Abstract:
RESUMO:
A unidade gramatical “logo”, em seu uso efetivo da língua, possui várias
possibilidades de valores nas ocorrências de usos. O presente trabalho se vale da
Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas para analisar como os valores
referenciais da unidade gramatical logo são construídos nos enunciados. O
enunciado é agenciamento de formas resultantes de operações que se estabelecem
em uma atividade de linguagem. Nessa teoria, nos fundamos nas concepções
tratadas pelos seguintes autores: Culioli (1990) (1999a) (1999b); Danon- Boileau
(1987); Desclès (1992); Franckel (1998); Groussier & Rivière (1996); Lima (1997);
Neves (2006); Valentim (1998); e Vogué (2006) (2011). O estudo se justifica por
compreender o processo de construção dos valores referenciais que a marca em
estudo pode adquirir através das relações e das operações de linguagem que ocorrem
dentro do enunciado. O processo de construção dos valores emerge das diferentes
relações expostos nos enunciados. O corpora utilizado é constituído de enunciados
colhidos em livros do site http://lelivros.club e do Corpus Oral PORFATER. A análise
se empreendeu na divisão dos enunciados em grupos, de acordo com modo de
constituição enunciativa da unidade em análise. Essa abordagem de análise tem o
intuito de facilitar a percepção de como os valores foram constituídos no enunciado................ABSTRACT:
The grammatical unit logo in their effective use of language, has several possibilities
for values in the uses of occurrences. This work is worth the Theory of predicative and
enunciative operations to analyze how the reference values of grammatical unit logo
are built in the statements. The statement is resulting forms of agency operations that
take place in a language activity. In this theory, founded on the concepts addressed by
these authors: Culioli (1990) (1999a) (1999b); Danon- Boileau (1987); Desclès (1992);
Franckel (1998); Groussier & Rivière (1996); Lima (1997); Neves (2006); Valentim
(1998); e Vogué (2006) (2011). The study is justified by understanding the construction
process of the reference values that the brand under study can acquire through
relationships and language operations that occur within the statement. The corpora
used consists of statements collected in books http://lelivros.club site and Corpus Oral
PORFATER. The analysis was undertaken in the division of utterances into groups
according to the enunciation unit constitution mode analysis. This analysis approach
aims to facilitate the perception of how the values were recorded in the statement.