Abstract:
RESUMO:
Na presente pesquisa buscou-se reaproximar a História da Ciência do Ensino de Ciência, através de textos históricos e da experimentação. Com o objetivo de verificar o contexto social, cultural e político de algumas descobertas científicas feitas por Galileu Galilei, gerando momentos de maior reflexão, crítica e motivação no estudo da Ciência, em especial de Física, e promovendo a alfabetização científica dos estudantes, a partir da discussão de fatos históricos essenciais no estabelecimento da Cinemática Galileana, foi desenvolvida esta proposta didática, resgatando o Plano Inclinado de Galileu e o contexto de suas descobertas. Pesquisadores no Ensino de Física têm apontado a História da Ciência e o laboratório como ferramentas em potencial, quando se trata de melhorias no ensino de Física. Desta forma, destaca-se como produto educacional da pesquisa a proposta didática transcrita de forma clara e objetiva com todos os elementos necessários a uma aprendizagem duradoura, dentro de um contexto de interação social. A proposta foi executada em cinco passos ou cinco momentos de aprendizagem e os dados, falas transcritas dos alunos e respostas às questões aplicadas, foram analisados segundo elementos da teoria sócio-interacionista de Vygotsky. No registro das falas tornou-se evidente a mediação entre a cultura científica e a cultura do senso comum, executada pelo professor-pesquisador ao participar do processo diretamente ou mesmo indiretamente, quando foi mantida essa intervenção através dos textos históricos. O presente estudo torna-se relevante ao mostrar uma Ciência como construção histórica, humana e viva, com conhecimentos abertos e sujeitos a reformulações.................ABSTRACT: In this study we sought to reconnect the History of Science of Science Teaching through historical texts and experimentation. In order to check the social, cultural and political development of some scientific discoveries made by Galileo Galilei, creating moments of reflection, critique and motivation in the Science study, especially physics, and promoting scientific literacy of students from discussion of key historical facts in establishing the Galilean kinematics, this didactic proposal was developed, rescuing the Galileo’s Inclined Plane and the context of their findings. Researchers in Physics Teaching have pointed out the history of science and the laboratory as potential tools when it comes to improvements in teaching physics. In this way, it stands out as an educational research product didactic proposal transcribed clearly and objectively with all the elements necessary for lifelong learning, within a context of social interaction. The proposal was carried out in five steps or five times learning and data, transcribed speeches of the students and answers to applied questions were analyzed according to elements of social-interactive theory of Vygotsky. In the record of the speeches it became apparent mediation between scientific culture and common sense of culture, performed by the teacher-researcher to participate in the process directly or indirectly, when it was held that intervention through the historical texts. This study becomes relevant to show a science as historical, human and living building with open knowledge and subject to reformulations.