Abstract:
RESUMO: A Eletricidade é um dos ramos da Física explorado, de forma tímida, no 9º ano do ensino fundamental e um pouco mais aprofundado na 3ª série do ensino médio de escolas públicas brasileiras. Nestas, dificilmente se trabalha todo o conteúdo da série. Muitos alunos têm dificuldade para conceber que a corrente elétrica é o movimento de cargas elétricas em um fio e os efeitos causados por ela nos dispositivos elétricos. Essas dificuldades aparecem, em diferentes situações, entre estudantes de escolas públicas e pouco em escolas particulares. A maioria dos alunos parece imaginar que a eletricidade só existe quando uma lâmpada acende ou quando um aparelho elétrico é ligado. Nesta dissertação, verificamos as dificuldades encontradas pelos alunos do ensino médio em uma escola pública de Teresina, e propomos o uso das Tecnologias da Informação e comunicação (TICs) com um Manual de Atividades com o uso de aparelhos celulares e tablets que pode facilitar o ensino de Física em eletricidade. As atividades foram propostas em uma sequência lógica de conteúdos nas quais, após os alunos terem instalado os aplicativos em seus celulares, puderam manuseá-los e construir os circuitos experimentais propostos, cada uma das quais foi iniciada com a apresentação aos alunos de roteiros de atividades e propostas de atividades. As atividades contemplam o uso de quatro aplicativos para serem usados em celulares que contém o programa ANDROID ou IOS. Os programas usados são os aplicativos EVERY CIRCUIT, ELECTRODROID, CIRCUIT JAM e ELECTRIC CIRCUIT. A sistematização e discussão dos experimentos e seus resultados através das respostas às questões revelam as diferentes noções sobre eletricidade que foram aprendidas pelos estudantes. As atividades são realizadas para determinar como funcionam e como agem os elementos de um circuito elétrico, qual tipo de ligação deve ser realizada e quais das noções apresentadas estão de acordo com o funcionamento de um circuito elétrico. O método utilizado para investigar os resultados é simples e pode ser usado sem internet e sem o uso de laboratórios de computação, o trabalho desenvolvido é didático-interativo e permite que as atividades sejam realizadas em praticamente qualquer lugar. No final das atividades, fazemos a discussão dos resultados experimentais e comparação com as expectativas dos alunos. O trabalho em sala com o aparelho celular confronta-se com as ideias de alguns educadores, mas torna-se uma importante ferramenta para o aprendizado de Física e consolidação de conceitos sobre a eletricidade. As atividades foram aplicadas em uma escola do ensino médio, e os resultados observados e as importantes observações dessa experiência tecnológica preliminar são aqui relatadas....................ABSTRACT: The Electricity is one of the branches of Physics exploited in a timid manner, in the ninth year of high school and a little more deep in the twelfth year of high public schools. These one, they hardly work all the content of the series. Many students have difficult to get that electric current is a movement of electric charges in one string and its effects caused by electric charge on the electric devices. These difficulties appear in different situations, among students of public schools and few one in private schools. The majority of students seem to imagine that electricity only exists when a lamp lights on or when an electric set is turned on. In this paper, we analyzed the difficulties found by students in the high school in a public school of Teresina and we propose the use of Information and Communication Technologies (ICTs) with an Activity Guide with use of mobile and tablets apps that it can facilitate the Physics teaching in electricity. The activities were proposed in a logical sequence of content in which after the students got download the apps in their mobiles, they could use them and construct the experimental circuits proposed, each one of what it began with the presentation to students of the scripts and proposed activities. The activities include the use of four apps for be used in mobiles that have ANDROID or IOS programs. The used programs are EVERY CIRCUIT, ELECTRODROID, CIRCUIT JAM and ELECTRIC CIRCUIT apps. The systematization and discussion of experiments and their results through the answers to questions gave different notions about electricity that they were learned by students. The activities were done to determine how they function and how they act elements of circuit electric, what type of link must be done and what present notions are exactly the same ways of electric circuit. The method used to investigate the results is simple and it can be used without internet and without use of computer labs, the developed work is interactive-didactic one and it allowed that activities can be done in almost everywhere. In the end of activities, we did discussion with experimental results and we compared with the students’ expectations. Classroom work with mobile faced with ideas of some scholars, but it becomes an important tool for Physics learning and it consolidates of concepts about electricity. The activities were applied in one school of High school and observed results and important observations of this preliminary technological experience are here described.