deste conte udo na disciplina de Matem atica, e n~ao somente na disciplina de F sica como ocorre atualmente. Dessa forma, elaboramos uma Sequ^encia de Ensino para ser aplicada aos alunos do primeiro ano do Ensino M edio. Nos orientamos na an alise preliminar e na an alise a priori, etapas iniciais da Engenharia Did atica como metodologia de Pesquisa. Como referencial te orico utilizamos a Teoria das Representa c~oes Semi oticas e a Sequ^encia Fedathi como metodologia de Ensino.................ABSTRACT: This work has the interest in the conceptual teaching of Vectors using Geogebra for High School students, because it is a subject that presents a loaded symbology for students of this education level .On the one hand we have the researches that study the di culties presented to learn this content, the obstacles to assimilate the concepts of this mathematical object and mainly to make conversions of the representations of this object. On the other hand, recent research has guided to the use of this content in Mathematics, not only in Physics as it currently occurs. In this way, we elaborated a Teaching Sequence to be applied to High School students. We focus on the preliminary analysis and a priori analysis, initial stages of Didactic Engineering as Research methodology. As a theoretical reference, we use the Semiotic Representation Theory and the Fedathi Sequence as teaching methodology. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Vetores pt_BR
dc.subject Geogebra pt_BR
dc.subject Math`s teaching pt_BR
dc.subject Vectors pt_BR
dc.title ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO DE VETORES POR MEIO DA SEQUÊNCIA FEDATHI E EXPLORAÇÃO DE SUAS REPRESENTAÇÕES COM USO DO GEOGEBRA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account