Abstract:
RESUMO: Experimentos virtuais são objetos de aprendizagem que utilizam softwares
específicos para simular a realização de experimentos reais, com a vantagem de
possuírem baixo custo, se comparados com os laboratórios reais, uma vez que a
maioria das escolas possui um laboratório de informática. Estes experimentos têm
sido cada vez mais utilizados no ensino de Ciências da Natureza constituindo-se
como uma ferramenta que facilita o processo de ensino-aprendizagem dos
conteúdos, funcionando como um elemento mediador entre o professor e os alunos.
Por acreditar na importância da implementação dos experimentos virtuais como uma
estratégia de ensino capaz de auxiliar os alunos na construção de conhecimentos
significativos, utiliza-se neste trabalho o software livre Physics Educacional
Technology (PhET) Interactive Simulations da Universidade do Colorado, que
produzem e divulgam simuladores educacionais para o ensino de ciências. O estudo
foi realizado com professores de Física da Rede Estadual de Ensino da Cidade de
Cocal – PI e com professores de Física da Rede Federal de Ensino da Cidade de
Cocal – PI, mais precisamente do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus Cocal, no ano de 2016. É fundamentado na
teoria da aprendizagem significativa de (Ausubel, 1982) que propõem a valorização
dos conhecimentos prévios dos alunos permitindo estabelecer, construir e
reconstruir esses conhecimentos. Com a utilização do software livre PhET, elaborouse
um produto educacional, que consiste em um Guia de orientações para
professores de Física utilizarem as simulações interativas do PhET em sala de aula,
propiciando assim uma maior efetividade para que ocorra o processo de ensino
aprendizagem.................ABSTRACT: Experiments are virtual learning objects using specific software to simulate
the performance of actual experiments with the advantage of having low cost, if
compared with the actual laboratories, since most schools have a computer lab.
These experiments have been increasingly used in the teaching of natural sciences
constituted as a tool that facilitates the process of teaching-learning content, working
as a mediating element between the teacher and students. Believing in the
importance of implementing virtual experiments as a teaching strategy to assist
students in building significant knowledge is used in this work free software Physics
Education Technology (PhET) Interactive Simulations University of Colorado,
producing and disseminating educational simulators for teaching science. The study
was conducted with teachers of Physics of the State Network city of Cocal Teaching -
PI and Federal Network Physics teacher City Cocal Teaching - PI, but precisely the
Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí ( IFPI), Campus
Cocal, in the year 2016. it is based on the significant learning theory (Ausubel, 1982)
proposing the enhancement of students' prior knowledge allowing to establish, build
and rebuild this knowledge. With the use of free software PhET, drew up an
educational product, which consists of a guide guidelines for physics teachers use
interactive simulations PhET in the classroom, thereby providing greater
effectiveness to occur the teaching process learning.