Repositório Institucional da UFPI

A QUESTÃO DA HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA GRAMÁTICA PEDAGÓGICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO, DE MARCOS BAGNO: um estudo historiográfico.

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author OLIVEIRA, Meryane Sousa
dc.date.accessioned 2017-05-17T18:09:34Z
dc.date.available 2017-05-17T18:09:34Z
dc.date.issued 2017-05-17
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/551
dc.description Orientador: Marcelo Alessandro Limeira dos Anjos. 1º Membro Interno: Profª. Drª. Teresinha de Jesus Mesquita Queiroz. 2º Membro Interno: Prof. Dr. Francisco Alves Filho. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar, levando em conta o aparato teórico-metodológico da Historiografia Linguística, continuidades e/ou descontinuidades no tratamento da origem histórica da língua portuguesa na Gramática Pedagógica do Português Brasileiro (GPPB), de autoria de Marcos Bagno, publicada na primeira década do século XXI. Para tanto, intentou-se estabelecer a perspectiva de Bagno, no que concerne à origem histórica da língua portuguesa, tanto na GPPB, quanto em outros materiais que compõem sua produção científica, para, em comparação com o discurso tradicional da Linguística Histórica, evidenciar, considerando a escolha de retórica do autor, os conhecimentos linguísticos e históricos presentes na gramática, o contexto de produção e recepção da obra, aspectos inovadores na gramática e, sobretudo, continuidades e/ou descontinuidades em relação a propostas antecessoras. Constituiu-se como corpus total de análise 22 obras, divididas em dois tipos de fontes, primária: GPPB, Bagno (2011); e secundárias, obras que tratam da origem da língua portuguesa: Silva Neto (1946), Maurer Jr. (1962), Bueno (1967), Elia (1979), Said Ali (2008), Bassetto (2001), Mattos e Silva (2006), Basso e Gonçalves (2014), Faraco (2016) e Bagno (2000; 2003; 2004;2006; 2007a; 2007b; 2009a; 2009b; 2010a; 2010b; 2013; 2014a). A metodologia foi feita com base nos princípios propostos por Koerner (2014b): contextualização e imanência. Para a análise, utilizou-se a proposta teórico-metodológica de Koerner (2014b), a proposta desenvolvida por Bastos e Palma (2008) sobre a investigação de objetos contemporâneos relacionados a uma perspectiva historiográfica, além de propostas de interpretação com base em categorias analíticas como: dimensão interna e externa, Batista (2013), influência, Koerner (2014b), tradição, Alonso (2012) e retórica do autor, Batista (2015). Na análise externa, foi feita uma contextualização: social, política, econômica, educacional, biográfica e histórica, bem como uma tentativa de reconstrução do clima de opinião intelectual contemplando, assim, o princípio proposto por Koerner (2014b), da contextualização. Na análise interna, foram analisados os aspectos internos concernentes à GPPB e às fontes secundárias em que se observou um tratamento dado à origem da língua portuguesa, além da influência, tradição e retórica do autor, contemplando, assim, o princípio da imanência. Com o desenvolvimento da pesquisa, foi possível observar a escolha de retórica que Bagno adota, na GPPB, na qual predominou uma retórica de ruptura em relação a paradigmas tradicionais, donde já se percebe uma mudança de perspectiva sobre a origem histórica da língua portuguesa, na qual o autor passa a filiar a origem da língua portuguesa e do português brasileiro à língua galega. Notou-se, com as análises, que tal mudança de ponto de vista pode ter sido motivada pelo contato com o grupo ao qual ele se filiou na Galiza. Levando-se em conta a análise de toda a produção de Bagno, cumpre mencionar que o posicionamento do autor, nos livros que produziu até antes da publicação da GPPB e, continuadamente, após a publicação de sua gramática, é o mesmo, ou seja, a língua portuguesa é retratada a partir de sua origem no latim vulgar. As análises apontam para as continuidades e descontinuidades no tratamento da história da língua portuguesa que podem ser consideradas a partir da retórica adotada pelo autor em diferentes obras. É possível, pois, destacar que Bagno, na GPPB, apresenta uma retórica fortemente descontinuísta com os estudos histórico-linguísticos tradicionais, ao passo em que, no restante de suas obras sobressai-se um discurso continuísta em relação à tradição.....................ABSTRACT: This research had as main objective to analyze, taking into account the theoretical-methodological apparatus of the Linguistic Historiography, continuities and / or discontinuities in the treatment of the historical origin of the Portuguese language showed on Gramática Pedagógica do Português Brasileiro (GPPB), by Marcos Bagno, published in the first decade of the 21st century. Therefore, it was tried to establish the perspective of Bagno, as far as the historical origin of the Portuguese language, in the GPPB, as in other materials that compose its scientific production in comparison with the traditional discourse of Historical Linguistics, to evidence, considering the choice of author's rhetoric, the linguistic and historical knowledge present in the grammar, the context of production and reception of the work, as well as innovative aspects in grammar and, above all, continuities and / or discontinuities in relation to predecessor proposals. Twenty-two works were divided into two types of primary sources: GPPB, Bagno (2011); And secondary, works that deal with the origin of the Portuguese language: Silva Neto (1946), Maurer Jr. (1962), Bueno (1967), Elia (1979), Said Ali (2008), Bassetto (2001), Mattos and Silva (2006), Basso and Gonçalves (2014), Faraco (2016) and Bagno (2000; 2003; 2004;2006; 2007a; 2007b; 2009a; 2009b; 2010a; 2010b; 2013; 2014a). The methodology was based on the principles proposed by Koerner (2014b): contextualization and immanence. For the analysis, it was taken into account the theoretical-methodological proposal of Koerner (2014b), the proposal developed by Bastos and Palma (2008) on the investigation of contemporary objects related to a historiographic perspective, as well as proposals for interpretation based on analytical categories such as: internal and external dimension, Batista (2013), influence, Koerner (2014b), tradition, Alonso (2012) and author's rhetoric, Batista (2015). In the external analysis, a contextualization was made: social, political, economic, educational, biographical and historical, as well as an attempt to reconstruct the climate of intellectual opinion contemplating, contemplating in this way the principle proposed by Koerner (2014b), of contextualization. In the internal analysis, the internal aspects concerning the GPPB and the secondary sources in which a treatment given to the origin of the Portuguese language was observed, besides the influence, tradition and rhetoric of the author, contemplating in this way the principle of immanence. With the development of the research, it was possible to observe the choice of rhetoric that Bagno adopts in the GPPB, in which a rhetoric of rupture predominated in relation to traditional paradigms, where it is already possible to see a change of perspective on the historical origin of the Portuguese language, in which the author begins to link the origin of the Portuguese language and Brazilian Portuguese to the Galician language. It was noted with the analysis that such a change of perspective may have been motivated by contact with the group he joined in Galicia. Taking into account the analysis of Bagno's entire production, it should be mentioned that the author's positioning is the same, including the books he produced before the publication of the GPPB and after the publication of his grammar. In other words, the Portuguese language is depicted from its origin in Vulgar Latin. The analyzes point to the continuities and discontinuities in the treatment of the history of the Portuguese language, that can be considered from the rhetoric adopted by the author in different works. It is possible, therefore, to emphasize that Bagno, in the GPPB, presents a strongly discontinuous rhetoric with the traditional historical-linguistic studies, while in the remaining works a continuous discourse in relation to tradition stands out. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Historiografia Linguística pt_BR
dc.subject Século XXI pt_BR
dc.subject Gramática brasileira pt_BR
dc.subject Origem do português pt_BR
dc.subject Linguistic Historiography pt_BR
dc.subject 21st Century pt_BR
dc.subject Brazilian grammar pt_BR
dc.subject Origin of Portuguese pt_BR
dc.title A QUESTÃO DA HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA GRAMÁTICA PEDAGÓGICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO, DE MARCOS BAGNO: um estudo historiográfico. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account