Abstract:
RESUMO:
Introdução: A elaboração de instrumentos capazes de medir o exercício dos saberes
de competências técnicas funcionais para prevenção e tratamento de lesão por pressão
exige análise de propriedades de conteúdo e psicométricas. Objetivos: Testar as
propriedades psicométricas do componente conhecimento do instrumento de medida da
competência avaliação de risco para lesão por pressão por meio da estratégia de
simulação clínica avançada. Metodologia: Estudo metodológico, na perspectiva
multicêntrica, desenvolvido em etapas com aplicação do instrumento a grupo único
antes de aula-padrão, após o cenário e o debriefing da experiência de simulação,
desenvolvido em laboratórios de simulação, com características de estudo quse
experimental. Constituíram população do estudo estudantes de graduação em
enfermagem cursando as disciplinas administração em enfermagem e estágios
obrigatórios de universidades públicas no Paraná, e públicas e privadas no Piauí. A
amostragem foi por conveniência e a amostra foi composta por 155 estudantes captados
nos meses de agosto e setembro de 2016. Os dados foram coletados por dois
instrumentos: instrumento de medida da competência e a Escala do Design da
Simulação. Estudo aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa (parecer n.º 1.806.560).
Foram aplicadas estatísticas, utilizando-se os softwares IBM® SPSS® e R®, por meio
do pacote Mirt. Resultados: A média de idade dos estudantes de enfermagem foi de
26,2 (±6,6) anos. Após o cenário de simulação clínica, o autovalor do componente
conhecimento foi 1,41 unidades maior em relação a após o debriefing, com maior
fidedignidade (0,94 vs. 0,92). Assim, elegeu-se para apreciação psicométrica as
medições do segundo momento da estratégia (após o cenário), sendo mantidos os 14
itens referentes ao construto teórico do instrumento. O componente conhecimento
apresentou unidimensionalidade, com discriminações muito altas (média de 2,50 ±
0,38), dificuldade crescente entre os limiares, com satisfatórias magnitudes, e alta
fidedignidade (0,945). Na testagem do cenário de simulação, destacaram-se o realismo
17,9 (±3,4), para execução do cenário e o feedback/ reflexão durante a etapa de
debriefing da estratégia 17,6 (±2,6) como elementos essenciais para o exercício da
competência em estudo. Verificou-se redução de 2% no nível de eficácia entre antes da
aula e depois do cenário de simulação e o aumento de 8% nos escores entre depois do
cenário e após o debriefing. A normatização gerou escores em maior nível de
mensuração. Discussão: Instrumentos de medida desenvolvidos para avaliação de
atributos de estudantes apresentam avaliação da dimensionalidade e confiabilidade,
porém, não são analisados os parâmetros de discriminação e dificuldade. Ao
apresentar-se uma medida com elevada confiabilidade, o grau de combinação do
estudante representará para um profissional com mais experiência na área as lacunas
que o avaliando apresenta, isto é, até que nível houve combinação de conhecimentos.
Conclusões: A comparação das mensurações propiciou a verificação do momento mais
adequado para avaliação da capacidade de medida do instrumento em contexto de
simulação clínica avançada: após o cenário de simulação. O componente conhecimento
mostrou-se unidimensional e apresentou alta discriminação, boa magnitude na
dificuldade dos itens e elevada confiabilidade.................ABSTRACT:
Introduction: The development of instruments to measure the exercise of
knowledge of functional expertise for prevention and treatment of pressure injurys
requires analysis of content and psychometric properties. Objectives: To test the
psychometric properties of the knowledge component of the competency of risk
assessment for pressure injury instrument through the advanced clinical simulation
strategy. Methodology: Methodological study, in the multicentric perspective,
developed in stages with application of the instrument to a single group before
standard class, after the scenario and the debriefing of the simulation experience,
developed in simulation laboratories, with quasi-experimental study characteristic.
The study population was formed by undergraduate nursing students who attended
the nursing administration and internships in hospitals, from public universities in
Paraná, and public and private in Piauí. Sampling was for convenience and the
sample consisted of 155 students, from August to September 2016. Data were
collected by two instruments: the competence measuring instrument and Simulation
Design Scale. It was approved by Ethics Committee, protocol n. 1.806.560. Statistics
were applied using IBM® SPSS® and R software, using the Mirt package. Results:
The mean age of nursing students was 26.2 ± 6.6 years. After the clinical simulation
scenario, the eigenvalue of the knowledge component was 1.41 units higher than
that after debriefing, with greater reliability (0.94 vs. 0.92). Thus, the measurements
of the second moment of the strategy (after the scenario) were chosen for
psychometric evaluation, and the 14 items referring to the theoretical construct of the
instrument were maintained. The knowledge component presented
unidimensionality, with very high discriminations (mean of 2.50 ± 0.38), increasing
difficulty between thresholds, with satisfactory magnitudes, and high reliability
(0.945). In the simulation scenario, realism 17.9 ± 3.4, for scenario execution, and
feedback/reflection 17.6 ± 2.6 during the strategy debriefing stage were essential
elements for the exercise of the competence studied. There was a reduction of 2% in
the level of efficacy between before and after class and the 8% increase in scores
between after the scenario and after debriefing. Standardization generated scores on
a higher level of measurement. Discussion: Measuring instruments developed for
evaluation of student attributes present dimensionality and reliability, but the
parameters of discrimination and difficulty are not analyzed. When a measure with
high reliability is presented, the degree of combination of the student will represent
for a professional with more experience in the area the gaps that the student
presents, that is, to what level there was a combination of knowledge. Conclusions:
The comparison of the measurements allowed the verification of the most
appropriate moment for the evaluation of the measurement capacity of the instrument
in the context of advanced clinical simulation: after the simulation scenario. The
knowledge component was unidimensional and presented high discrimination, good
magnitude in the difficulty of the items and high reliability.