Abstract:
RESUMO:
Karl Popper (1902-1994),filósofo austríaco,conhecido principalmente pela sua epistemologia crítica, também denominada de racionalismo crítico, teve como cerne de sua filosofia da ciência o problema da demarcação, que consistia na questão de qual o critério seria utilizado para a caracterização de uma teoria científica. A solução formulada por ele é a de que uma hipótese só se constitui como teoria científica quando é falseável. Tal critério denomina-se falseabilidade o qual também abarca o escopo de demarcação entre ciência e não-ciência. Primeiramente inicia-se uma discussão sobre o problema da indução e sua relação com o problema da demarcação;após isso, apresenta-se o que ele denominou de postura crítica. Em seguida, expõe-se a falseabilidade como critério de caráter científico.A partir dessas colocações, finaliza-se o trabalho com uma discussão sobre conhecimento, apresentando a teoria dos três mundo se a relação de Popper com a verdade. O sistema que iremos apresentar contrapõe-se a tudo o que estava sendo feito até então, principalmente ao que o renomado grupo do Círculo de Viena apresentava como método científico. Eis o motivo do interesse em uma reflexão acerca da abordagem epistemológica popperiana, que embora renuncie à uma verdade absoluta, apresenta um critério fecundo, colocando a ciência empírica em um constante progresso..................ASBSTRACT: Karl Popper (1902-1994) Austrian philosopher known primarily for its critical epistemology, also called critical rationalism, had as the center of his philosophy of science the problem of demarcation, which was the question of the criteria to be used for the characterization of a scientific theory. The solution proposed by him was that a hypothesis is only as a scientific theory when it is falsifiable. This criteria is called falsifiabilitywhich also includes the scope of demarcation between science and non -science. Firstly begins a discussion of the problem of induction and its relation to the problem of demarcation, after that, it presents what he called a critical stance. Then, exposes the falsifiabilityas scientific criteria. From these points, the work ends with a discussion of knowledge, with the theory of the three worlds and Popper's relationship with the truth. The system that we will present is opposed to everything that was being done so far mainly to the renowned Vienna Circle group presented as scientific method. Here is why the interest in a reflection on the epistemological Popper's approach, although renounces absolute thuth presents a fruitful criteria, placing empirical science in constant progress.