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MEDIDA DO COMPONENTE CONHECIMENTO DA COMPETÊNCIA AVALIAÇÃO DE RISCO PARA LESÃO POR PRESSÃO DE MOURA: qualidade psicométrica por simulação avançada.

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dc.contributor.author LOPES, Vanessa Caminha Aguiar
dc.date.accessioned 2017-05-15T15:57:54Z
dc.date.available 2017-05-15T15:57:54Z
dc.date.issued 2017-05-15
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/537
dc.description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Elaine Cristina Carvalho Moura. Membro Externo: Profª. Drª. Maria Helena Larcher Caliri (USP). 1º Membro Interno: Profª. Drª. Elaine Maria Leite Rangel. 2º Membro Interno: Prof. Dr. Fauston Negreiros (Suplente). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Introdução: A elaboração de instrumentos capazes de medir o exercício dos saberes de competências técnicas funcionais para prevenção e tratamento de lesão por pressão exige análise de propriedades de conteúdo e psicométricas. Objetivos: Testar as propriedades psicométricas do componente conhecimento do instrumento de medida da competência avaliação de risco para lesão por pressão por meio da estratégia de simulação clínica avançada. Metodologia: Estudo metodológico, na perspectiva multicêntrica, desenvolvido em etapas com aplicação do instrumento a grupo único antes de aula-padrão, após o cenário e o debriefing da experiência de simulação, desenvolvido em laboratórios de simulação, com características de estudo quse experimental. Constituíram população do estudo estudantes de graduação em enfermagem cursando as disciplinas administração em enfermagem e estágios obrigatórios de universidades públicas no Paraná, e públicas e privadas no Piauí. A amostragem foi por conveniência e a amostra foi composta por 155 estudantes captados nos meses de agosto e setembro de 2016. Os dados foram coletados por dois instrumentos: instrumento de medida da competência e a Escala do Design da Simulação. Estudo aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa (parecer n.º 1.806.560). Foram aplicadas estatísticas, utilizando-se os softwares IBM® SPSS® e R®, por meio do pacote Mirt. Resultados: A média de idade dos estudantes de enfermagem foi de 26,2 (±6,6) anos. Após o cenário de simulação clínica, o autovalor do componente conhecimento foi 1,41 unidades maior em relação a após o debriefing, com maior fidedignidade (0,94 vs. 0,92). Assim, elegeu-se para apreciação psicométrica as medições do segundo momento da estratégia (após o cenário), sendo mantidos os 14 itens referentes ao construto teórico do instrumento. O componente conhecimento apresentou unidimensionalidade, com discriminações muito altas (média de 2,50 ± 0,38), dificuldade crescente entre os limiares, com satisfatórias magnitudes, e alta fidedignidade (0,945). Na testagem do cenário de simulação, destacaram-se o realismo 17,9 (±3,4), para execução do cenário e o feedback/ reflexão durante a etapa de debriefing da estratégia 17,6 (±2,6) como elementos essenciais para o exercício da competência em estudo. Verificou-se redução de 2% no nível de eficácia entre antes da aula e depois do cenário de simulação e o aumento de 8% nos escores entre depois do cenário e após o debriefing. A normatização gerou escores em maior nível de mensuração. Discussão: Instrumentos de medida desenvolvidos para avaliação de atributos de estudantes apresentam avaliação da dimensionalidade e confiabilidade, porém, não são analisados os parâmetros de discriminação e dificuldade. Ao apresentar-se uma medida com elevada confiabilidade, o grau de combinação do estudante representará para um profissional com mais experiência na área as lacunas que o avaliando apresenta, isto é, até que nível houve combinação de conhecimentos. Conclusões: A comparação das mensurações propiciou a verificação do momento mais adequado para avaliação da capacidade de medida do instrumento em contexto de simulação clínica avançada: após o cenário de simulação. O componente conhecimento mostrou-se unidimensional e apresentou alta discriminação, boa magnitude na dificuldade dos itens e elevada confiabilidade.................ABSTRACT: Introduction: The development of instruments to measure the exercise of knowledge of functional expertise for prevention and treatment of pressure injurys requires analysis of content and psychometric properties. Objectives: To test the psychometric properties of the knowledge component of the competency of risk assessment for pressure injury instrument through the advanced clinical simulation strategy. Methodology: Methodological study, in the multicentric perspective, developed in stages with application of the instrument to a single group before standard class, after the scenario and the debriefing of the simulation experience, developed in simulation laboratories, with quasi-experimental study characteristic. The study population was formed by undergraduate nursing students who attended the nursing administration and internships in hospitals, from public universities in Paraná, and public and private in Piauí. Sampling was for convenience and the sample consisted of 155 students, from August to September 2016. Data were collected by two instruments: the competence measuring instrument and Simulation Design Scale. It was approved by Ethics Committee, protocol n. 1.806.560. Statistics were applied using IBM® SPSS® and R software, using the Mirt package. Results: The mean age of nursing students was 26.2 ± 6.6 years. After the clinical simulation scenario, the eigenvalue of the knowledge component was 1.41 units higher than that after debriefing, with greater reliability (0.94 vs. 0.92). Thus, the measurements of the second moment of the strategy (after the scenario) were chosen for psychometric evaluation, and the 14 items referring to the theoretical construct of the instrument were maintained. The knowledge component presented unidimensionality, with very high discriminations (mean of 2.50 ± 0.38), increasing difficulty between thresholds, with satisfactory magnitudes, and high reliability (0.945). In the simulation scenario, realism 17.9 ± 3.4, for scenario execution, and feedback/reflection 17.6 ± 2.6 during the strategy debriefing stage were essential elements for the exercise of the competence studied. There was a reduction of 2% in the level of efficacy between before and after class and the 8% increase in scores between after the scenario and after debriefing. Standardization generated scores on a higher level of measurement. Discussion: Measuring instruments developed for evaluation of student attributes present dimensionality and reliability, but the parameters of discrimination and difficulty are not analyzed. When a measure with high reliability is presented, the degree of combination of the student will represent for a professional with more experience in the area the gaps that the student presents, that is, to what level there was a combination of knowledge. Conclusions: The comparison of the measurements allowed the verification of the most appropriate moment for the evaluation of the measurement capacity of the instrument in the context of advanced clinical simulation: after the simulation scenario. The knowledge component was unidimensional and presented high discrimination, good magnitude in the difficulty of the items and high reliability. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Avaliação de risco pt_BR
dc.subject Lesão por pressão pt_BR
dc.subject Instrumento de medida pt_BR
dc.subject Psicometria pt_BR
dc.subject Simulação avançada pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Risk assessment pt_BR
dc.subject Pressure injury pt_BR
dc.subject Instrument of Measurement pt_BR
dc.subject Psychometry pt_BR
dc.subject Advanced simulation pt_BR
dc.title MEDIDA DO COMPONENTE CONHECIMENTO DA COMPETÊNCIA AVALIAÇÃO DE RISCO PARA LESÃO POR PRESSÃO DE MOURA: qualidade psicométrica por simulação avançada. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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