Repositório Institucional da UFPI

LETRAMENTO NAS PRÁTICAS DE ATORES DO CONTEXTO ESCOLAR

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dc.contributor.author OLIVEIRA, Maria Helena de
dc.date.accessioned 2017-05-16T14:50:02Z
dc.date.available 2017-05-16T14:50:02Z
dc.date.issued 2017-05-16
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/539
dc.description Orientadora: Profª Drª. Iveuta de Abreu Lopes. Membro Interno: Profª. Drª.Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa. Membro Externo: Prof. Dr. Pedro Rodrigues Magalhães Neto (UESPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O objetivo da presente pesquisa foi investigar quais os principais eventos e práticas de letramento ocorrem no contexto de uma escola pública estadual, localizada na zona sul da cidade de Teresina - Piauí. Nossa motivação se deu pelo interesse nos estudos sobre letramento, especialmente no contexto escolar. A partir do nosso objetivo central indagamos: Quais as manifestações de letramento legitimadas pela instituição escolar. Essa indagação é pertinente, tendo em vista que a escola é um espaço por onde ocorrem vários eventos de letramento, estes ligados às práticas de natureza social e cultural e, legitimados pela escola. Nosso estudo propôs, ainda, identificar os letramentos que se apresentavam no contexto escolar; descrever eventos e práticas de letramento nos quais se envolviam os atores do contexto escolar e analisar o comportamento dos atores diante dos eventos de letramentos no universo escolar. Para realização dessa pesquisa nos ancoramos na pesquisa qualitativa, com orientação etnográfica, utilizando como instrumentos de coleta de dados entrevistas e questionários, que possibilitaram conhecer quais as práticas de letramentos desses atores e quais significados atribuídos a elas. Além disso, utilizamos a observação como técnica de coleta de dados. À luz dessas considerações, organizamos este trabalho em quatro capítulos. No primeiro capítulo, trouxemos uma abordagem sobre a escrita na sociedade, utilizando como aportes teóricos, principalmente, os estudos de Olson (1997), Coulmas (2014) e Mandel (2011). No segundo capítulo, apresentamos uma discussão sobre o letramento, apontando autores como Street (2014 [1984]), Kleiman (1995), Soares (2012; 2013), Lopes (2006; 2010), Tfouni (2010), Costa (2010), Silva (2008), Bazerman (2011, 2015), Bunzen (2010), Buzato (2007), Campello (2009) dentre outros, com suas contribuições para a compreensão da dimensão sociocultural do letramento. Em seguida, no terceiro capítulo, discorremos sobre o percurso metodológico da pesquisa, apresentando seus sujeitos, o espaço pesquisado, o tipo de pesquisa, os instrumentos de coleta dos dados, bem como os procedimentos de análise. Nessa trajetória de investigação, nos apoiamos em autores como Bortoni-Ricardo (2008), Richardson (2014), André (2010), Martins (2010), Silva Júnior (2010) e Oliveira (2014). Finalmente, no último capítulo apresentamos a análise dos dados da pesquisa sobre as manifestações, características, descrição e comportamentos dos atores envolvidos em práticas de letramentos através dos eventos de letramentos ocorridos no contexto escolar. A partir das análises dos dados concluímos que o professor, o aluno e demais atores do contexto escolar devem reconhecer e assumir seu papel como agentes de letramentos na escola. Agindo desse modo esses atores se reconhecerão como participantes ativos do universo letrado compreendendo assim sua importância como participante desse universo.................ABSTRACT: The objective of the present research was to investigate the main literacy events and practices occurring in the context of a state public school located in the southern area of the city of Teresina - Piauí. Our motivation was motivated by the interest in literacy studies, especially in the school context. From our central objective we ask: Which manifestations of literacy legitimized by the school institution. This question is pertinent, considering that the school is a space where several literacy events occur, these linked to social and cultural practices and legitimized by the school. Our study also proposed to identify the literacies presented in the school context; To describe literacy events and practices in which the actors of the school context were involved and to analyze the behavior of the actors before the literacy events in the school universe. To carry out this research, we anchored in the qualitative research, with ethnographic orientation, using as instruments of data collection interviews and questionnaires, which made it possible to know the literacy practices of these actors and which meanings were attributed to them. In addition, we use observation as a technique of data collection. In light of these considerations, we have organized this work into four chapters. In the first chapter, we have taken an approach to writing in society, using as theoretical contributions, mainly, the studies of Olson (1997), Coulmas (2014) and Mandel (2011). In the second chapter, we present a discussion about literacy, pointing out authors such as Street (2014 [1984]), Kleiman (1995), Soares (2012; 2013), Lopes (2006; 2010), Tfouni, Silva (2008), Bazerman (2011, 2015), Bunzen (2010), Buzato (2007) and Campello (2009) among others, with their contributions to understanding the socio-cultural dimension of literacy. Then, in the third chapter, we discuss the methodological course of the research, presenting its subjects, the area searched, the type of research, the instruments of data collection, as well as the analysis procedures. In this research trajectory, we support authors such as Bortoni-Ricardo (2008), Richardson (2014), André (2010), Martins (2010), Silva Júnior (2010) and Oliveira (2014). Finally, in the last chapter we present the analysis of research data about the manifestations, characteristics, description and behaviors of the actors involved in literacy practices through the literacy events occurring in the school context. From the analysis of the data we conclude that the teacher, the student and other actors of the school context must recognize and assume their role as agents of literacy in the school. Acting in this way, these actors will recognize themselves as active participants in the literate universe, thus understanding their importance as a participant in this universe. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramentos pt_BR
dc.subject Eventos e práticas de letramento pt_BR
dc.subject Contexto escolar pt_BR
dc.subject Literacies pt_BR
dc.subject Events and literacy practices pt_BR
dc.subject School contexto pt_BR
dc.title LETRAMENTO NAS PRÁTICAS DE ATORES DO CONTEXTO ESCOLAR pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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