Abstract:
RESUMO:
A alfabetização é uma das principais etapas escolares para o sujeito, representando, muitas vezes, o primeiro contato formal com a leitura e a escrita. Por isso, a escola possui um papel primordial no oferecimento desse contato, uma vez que na sociedade da informação, do conhecimento e das tecnologias a leitura e a escrita ocorrem com diversas finalidades e através de diferentes suportes de textos. A partir dessa compreensão, o processo de alfabetização baseado, somente, no ensino do código escrito, não mais atende as demandas dessa sociedade. Por isso, o nosso trabalho tem como principal objetivo investigar as práticas e os eventos de letramento de professores alfabetizadores utilizados para promover o processo de letramento social dos alunos. A elucidação teórica desta pesquisa partiu, principalmente, das leituras de Street (2014 [1984]), Marcuschi (2001a, 2001b, 2002, 2008), Kleiman (1995, 2001, 2005, 2006a, 2006b), Soares (2000, 2003, 2008), Bortoni-Ricardo (2005, 2008, 2010), Rojo (2009), André (1995), Erickson (1988), entre outros. A investigação foi desenvolvida em duas escolas públicas da rede municipal de Teresina (PI), sendo uma localizada na zona urbana e a outra na zona rural. Elegemos como sujeitos, duas alfabetizadoras, uma de cada escola. O percurso metodológico esteve pautado na abordagem qualitativa, dentre as pesquisas dessa abordagem escolhemos a etnográfica, que proporciona ao pesquisador buscar respostas in locu, e analisá-las, condições necessárias para esse tipo de pesquisa. Como instrumentos de coleta de dados, lançamos mão da observação participante, questionários, entrevista semiestruturada associada à compreensiva, além do auxílio da fotografia e gravações de áudios das falas das professoras durante a entrevista. Os dados obtidos foram descritos e interpretados com base na organização de quatro categorias de análises: 1. A sala de aula como um espaço de letramentos 2. Andaimes no processo de alfabetização em duas escolas públicas 3. Os gêneros textuais presentes nos eventos e práticas das alfabetizadoras das escolas em questão 4. Os eventos e as práticas de letramento utilizados em sala de aula pelos docentes e suas contribuições para o letramento social do aluno. A partir disso, constatamos, dentre outros aspectos, que as alfabetizadoras não alfabetizam desenvolvendo o letramento social de seus alunos, uma vez que suas práticas de letramento estão presas, somente, ao ensino/aprendizagem da mera funcionalidade da língua, ou seja, sendo esta um produto em si mesmo, independente de questões sociais. No entanto, dentre as professoras, a da zona rural (PB) foi a que mais se aproximou da perspectiva apontada pelos estudos do letramento, visto que a mesma proporcionou à turma o contato com os mais diferenciados gêneros textuais experienciados na cidade e na comunidade.......................ABSTRACT:
The literacy is one of the main school stages to someone, representing, often, the first formal contact with reading and writing. That is why, the school has a important role in this contact, based in the information society, knowledge and technology of reading and writing occur for various purposes and through different media texts. From this understanding, the process of literacy based only on the teaching of writing, it´s not suficiente to society. Therefore our work has as main objective to investigate the literacies practices of literacy teachers used to promote the process of social literacy of students This research is based on Street readings (2014 [1984]), Marcuschi (2001a, 2001b, 2002, 2008), Kleiman (1995, 2001, 2005, 2006a, 2006b), Soares (2000, 2003, 2008), Bortoni-Ricardo (2005, 2008, 2010), Rojo (2009), André (1995) Erickson (1988), among others. The research was developed in two public municipal schools of Teresina (PI), one located in the urban area and the other in the countryside. As subjects, two literacy teachers, one from each school. The methodological approach was based on the qualitative approach, from research of this approach, we chose ethnographic, which provides the researcher seeking answers, in locus, and analyze them, which is necessary for this type of research. As data collection instruments, we used participant observation, questionnaires, semi-structured interviews associated with understanding, and the assistance of photography and speak of the teachers. Data were described and interpreted, based on four categories of analysis organization: 1. The classroom as a literacy space. 2 scaffolding in the literacy process in two public schools. 3 genres present in the events and practices of literacy teachers of the schools in question. 4 Events and literacies practices used by teachers alphabetised doing well about the literacy? From this, we find, among other things, that the literacy teachers, not alphabetised developing social literacy of their students, since their literacies practices are stuck only to the teaching / learning of mere functionality of the language, ie, this being a product in itself, regardless of social issues. However, among the teachers in the rural area (PB) was the one closest to the perspective pointed out by literacy studies, since it provided the class contact with the most different genres experienced in the city and in the community.