Repositório Institucional da UFPI

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE LIVRE PHET COMO MATERIAL DE APOIO AO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA.

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SANTOS, Railton Vieira dos
dc.date.accessioned 2017-05-30T13:30:05Z
dc.date.available 2017-05-30T13:30:05Z
dc.date.issued 2017-05-30
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/586
dc.description Orientadora: Dra. Cláudia Adriana de Sousa Melo. Membro Interno: Prof. Dr. Renato Germano Reis Nunes. 1º Membro Externo: Prof. Dr. José Ricardo Rodrigues Duarte (IFPI). 2º Membro Externo: Prof. Dr. Antônio de Macêdo Filho (UESPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Experimentos virtuais são objetos de aprendizagem que utilizam softwares específicos para simular a realização de experimentos reais, com a vantagem de possuírem baixo custo, se comparados com os laboratórios reais, uma vez que a maioria das escolas possui um laboratório de informática. Estes experimentos têm sido cada vez mais utilizados no ensino de Ciências da Natureza constituindo-se como uma ferramenta que facilita o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos, funcionando como um elemento mediador entre o professor e os alunos. Por acreditar na importância da implementação dos experimentos virtuais como uma estratégia de ensino capaz de auxiliar os alunos na construção de conhecimentos significativos, utiliza-se neste trabalho o software livre Physics Educacional Technology (PhET) Interactive Simulations da Universidade do Colorado, que produzem e divulgam simuladores educacionais para o ensino de ciências. O estudo foi realizado com professores de Física da Rede Estadual de Ensino da Cidade de Cocal – PI e com professores de Física da Rede Federal de Ensino da Cidade de Cocal – PI, mais precisamente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus Cocal, no ano de 2016. É fundamentado na teoria da aprendizagem significativa de (Ausubel, 1982) que propõem a valorização dos conhecimentos prévios dos alunos permitindo estabelecer, construir e reconstruir esses conhecimentos. Com a utilização do software livre PhET, elaborouse um produto educacional, que consiste em um Guia de orientações para professores de Física utilizarem as simulações interativas do PhET em sala de aula, propiciando assim uma maior efetividade para que ocorra o processo de ensino aprendizagem.................ABSTRACT: Experiments are virtual learning objects using specific software to simulate the performance of actual experiments with the advantage of having low cost, if compared with the actual laboratories, since most schools have a computer lab. These experiments have been increasingly used in the teaching of natural sciences constituted as a tool that facilitates the process of teaching-learning content, working as a mediating element between the teacher and students. Believing in the importance of implementing virtual experiments as a teaching strategy to assist students in building significant knowledge is used in this work free software Physics Education Technology (PhET) Interactive Simulations University of Colorado, producing and disseminating educational simulators for teaching science. The study was conducted with teachers of Physics of the State Network city of Cocal Teaching - PI and Federal Network Physics teacher City Cocal Teaching - PI, but precisely the Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí ( IFPI), Campus Cocal, in the year 2016. it is based on the significant learning theory (Ausubel, 1982) proposing the enhancement of students' prior knowledge allowing to establish, build and rebuild this knowledge. With the use of free software PhET, drew up an educational product, which consists of a guide guidelines for physics teachers use interactive simulations PhET in the classroom, thereby providing greater effectiveness to occur the teaching process learning. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Experimentos virtuais pt_BR
dc.subject PhET pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Física pt_BR
dc.subject Virtual experiments pt_BR
dc.subject Meaningful learning pt_BR
dc.subject Physics pt_BR
dc.title A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE LIVRE PHET COMO MATERIAL DE APOIO AO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account