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RESUMO: Este estudo teve por objetivo analisar a relação do Movimento dos Trabalhadores
Rurais Sem Terra, no Piauí, com o Estado na formulação de política pública de
educação direcionada para os agricultores sem-terra e ou assentados, que vivem no
e do campo, procurando compreender as articulações e enfrentamentos ocorridos
neste processo de organicidade instituído e instituinte a partir do cenário sóciohistórico,
político e conjuntural do Estado no qual foi contextualizado,
compreendendo, como ponto de referência para a análise, meados da década de 80
até o início da primeira década do século XXI. O estudo realizado considerou o valor
de que é dotada a proposta de educação constituída no interior do Movimento e a
experiência de educação básica implementada no assentamento Lisboa, localizado
no Município de São João do Piauí, no período de 1989 a 2008. Assim, o estudo em
questão procurou construir um resgate histórico das conquistas no campo
educacional em áreas de acampamentos/assentamentos rurais e as ações
educativas desenvolvidas na trajetória de luta dos sem-terra antes e depois do
nascimento da organização social MST, buscando compreender a participação ativa
do Movimento na luta por políticas públicas de educação do campo, a qual ganhou
visibilidade a partir do final da década de 90. Neste sentido, teve-se como propósito,
entender se o Movimento introduz sua proposta educativa nas escolas de educação
básica dos assentamentos rurais no Piauí, verificando a interferência dessa proposta
de educação e das ações educativas dos Sem Terra, na política pública de
educação do Estado destinada às populações sem-terra e/ou assentados, bem
como o posicionamento dos trabalhadores camponeses na luta, em âmbito Nacional,
Estadual e Municipal, pelo direito de ter escola e educação de qualidade. Dessa
forma, o estudo foi conduzido por uma metodologia qualitativa com a utilização de
técnicas de entrevistas semiestruturada, cruzamento de dados empíricos a partir de
categorias teóricas que se constituíram eixos de análise deste trabalho. ABSTRACT: This study has to objective to analyze the relationship of the Movement of Landless
Rural Workers, in Piauí, with the State in the formulation of public policy education
targeted to the landless farmers and other settlers, who live in and the field, trying to
understand the joints and confrontations occurred in the process of introduced
organic and institution from the socio-historical background, political and economic
situation of the State in which the context, including, as a reference point for analysis,
the mid-80's until the beginning of the first decade of the XXI century. The study
considered the value of which is given the proposal consists of education within the
movement and experience of education implemented in Lisbon settlement, located in
São João do Piauí, in the period 1989 to 2008. The study in question sought to
construct a historic rescue of the achievements in the areas of education in camps /
settlements and rural educational development in the path of struggle of the landless
before and after the birth of social organization MST, seeking to understand the
participation Active Movement in the fight for public policies in the field of education,
which has gained visibility since the end of the 90s. In this sense, the purpose has
been to understand the movement makes its educational proposal in schools of basic
education of rural settlements in Piauí, checking the interference of the proposed
education and education of the landless, the public policy of the state education
dedicated to the landless people and / or settlers, and the positioning of peasant
workers in the fight, at the National, State and Municipal, the right to education and
school quality. By the way, the study was conducted by a qualitative methodology
with the use of semi-technical interviews, cross-empirical from theoretical categories
which have axes of analysis in this work. |
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