Abstract:
RESUMO: Esta é uma pesquisa documental, de cunho histórico, tendo como objeto central de
investigação a história da Educação Física como disciplina nas escolas públicas do Piauí, no
período de 1939 a 1975, e a constituição do seu corpo docente. A Educação Física Escolar
foi inserida como disciplina nas matrizes curriculares no Brasil no século XX, por volta do
ano de 1929, sendo que no Piauí a inserção da Educação Física nas Escolas ocorreu a
partir de 1939, pelo decreto lei 168, de 3 de Abril de 1939, publicado no Diário Oficial do
Estado nº 77, que criou a Inspetoria de Educação Física do Estado do Piauí e incluiu a
Educação Física diretamente subordinada ao Departamento de Ensino. A delimitação inicial
do recorte temporal dessa pesquisa justifica-se pela inserção, em 1939, da disciplina
Educação Física no currículo escolar piauiense. O recorte final, em 1975, foi definido
considerando o início da formação da primeira turma de professores de Educação Física da
Universidade Federal do Piauí. Nosso trabalho procura contribuir com os estudos
relacionados à história da educação física, analisando como ocorreu a inserção da disciplina
Educação Física e a formação dos professores dessa disciplina no contexto da escola
pública no Piauí. Foram interpretados os relatórios, regulamentos, regimentos e decretos de
ensino referentes à instrução pública da época. Além desses documentos, utilizamos fontes
orais através de entrevista tópica e semi-estruturada. Foram escolhidos três professores de
Educação Física, que participaram, contribuíram e vivenciaram o período da construção da
Educação Física no Piauí. A pesquisa fundamentou-se em obra teórico-metodologicamente
da História da Educação Física, em Norbert Elias (1994), Jacques Le Goff (1996),
Marinho(1943, 1952, 1956 e 1980), Ferreira Neto (1996), Pagni(1996), Castellani Filho
(1996) e outros. Tratando da periodização da Educação Física como disciplina, no Piauí,
buscamos dialogar com o Trabalho de dissertação de Araújo(1996) e Tese de doutorado de
Melo(2009).Este estudo se apresenta em três capítulos: o primeiro trata do percurso
histórico da Educação Física, a partir da historiografia da Educação Física no Brasil,
observando a construção da periodização da disciplina, a caminhada da educação física sob
a égide de sua legalidade. O segundo discute e analisa como se configurou a inserção da
disciplina Educação Física no contexto das escolas públicas no Estado do Piauí, apontando
indícios que explicam as contradições que marcaram a inserção dessa disciplina nas
referidas escolas. O terceiro analisa a formação do professor de Educação Física desde os
cursos promovidos pela Escola Nacional de Educação Física, pelo curso especial de
Educação Física da Inspetoria de Educação Física, no período de 1939 a 1945, pela Escola
de Educação Física do Exército e pelos cursos emergenciais, no período da ditadura militar,
até o curso de Educação Física na modalidade licenciatura curta da Universidade Federal
do Piauí. E, por fim, é imprescindível reconhecermos que o universo da História é uma
história reinventada, fixando os olhos no presente, indagando o passado. O que se
pretendeu neste trabalho de pesquisa foi verificar e responder o nosso questionamento
como se deu a configuração da educação física no Piauí. Concluímos que não foi diferente
do restante do Brasil, do ponto de vista da legalidade, mas diferente na sua legitimidade.
ABSTRACT: This research is documental, of historical feature, it has as main objective to investigate the
history of the Physical Education as subject in the public schools of Piauí, in the period
between 1939 and 1975, and the constitution of its teachers. The School Physical Education
was inserted as subject in the curriculum matrixes in Brasil in XX century, next to the year of
1929, and in Piauí the inclusion of the Physical Education in the schools occurred since
1939, through the decree law 168, of April 3 of 1939, published in the Oficial Daily of the
State n. 77, which created the Inspection of Physical Education of Piauí State and it included
Physical Education directly subordinated to the Teaching Department. The initial delimitation
of the temporal Mark of this research it’s justified for the inclusion, in 1939, of the Physical
Education subject in the Piauiense school curriculum. The final mark, in 1975, was defined
considering the beginning of the formation of the first class of Physical Education of the
Universidade Federal of Piauí. This paperwork intends contribute with the studies related to
history of physical education studies, analyzing how the inclusion of the Physical Education
subject occurred and the formation of the teachers of that subject in the context of the public
school in Piauí. Reports were interpreted, as well as regulations, regiments and decrees of
teaching referring to the public education of that period. Besides these documents, oral
sources were used through topic and semi- structured interview. Three Physical Education
teachers were chosen who participated, contributed and experimented the period of the
construction of the Physical Education in Piauí. The research was based on theoretical and
methodologically of the History of Physical Education, by Norbert Elias (1994), Jacques Le
Goff (1996), Marinho(1943, 1952, 1956 and 1980), Ferreira Neto (1996), Pagni(1996),
Castellani Filho (1996) and other ones. Treating of the period of the Physical Education as
subject, in Piauí, we intended to dialog with the dissertation by Araújo(1996) and Doctoral
Thesis by Melo(2009). This study contains three chapters: the first one treats the historical
trajectory of the Physical Education, apart the history of the Physical Education in Brasil,
observing the construction of the period line of the subject, the way of the physical education
under the domain of its legalization. The second one discusses and analyzes how was the
configuration of inclusion of the Physical Education subject in the context of the public
schools in Piauí State, pointing signs that explain the contradictions that marked the insertion
of that subject in the mentioned schools. The third chapter analyzes the formation of the
Physical Education Teacher since the courses done by the National School of Physical
Education, by the especial course of Physical Education of the Inspection of Physical
Education, in the period of 1939 to 1945, by the Physical Education School of the Army and
by the emergency courses, in the dictatorial military period, until the Physical Education
course in the modality short degree of the Universidade Federal of Piauí. And, at last, it’s
necessary to comprehend that History universe is a reinvented history, pricing the eyes in the
present, asking the past. What it was intended in this paperwork was to verify and answer
the question about how the configuration of physical education in Piauí happened. We
conclude it wasn’t different from the rest of Brasil, from the standpoint of the legality, but
different in its legitimacy.