Abstract:
RESUMO:
Este trabalho tem como objeto de estudo o percurso formativo de professores da Educação do Campo na produção dos saberes da cultura camponesa valorizados na prática pedagógica. A pesquisa partiu da tese de que os professores da Educação do Campo, em seu percurso formativo, produzem saberes da cultura camponesa valorizados nas práticas pedagógicas, pressupondo as singularidades que os identificam como pessoas de conhecimentos e de cultura própria. A investigação utilizou a pesquisa qualitativa em educação com um estudo de caso do tipo etnográfico, tendo como locus a Escola Família Agrícola (EFA) Soinho que trabalha com a metodologia da Pedagogia da Alternância; e, como partícipes, dez professores. O estudo tem como objetivo geral: investigar o percurso formativo de professores da Educação do Campo na produção e na valorização dos saberes da cultura camponesa na prática pedagógica. Os instrumentos para a construção dos dados foram: questionário de perfil, observação participante com o uso do diário de campo, memorial de formação e entrevista semiestruturada. O apoio teórico tem base nos seguintes autores: a) Educação do Campo e formação de professores do campo: Arroyo (2004, 2009, 2012), Arroyo, Caldart e Molina (2009), Caldart (2004, 2009, 2012); b) Saberes, saberes da cultura camponesa e prática pedagógica: Arroyo (2012), Caldart (2004), Franco (2006, 2012), Jesus (2011), Souza (2009), Tardif (2002); c) Estudo de caso do tipo etnográfico: André (1995, 2008), Angrosino (2009), Macedo (2010); d) Técnica da análise de conteúdo: Bardin (1977), Franco (2007); e nos documentos oficiais: Brasil (1988, 1996, 2002, 2008, 2010, 2015). A pesquisa constatou que o percurso formativo de professores da Educação do Campo se constitui em um processo contínuo, desenvolvendo-se no movimento entre a formação acadêmica (licenciatura e/ou bacharelado) e o exercício da prática pedagógica. As análises, mediante as categorias empíricas – Formação do professor nas especificidades do campo e os princípios norteadores; e Saberes camponeses e as possibilidades de produção na prática pedagógica –, evidenciam que a formação do professor da Educação do Campo traz desafios em relação ao ensino no campo e acontece a partir do desenvolvimento da prática pedagógica, vislumbrando a construção de aprendizagens teóricas e metodológicas necessárias para trabalhar na escola do campo, na busca de realizar um ensino pautado na diversidade sociocultural dos camponeses. Na prática pedagógica na EFA, os professores, no uso dos instrumentos da Pedagogia da Alternância, articulam os saberes dessa formação aos dos camponeses, conhecimento científico e conhecimento popular, o que possibilita a produção de saberes da cultura camponesa e o desenvolvimento de prática pedagógica contextualizada da realidade escolar à realidade do campo na perspectiva de formação integral do aluno, que suscita a necessidade de formação diferenciada em teorias, saberes, metodologias, programas curriculares, pensada e pautada no cotidiano dos camponeses como protagonistas para a construção de uma nova identidade profissional. O resultado confirma a proposição da tese de que os professores do campo, em seu percurso formativo, produzem saberes da cultura camponesa que são valorizados nas práticas pedagógicas, pressupondo as singularidades que identificam os camponeses como pessoas de conhecimentos e de cultura própria.................ABSTRACT:
The study object of this work is the Peasant Education teachers training in the production of the peasant culture knowledge valued in the pedagogical practice. The research started from the thesis that the Peasant Education teachers, in their training course, produce peasant culture knowledge valued in the pedagogical practices, presupposing the singularities that identify them as people of own knowledge and culture. The investigation used the qualitative research in education from of the ethnographic type with a case study, having as a locus the Família Agrícola Soinho School (EFA) that works with the Alternation Pedagogy methodology; and, as participants, ten teachers. The study main objective is to investigate the peasant education teachers training in the production and appreciation of the peasant culture knowledge in pedagogical practice. The instruments for data construction were: profile questionnaire, participant observation with the use of the field diary, training memorial and semi-structured interview. The theoretical support is based on the following authors: a) Peasant Education and peasant teachers training: Arroyo (2004, 2009, 2012), Arroyo, Caldart and Molina (2009), Arruda and Brito (2009, 2012); B) Knowledge, peasant culture knowledge and pedagogical practice: Arroyo (2012), Caldart (2004), Franco (2006, 2012), Jesus (2011), Souza (2009), Tardif (2002); C) of the ethnographic type case study: André (1995, 2008), Angrosino (2009), Macedo (2010); D) Technique of content analysis: Bardin (1977), Franco (2007); and in the official documents: Brazil (1988, 1996, 2002, 2008, 2010, 2015). The research found that the peasant education teachers training is an continuous process, developing in the movement between academic (undergraduate teacher training and/or baccalaureate) and in the effective pedagogical practice exercise. The analyzes, through the empirical categories - Teacher training in the peasant specificities and guiding principles; and peasants knowledge and the production possibilities in pedagogical practice -, show that the peasant education teachers training presents challenges in relation to teaching in the rural areas and happens from the pedagogical practice development, aiming the necessary theoretical and methodological learning construction to work in the peasant school, in the search to perform a teaching based on the peasants socio-cultural diversity. In the pedagogical practice at EFA, teachers, in the use of Alternation Pedagogy instruments, articulate the training knowledge to the peasants, scientific knowledge and popular knowledge, which enables the peasant culture knowledge production and the contextualized pedagogical practice development of school reality to the peasant reality in the student integral formation perspective, which raises the need for differentiated training in theories, knowledges, methodologies, curricular programs, thought and guided in the day by day of the peasants as protagonists of new professional identity construction. The result confirms the thesis proposition that the teachers from rural areas, in their training course, produce peasant culture knowledge that are valued in the pedagogical practices, presupposing the singularities that identify the peasants as people of own knowledge and culture....................RESUMEN:
Este trabajo tiene como objeto de estudio el camino formativo de los profesores de Educación del Campo en la producción de los saberes de la cultura campesina valorados en la práctica pedagógica. La investigación provino de la tesis de que los maestros de la Educación del Campo, en su itinerario formativo, producen sepas de la cultura campesina valorados en las prácticas pedagógicas, presuponiendo las singularidades que los identifican como personas de conocimientos y de cultura propia. La investigación utilizó la pesquisa cualitativa en educación en el tipo etnografico con un estudio de caso, teniendo cómo lócus la Escuela Familia Agrícola (EFA) Soinho que trabaja con la metodología de la Pedagogía de la Alternancia; y como participantes, diez professores. El estudio tiene como objetivo general: investigar el camino formativo de profesores de la Educación del Campo en la producción y en la valorización de los saberes de la cultura campesina en la práctica pedagógica. Los instrumentos para la construcción de los datos fueron: cuestionario de perfil, observación participante usando el diario del campo, memorial de formación y entrevista semiestruturada. El apoyo teórico tiene base en los siguientes autores: a) Educación del Campo y formación de profesores del campo: Arroyo (2004, 2009, 2012), Arroyo, Caldart e Molina (2009), Arruda e Brito (2009), Caldart (2004, 2009, 2012); b) Sepas, saberes de la cultura campesina y práctica pedagógica: Arroyo (2012), Caldart (2004), Franco (2006, 2012), Jesus (2011), Souza (2009), Tardif (2002); c) Estudio de caso el tipo etnografico: André (1995, 2008), Angrosino (2009), Macedo (2010); d) Técnica del análisis de contenido: Bardin (1977), Franco (2007); y en los documentos oficiales: Brasil (1988, 1996, 2002, 2008, 2010, 2015). La investigación constató que el camino formativo de profesores de la Educación del Campo se constituye en un proceso continuo, desarrollándose en el movimiento entre la formación académica (licenciatura y/o bacharelado) y el ejercicio de la práctica pedagógica. Los análisis, mediante las categorías empíricas – Formación del profesor en las especificidades del campo y los principios norteadores; y Sepas campesinos y las posibilidades de producción en la práctica pedagógica –, muestran que la formación del profesor de la Educación del Campo trae desafíos en relación a la enseñanza en el campo y ocurre a partir del desarrollo de la práctica pedagógica, vislumbrando la construcción de aprendizajes teóricos y metodológicos necesarios para trabajar en la escuela del campo, en la búsqueda de realizar una enseñanza basada en la diversidad sociocultural de los campesinos. En la práctica pedagógica en la EFA, los profesores, en el uso de los instrumentos de la Pedagogía de la Alternancia, articulan los saberes de esa formación a los de los campesinos, conocimiento científico y conocimiento popular, lo que posibilita la producción de saberes de la cultura campesina y el desarrollo de la práctica pedagógica contextualizada de la realidad escolar a la realidad del campo en la perspectiva de formación integral del alumno, que evoca la necesidad de formación diferenciada en teorías, saberes, metodologías, planes curriculares, diseñados e implementados en el cotidiano de los campesinos como protagonistas de la construcción de una nueva identidad profesional. El resultado confirma la proposición de la tesis de que los profesores del campo, en su itinerario formativo, producen sepas de la cultura campesina que son valorados en las prácticas pedagógicas, presuponiendo las singularidades que identifican los campesinos como personas de conocimientos y de cultura propia.