Repositório Institucional da UFPI

A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO ROMANCE REI NEGRO, DE COELHO NETTO, E EM CHICO REI, FILME DIRIGIDO POR WALTER LIMA JUNIOR.

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author ALVES, Maria Helena Damasceno da Costa
dc.date.accessioned 2017-05-16T16:40:06Z
dc.date.available 2017-05-16T16:40:06Z
dc.date.issued 2017-05-16
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/541
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Margareth Torres de Alencar Costa. Membro Interno: Prof. Dr. Prof. Dr. Sebastião Alves Teixeira Lopes. Membro Externo: Prof. Dr. Prof. Dr. Elio Ferreira de Souza (UESPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Esta dissertação traz como proposta pesquisar a representação do negro nas narrativas Rei Negro, romance de Coelho Netto e Chico Rei, filme dirigido por Walter Lima Junior, levando em conta o caráter opressor da escravidão como motivador de luta e resistência, naquela sociedade senhorial. São narrativas tratando da mesma temática, mas em momentos temporais diferentes, Coelho Netto, século XIX, dialogando com o contemporâneo Walter Lima Junior. O romance Rei Negro foi escrito no início do século XX, enquanto que a obra fílmica Chico Rei no final do século XX. Detectou-se um problema: os conflitos gerados a partir da dominação excessiva de um sobre o outro e as consequências advindas a partir de tais comportamentos, o qual justifica a investigação aqui desenvolvida. Por isso pensou-se as seguintes questões: como se dá a constituição familiar nas narrativas Rei Negro e Chico Rei e como esses ambientes interferem na relação entre brancos e negros? De que formas se apresentam os conflitos gerados a partir da dominação excessiva de um sobre o outro e as consequências surgidas em decorrência de tais comportamentos, nas narrativas literária e fílmica? As relações entre gêneros é um fator preponderante na narrativa, assim questiona-se: é possível examinar nas relações de gênero daquela sociedade das obras Rei Negro e Chico Rei, aspectos como: negociações, conveniência, passividade, transgressão, violência, e dominação entre as categorias masculina e feminina, bem como entre os do mesmo gênero? A cultura é um elemento intrínseco à vida do indivíduo, então de que maneiras se podem averiguar como a cultura vivenciada por escravos e senhores, no romance Rei Negro e na obra fílmica Chico Rei identifica seu pertencimento continental levando em conta elementos como religião, crenças, costumes e festas? Discutiu-se algumas temáticas relacionadas à dinâmica do escravismo; analisou-se o texto literário em comparação com a reprodução fílmica, a fim de verificar semelhanças e diferenças na postura dos heróis, diante da instituição escravidão. Teceu-se discussões acerca da vida e obra dos autores dos objetos em análise, como foram recebidos pela crítica, evidenciando a relevância deles e de suas produções para a literatura e o cinema brasileiros. Para o diálogo teórico, o qual ajudará na análise do tema, recorreu-se a Viotti da Costa (1988); Jaime Pinsky (1994); Pandiá Calógeras (1967); Lacombe (1989); Albuquerque e Fraga (2006); Chiavenato (1987) entre outros, os autores discutem sobre o período colonial e seus acontecimentos; a discussão ainda continua com a participação de Walter Benjamin (1987) teorizando sobre reprodução fílmica da arte literária e sua representatividade. A pesquisa é de caráter bibliográfico qualitativo e, tem um diálogo dinâmico com relação à dominação do homem sobre o homem e suas consequências. Percebeu-se que pesquisa dessa natureza contribui para despertar no leitor a necessidade de investigar o que há por trás dos fatos históricos, registrados na historiografia brasileira, sobre a formação de nossa história, e como ele deve se colocar criticamente, sobre o assunto, diante da sociedade............ ABSTRACT: This dissertation proposes to in vestigate there presentation of the black in the narratives Rei Negro, novel by Coelho Netto and Chico Rei, movie directed by Walter Lima Junior, considering the oppressive character of slavery as a motivator of struggle and resistance in that seigniorial society. They are narratives that deal with the same theme, but at different times, Coelho Netto, nineteenth century, dialoguing with the contemporary Walter Lima Junior. The novel Rei Negro was written in the beginning of the twentieth century, while the filmwork, Chico Rei, at the end of twentieth century. A problem was detected: the conflicts generated by the excessive domination of one over the other and the consequences resulting from such behaviors, which justifies there search developed here. Therefore, the following questions were considered: how does the family constitution take place in the narratives Rei Negro and Chico Rei and how do these environments interfere in the relationship between whites and blacks? In what ways do the conflicts generated by the excessive domination of one over the other and the consequences arising from these behaviors appear in the literary and film narratives? The relationship between genders is a preponderant factor in the narrative, so it is questioned: it ispossible to examine in the gender relations of that society of works Rei Negro and Chico Rei, aspects such as: negotiation, convenience, passivity, transgression, violence, and domination among male and female, as well as among the same gender? The culture is an element intrinsic to the individual's life, so in what ways can one find out how the culture lived by slaves and masters in the novel Rei Negro and in the film work Chico Rei identifies its continental belonging taking into account elements such as religion, beliefs, customs and parties? Some topics related to the dynamics of slavery were discussed; the literary text was analyzed in comparison with the filmic reproduction, in order to verify similarities and differences in the posture of the heroes, before the institution slavery. Discussions were made about the life and work of the authors of the objects under analysis, as they were received by the critics, evidencing the relevance of them and their productions for brazilian literature and cinema. For the theoretical dialogue, which will help in the analysis of the theme, resorted to Viotti da Costa (1988); Jaime Pinsky (1994); Pandiá Calógeras (1967); Lacombe (1989); Albuquerque e Fraga (2006); Chiavenato (1987) among others, the authors discuss the colonial period and its events; the discussion continues with the participation of Walter Benjamin (1987)theorizing about filmic reproduction of literary art and its representativeness. The research has a qualitative bibliographic character and has a dynamic dialogue regarding the domination of man over man and its consequences. It was perceived that research of this nature contributes to awaken in the reader the need to investigate what is behind the historical facts, recorded in brazilian historiography, about the formation of our history, and how it should be critically placed on the subject, before of society. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escravidão pt_BR
dc.subject Coelho Netto pt_BR
dc.subject Rei Negro pt_BR
dc.subject Walter Lima Junior pt_BR
dc.subject Chico Rei pt_BR
dc.subject Slavery pt_BR
dc.title A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO ROMANCE REI NEGRO, DE COELHO NETTO, E EM CHICO REI, FILME DIRIGIDO POR WALTER LIMA JUNIOR. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account